3 vantagens de contratar um estagiário estrangeiro

1.teste

Na hora de contratar um novo estagiário, é preciso estar atento a diversas questões, como os aspectos legais do modelo de trabalho e o perfil do candidato em si. O que poucas empresas sabem é que é possível inovar também nesse tipo de contratação. Contratar intercambistas, por exemplo, pode ser uma ótima opção para a sua empresa.

Para explicar melhor, listamos aqui 3 vantagens de contratar um estagiário estrangeiro. Veja quais são!

1. Capital humano diversificado

O enriquecimento que o convívio entre pessoas de diferentes culturas traz é o que motiva milhares de pessoas a se aventurarem em novos países todos os anos. E tratando-se de uma empresa, quanto mais diverso for o capital humano, mais rico também ele será.

Assim ocorre no Google, um dos empreendimentos de maior sucesso nos últimos anos. Em seu quadro efetivo, existem pessoas do mundo todo. Segundo gerentes e recrutadores, a busca pela diversidade é uma constante na empresa. Em relação a seu impacto nos negócios, é justamente esse fato que faz com que eles consigam agradar a um público tão diversificado.

2. Abertura para uma percepção diferenciada.

Nada melhor do que alguém de fora para enxergar de maneira diferente o que nós, brasileiros, estamos acostumados a fazer sem nos questionarmos. Logo, a presença de um estagiário estrangeiro poderá se transformar em uma oportunidade de rever certos conceitos com que a empresa trabalha, modificar o que se julgar necessário e valorizar aquilo que é feito de maneira automática.

Todos sabem do valor que o feedback tem na rotina de uma empresa, além do seu papel transformador se as pessoas forem capazes de utilizá-lo de maneira consciente e construtiva.

Os Jogos Olímpicos desse ano, que aconteceram na cidade do Rio de Janeiro, são o maior exemplo para nós do quanto o contato com pessoas de países completamente diferentes pode ser rico. A presença de  um estrangeiro mudou o olhar dos brasileiros em relação a sua própria cultura, sendo esse ponto uma das oportunidades únicas que essa troca possibilita.

2. Contratar intercambistas traz aprendizado

Sem dúvida, a presença de um estrangeiro na empresa tira todos de sua zona de conforto. Além de fazer com que a equipe perca o medo desse contato, ela traz um desafio concreto para colaboradores, que é o de justamente aprender outro idioma.

Uma cultura de aprendizado é o que toda organização deve buscar nos dias de hoje, uma vez que vivemos uma era em que o conhecimento ocupa um lugar central e pode levar empresas cada vez mais longe, construindo uma trajetória de sucesso mais duradoura.

É preciso lembrar, no entanto, que existem três maneiras de contratar intercambistas: a Resolução Normativa 111 que estabelece um prazo máximo de 120 dias para o estagiário (sem precisar estar matriculado em universidade brasileira), a Resolução 88 e a de número 94, a qual abrange, também, intercambistas recém-formados.

Gostou desse conteúdo? Aproveite para conferir também nosso artigo sobre por que recrutar candidatos que fizeram voluntariado!