5 líderes admirados pela geração Y

Todo ano, a AIESEC realiza um estudo que procura oferecer para vários jovens a oportunidade de opinar sobre vários temas. Propósitos de vida, objetivos globais e liderança são alguns deles. O Youthspeak Survey é realizado em todo o mundo e em 2015, só no Brasil, foram colhidas 14.000 respostas. No tópico “liderança” foram levantadas as principais características que jovens brasileiros de 16 a 30 apontam como essenciais para definir um bom líder: humildade, altruísmo, carisma, visão, ambição, empatia, determinação e dedicação.

De acordo com esses atributos, veja alguns líderes que apareceram como mais admirados pelos jovens brasileiros de acordo com as características citadas anteriormente:

1- Nelson Mandela

O líder foi um dos mais importantes presidentes da África do Sul. Além de ter sido o primeiro negro a ocupar o cargo, foi muito importante para a história, liderando o movimento contra o Apartheid, regime de segregação racial de 1948 a 1994. Posteriormente negociou a Constituição que colocou fim nessa política.

2- Mahatma Gandhi

O líder pacifista foi a principal personalidade na luta pela independência dos indianos. Cursou direito e  também lutou contra o racismo na África do Sul. Era humilde, pregava o amor aos pobres e o diálogos entre as religiões para instaurar a paz.

3- Malala Yousafzai

A líder paquistanesa é uma jovem militante dos direitos das meninas de ir à escola. Ela fez um blog falando sobre seus obstáculos para estudar e por isso levou três tiros contra sua cabeça quando estava dentro do ônibus. Malala se recuperou, se tornou porta voz da causa e aos 17 anos foi considerada a mais jovem ganhadora do Prêmio Nobel da Paz. 

4- Barack Obama

Obama foi o primeiro negro a ser presidente dos Estados Unidos da América, nação que possui muitos conservadores na política. Muito carismático, se mostrou em sua campanha preocupado com o sistema de saúde, se posicionou a favor do fim da guerra do Iraque e do desarmamento nuclear.

5- Papa Francisco

Francisco é o primeiro papa latino-americano da história. É considerando um líder carismático, humilde, que defende uma igreja com mais compaixão pelos pobres e que busca se aproximar mais da juventude.

Autor(a)

Compartilhe