Saiba o que é e como funciona um intercâmbio de trabalho

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Hoje em dia, o mundo está cada vez mais internacionalizado, com aproximação frequente entre empresas de diversos países. E você tem muito ao ganhar ao investir nessas relações. Um bom exemplo disso é a possibilidade de fazer um intercâmbio de trabalho.

Se você ainda não conhece essa prática, saiba que ela é cada vez mais importante para o desenvolvimento e expansão de diversos negócios. Quer entender melhor do que se trata e como isso pode ajudar seu negócio? Então, acompanhe!

O que é um intercâmbio de trabalho?

Como o nome já deixa a entender, trata-se de um intercâmbio de funcionário, onde um colaborador da sua empresa passa um período no exterior, trabalhando em outro negócio. Pode ser uma empresa da mesma área, de uma área correlata ou até de uma área completamente diferente. O importante é que o indivíduo tenha uma experiência internacional.

O mesmo pode acontecer quando uma empresa internacional envia um profissional para seu negócio. Dessa forma, ele traz para seu ambiente de trabalho suas próprias experiências.

Como funciona um intercâmbio de trabalho?

O processo de intercâmbio entre empresas pode ser um pouco complicado, pois o profissional precisa providenciar vários documentos, como passaporte, contrato de trabalho, etc. Também deve ser levado em questão o tipo de intercâmbio que será feito.

Uma vez resolvida a parte burocrática, você terá que providenciar um local para o funcionário morar durante seu período no país e o dinheiro que ele precisa para se estabelecer. Tenha em mente o orçamento inicial e a renda que ele irá obter depois de chegar lá.

Por que contratar um intercambista?

O processo de intercâmbio, tanto no envio de um profissional quanto na recepção, traz diversos benefícios para o funcionamento da sua empresa. Veja aqui alguns exemplos:

1.     Criação de um ambiente multicultural

Quando você entra em contato com grupos culturalmente diferentes, você amplia um pouco sua visão de mundo, mesmo que de forma inconsciente. Ao trazer uma pessoa de fora do país para sua equipe, ao menos por um tempo, você também estará ampliando a vivência cultural dos seus colaboradores.

2.     Ampliação de competências

Diferentes países valorizam e cultivam diversos conjuntos de habilidades. Isso significa que, através do intercâmbio, você pode trazer alguns desses elementos mais para perto do seu dia a dia, absorvendo aqueles que melhoram o desempenho.

Saiba como a Aiesec pode ajudar

Já deve ser mais fácil entender as vantagens de investir no intercâmbio de trabalho. Mas, como você pode fazer isso? A Aiesec trabalha para ajudar você a encontrar ou enviar intercambistas ao redor do mundo. Veja aqui nossos dois principais programas:

1.     Talento Global

Trata-se de um período de vivência de 3 a 12 meses, em que o intercambista conhece um ambiente de trabalho internacional. É necessário ter inglês fluente e alguma experiência na área específica. O intercambista também recebe uma bolsa-auxílio para se estabelecer no país.

2.     Empreendedor Global

Semelhante ao Talento Global, mas possui duração de 6 a 12 meses e é focado no ambiente dinâmico de uma Startup internacional. Nesse caso, basta ter um inglês intermediário e alguma experiência profissional ou acadêmica.

Com essas informações, você já pode começar a pensar no intercâmbio de trabalho e como aplicá-lo em sua empresa. E se quiser mais ajuda nesse processo, entre em contato com a Aiesec agora mesmo e descubra como fazer parte de nossos programas de intercâmbio profissional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *