Endomarketing – Sua empresa tem um Marketing Interno forte?

O Endomarketing ou marketing interno é um termo muito constante na gestão moderna das empresas, pois muitas delas já se atentaram a ele como um grande aliado para manter os funcionários satisfeitos e como medida para vender mais. Parece ótimo, não é mesmo? Mas você sabe como o Endomarketing pode ajudar a sua empresa a ser mais produtiva e competitiva? Preparamos um post para que você comece hoje mesmo a estruturar seus planos de abordagem aos empregados, visando a máxima qualidade do produto-atendimento oferecido aos seus mercados.

O endomarketing é uma das áreas da administração que utiliza técnicas do marketing convencional com o público interno de uma organização. Assim, essa técnica preza pelo relacionamento interpessoal, pela disseminação da cultura empresarial e pelo fluxo de informações. O significado de endomarketing é claro, mas seu conceito é muito amplo. Existem muitas definições práticas a respeito do tema, mas em suma, conhecido como marketing interno das empresas, o endomarketing tem como sua principal função, atrair e reter o cliente interno, com a função de obter resultados positivos para a empresa. Por isso, é muito comum que os setores responsáveis pelo endomarketing nas empresas sejam a integração do setor administrativo (RH) e marketing (comunicação).

Benefícios do Endomarketing

Existe uma serie de benefícios para o uso do endomarketing nas empresas. Dentre eles, podem ser citadas:

  • Aumento da conexão entre a pessoa e a empresa
  • Funcionários mais motivados
  • Retenção de talentos
  • Diminuição de custos trabalhistas
  • Consciência sobre o trabalho realizado
  • Melhoria na comunicação interna
  • Agilidade no fluxo de informações
  • Alinhamento de objetivos da empresa e do colaborador
  • Sintonia entre valores
  • Aumento de vendas

Ao fazer endomarketing, cada empresa poderá constatar outros benefícios e moldar a técnica para atingir melhorias exclusivas.  À medida que novas gerações integram a equipe de trabalho, são integrados também novas características de personalidade, satisfação e reconhecimento que exigem mudanças internas. Então as empresas estão estudando cada vez mais como utilizar o marketing interno para sensibilizar sua equipe e melhorar sua performance.

Como o endomarketing pode ajudar sua empresa

À medida que se desenvolve fluxos de comunicação mais ágeis e transparentes por meio do marketing interno, os funcionários se sentem motivados a participar de ações de endomarketing, tornando-se mais abertos a uma comunicação mercadológica focada na venda de atributos intangíveis — como a melhor empresa para se trabalhar, o melhor produto do mercado e assim por diante. O objetivo é sempre manter os funcionários satisfeitos com o trabalho, produtivos e bem relacionados com seus colegas, contribuindo para a qualidade do clima organizacional e tornando-se exemplos a serem seguidos pelos futuros funcionários.

É importante ressaltar que se a empresa não atua conforme o que comunica, não será bem-sucedida em suas ações de endomarketing, pois suas ações serão conflitantes com a comunicação interna. Portanto, alinhar o marketing interno à cultura da empresa é um passo simplesmente essencial.

Separamos algumas dicas para você usar o Endomarketing a favor da sua empresa para vender mais e obter melhor satisfação interna com funcionários e gestores.

  • Use seu site para fazer Endomarketing: toda vez que publicar um post novo no seu blog, envie um e-mail para toda a empresa. Assim, sua comunicação ficará mais fluída e todos saberão os tópicos que você está usando para sensibilizar seus clientes. Além disso, aua equipe se atualizará com conhecimentos complementares para o dia a dia.
  • Use enquetes para fazer Endomarketing: independente do tempo que um colaborador trabalha na sua empresa, ele pode contribuir com ideias interessantes para melhorar produtos, serviços e até mesmo o ambiente de trabalho. Ao elaborar pequenas enquetes você pode receber ideias espetaculares para melhorar sua empresa.
  • Ferramentas para fazer Endomarketing: O TinyPulse é uma ferramenta online muito simples que te ajuda coletar informações úteis dos seus colaboradores. Você cadastra sua equipe com Nome e E-mail, configura perguntas e respostas e semanalmente a ferramenta dispara uma pesquisa para a equipe e compila resultados online. É muito útil e fácil de usar.
  • Fazer Endomarketing com Ebook para equipe de vendas: sua equipe de vendas precisa estar atualizada com seu time de marketing, por isso, é fundamental que os vendedores da sua empresa tenham em mãos todos os ebooks que você disponibiliza no seu site. Assim, eles podem conversar no mesmo nível que seus clientes, e caso o comprador ainda não tenha lido algum material importante, o vendedor pode entregar aquele conhecimento através do ebook gratuito.
  • Automação de marketing para fazer endomarketing: você pode criar uma sequência de e-mails automáticos para transmitir à toda empresa um novo conhecimento ou uma novidade estratégica da sua gestão. Praticamente todos os funcionários de empresas de prestação de serviços utilizam e-mail corporativo, por isso, você pode aproveitar este canal para enviar informações programadas para sua equipe estar alinhada com suas estratégias de gestão, objetivos alcançados, etc.

Fonte: 5seleto.com.br

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