Como definir metas que não sufocam seus funcionários?

Definir metas ajuda sua empresa a criar o mindset correto para garantir que ela esteja crescendo constantemente. Mas esse é um assunto que nem todos os gestores se sentem à vontade para tratar, uma vez que fazer essa definição pode mostrar as falhas e fraquezas de cada área.

Definir metas tem como principal objetivo guiar os colaboradores dentro do propósito da sua empresa para aquele período e garantir que eles atuem juntos para poder alcançá-las, o que por si só é um grande motivador para muitos. Ter certeza que todos entendem a importância do seu papel e das suas atividades dentro daquela meta permite maximizar a performance dos colaboradores.

As metas batidas também podem ter como consequência uma bonificação individual ou em grupo, o que é mais uma forma de motivar aqueles que precisam de um “empurrãozinho” extra. Mas para serem eficientes, as metas devem ser claras e facilmente compreendidas. Para isso, você pode usar a metodologia SMART.

Saiba mais sobre ela e veja como ter metas que encorajam verdadeiramente seus colaboradores:

A metodologia SMART para definir metas

SMART é um termo em inglês que define que metas devem ser específicas (Specific), mensuráveis (Measurable), atingíveis (Attainable), relevantes (Realistic) e com um tempo definido (Time bound).

Essa metodologia consiste em criar uma checklist para ver se todas as premissas acima estão sendo respeitadas.

Específicas

As metas devem ser específicas e responder a algumas perguntas:

  • Quem? Quem está envolvido e quem participará da meta;
  • O que? O que está sendo tratado e o que deve ser conquistado;
  • Onde? Identificar o local;
  • Por que? Por que essa meta está sendo definida?

Um bom exemplo de uma meta específica é a seguinte: o time de vendas deve aumentar o faturamento da empresa para garantir o seu crescimento e permitir a venda de ações no mercado financeiro.

Nessa meta temos quem (o time de vendas), o que (aumentar o faturamento), onde (da empresa) e o porquê (garantir o crescimento e permitir a venda de ações no mercado financeiro).

Mensuráveis

As metas definidas também devem ser mensuráveis. De quanto estamos falando? Como saberemos se ela foi alcançada?

Se usarmos a meta criada acima podemos ainda complementar: o time de vendas deve aumentar o faturamento da empresa em 30% para garantir o seu crescimento e permitir a venda de ações no mercado financeiro.

Nela temos a certeza de quanto o time de vendas precisa aumentar o faturamento (em 30%) e podemos saber se a meta foi atingida a partir do número estipulado.

Atingíveis

Não adianta colocar uma meta muito acima da realidade, pois isso pode gerar desânimo e desistência. Se a meta não for realista, quem se deparar com ela pode logo pensar que não é possível, e acaba nem tentando. Mas isso não significa que elas não devem ser ousadas.

A melhor forma de definir algo atingível é olhar o histórico e ver o que já foi praticado dentro da sua empresa, no segmento e na região.

Relevantes

As metas devem ser realmente importantes para a empresa coletivamente. Quando as desdobramos para os diferentes níveis e cargos, precisamos que tudo leve ao mesmo lugar e contribua para o atingimento de uma meta ainda maior, respeitando sempre o escopo do trabalho.

Tempo definido

As metas da sua empresa podem, sim, ter prazos diferentes para o atingimento. É até bem interessante que você estipule algumas de curto e outras de longo prazo. As de curto prazo direcionam ações mais imediatas e tomadas de decisão instantâneas. As de longo prazo normalmente estão de acordo com um planejamento estratégico e devem ser resultado de metas menores. Mas todas devem ter o tempo definido.

Na meta que traçamos acima, veja como podemos definir tempo: o time de vendas deve aumentar o faturamento da empresa em 30% até o final de 2017.

Metas definidas, é hora de colocar em prática. O atingimento delas é importante, mas o caminho até lá é o que mais importa. Manter sua equipe motivada e correndo atrás do objetivo garante alta performance e muito mais foco.

Para ter certeza de que isso está sendo feito, é necessário acompanhar, avaliar e dar os feedbacks necessários. Veja aqui como dar e receber feedbacks sem constrangimento.