Ativista aos 16 anos, será possível?

Definitivamente vocês precisam conhecê-la o mais rápido possível, caso ainda não ouviram falar dela. Por isso que estou fazendo este post! Quero apresentar, Greta Thunberg, ela é uma jovem ativista aos 16 anos, pasmem, que já ganhou o mundo!

Greta Thunberg é da Suécia, nasceu em 2003 e começou sua “carreira” como ativista pelo meio ambiente ano passado. Logo Greta ganhou destaque. Ela deu início ao movimento de protesto antes das eleições em seu país, em agosto de 2018, depois de ondas de calor e incêndios que atingiram a Suécia.

Greta na porta do colégio, fazendo protesto para redução de gás carbônico. (Imagem Google)

Assim, segurando o cartaz como na foto acima, ela iniciou seu movimento de greve nas escolas pelo clima. Pedindo que o governo reduzisse a emissão de gás carbônico. Logo depois das eleições, decidiu fazer o protesto apenas durante as Sextas, por isso levantou a hashtag Fridays for Future ( Sextas pelo futuro), Greta ganhou o mundo.

Então, eu a conheci essa semana através das mídias sociais. Me choquei pelo fato de ser ativista aos 16 anos até ouvir seu discurso, intitulado How dare you (Como você ousa), por favor assitam. Em que fala um pouco sobre a nossa geração e as consequências que vamos deixar para a geração dela. E abaixo deixo vocês com um trecho desse discurso:

Está tudo errado. Eu não deveria estar aqui. Eu deveria estar de volta à escola do outro lado do oceano. No entanto, todos vocês vêm a mim em busca de esperança? Como você ousa! Você roubou meus sonhos e minha infância com suas palavras vazias. E, no entanto, sou um dos sortudos. As pessoas estão sofrendo. Pessoas estão morrendo. Ecossistemas inteiros estão entrando em colapso. Estamos no início de uma extinção em massa. E tudo o que você pode falar é sobre dinheiro e contos de fadas do eterno crescimento econômico. Como você ousa!

Do mesmo modo, ela usou este discurso na segunda-feira (23), na Cúpula do clima em frente a vários líderes mundiais e chefes de Estado. Este evento realizado pela ONU em Nova York que tem como ideal discussões sobre ações para conter o aquecimento global.

Por outro lado, não é a primeira vez que esta jovem ativista aos 16 anos, discursa. Ainda participou de outros eventos internacionais como a COP24 e o Fórum Econômico Mundial. Greta, apesar de nova já está fazendo um tanto pelas causas climáticas e por isso resolvi apresenta-la para vocês.

Enfim, quis trazer para vocês um pouco do que está jovem está buscando fazer pelo mundo. Como já havia falado antes neste post, ela saiu completamente da sua zona de conforto. Afinal, além de tudo, ela ainda sofre da síndrome de Asperg, um espectro do autismo.

(Imagem Google)

Espero que a Greta tenha inspirado vocês, tanto quanto me inspirou a fazer mais pelo nosso planeta. Me conta, o que você tem feito para ajudar o planeta?

Autor(a)

Compartilhe