As 5 soft skills mais procuradas no mercado de trabalho

Sabemos que o mercado de trabalho tem sido cada vez mais exigente, principalmente em razão das mudanças dos últimos anos. Muitas empresas  passaram a procurar colaboradores com base em suas competências comportamentais, sem priorizar apenas capacidades técnicas, que podem ser desenvolvidas facilmente.

Nesse sentido, trouxemos aqui algumas das soft skills mais procuradas no mercado, para que você possa entender como torná-las um diferencial competitivo.

As soft skills, ou habilidades interpessoais, popularizaram-se entre o meio de recrutamento e seleção e estão relacionadas à forma como as pessoas interagem ou se comportam em coletividade, essencialmente no trabalho em equipe. Essas capacidades são fundamentais para o bom desempenho de um time, sendo mais difíceis de mensurar do que as hard skills. Por outro lado, é possível aperfeiçoar essas qualidades e/ou desenvolver outras com o tempo.

Adaptabilidade 

Cada vez mais, as grandes corporações procuram profissionais adaptáveis às mudanças no mercado de trabalho e capazes de se reinventar em qualquer cenário. Novas demandas, novas regras e até novas rotinas precisam ser colocadas em prática a todo momento, e pessoas que conseguem lidar com essas alterações constantes têm uma vantagem.

Ser adaptável é uma habilidade que facilita as relações interpessoais, pois permite trocas de conhecimentos e a percepção de diferentes pontos de vistas.

Criatividade 

Em qualquer tipo de trabalho, é possível encontrar uma série de processos que podem ser melhorados. Para isso, é necessário inovar pensando “fora da caixinha” e olhando para uma nova direção e suas possibilidades. 

A criatividade é uma habilidade que pode ser desenvolvida e aperfeiçoada de diversas formas, seja por meio de metodologias, ferramentas ou buscando inspirações. 

No ambiente corporativo, as pessoas mais criativas tendem a se expressar com maior facilidade e fluidez, são mais adaptáveis a novas realidades e conseguem ter ideias mais originais.        

Comunicação

Uma das habilidades mais requisitadas no mercado de trabalho, é a capacidade de se comunicar de maneira precisa e eficaz, ou seja, passar as informações com clareza, proporcionando um diálogo aberto entre as partes envolvidas, seja oralmente ou por escrito. 

Contudo, uma comunicação assertiva não consiste unicamente em saber se expressar, mas também aprender a ouvir o outro. Ao entender como as pessoas ao seu redor se comunicam, é possível ter uma troca de informações mais fluida, diminuindo os ruídos e garantindo uma boa interpretação das ideias

Sendo uma das competências mais desejadas pelos recrutadores, requer empenhar-se para aprimorá-la, buscando sair de sua zona de conforto e pedindo feedbacks constantes aos colegas. 

Profissionais comunicativos tendem a ter mais convicção e entusiasmo pelas suas ideias, transmitindo confiança aos receptores.

Visão holística

Outra prática demandada no mercado de trabalho é a visão holística, que nada mais é do que enxergar a empresa de maneira macro, analisando suas áreas e processos que formam um conjunto completo. 

Essa soft skill contribui no momento de sugestão de melhorias, para que as tomadas de decisões sejam mais assertivas. Um profissional que possui uma visão panorâmica demonstra que está ambientado à organização e que compreende também a sua missão, visão e valores.

Liderança

Por fim, a habilidade de liderar abrange a gestão de uma equipe, ou seja, enxergar as possibilidades de construção de um time que trabalha em sinergia e impulsiona os resultados para um ambiente mais produtivo. 

Para isso, é preciso que o líder saiba inspirar pessoas, engajando-as e entendendo as suas particularidades. Ser um líder significa transmitir segurança aos seus liderados e ser o modelo de referência em suas ações no dia a dia.

Se você está procurando desenvolver essas e outras habilidades, ser membro da AIESEC pode ser a escolha ideal. Na AIESEC, você pode ter experiências práticas que vão desenvolver sua liderança, a partir de atividades como a entrega de intercâmbios, liderança de times, gerenciamento de eventos, entre outros. 

Membros da AIESEC que desenvolveram soft skills.

Assim, a AIESEC oferece uma experiência de desenvolvimento de liderança personalizada, relevante e mensurável, conectando você a uma rede internacional.

 O programa de membresia da AIESEC está pautado em 4 pilares: 

– Desenvolvimento Pessoal

– Experiência de liderança

– Network global

– Conectar-se com o impacto da AIESEC

Ficou interessado? Para participar você precisa ter entre 18 e 30 anos, além de querer deixar sua marca no mundo. Acesse nossa página para saber mais sobre o processo seletivo! 

Conheça nosso instagram @aiesecnobrasil

Por Matheus Bittencourt

Autor(a)

Compartilhe