Peru: muito além das lhamas!

 Machu Picchu, um dos principais pontos turísticos do país

A compreensão multicultural é essencial para prevenir que conflitos aconteçam. É isso que a AIESEC acredita e é para isso que trabalhamos diariamente. Muito mais do que amar e ter muito orgulho de ser brasileiro, sabemos que fazemos parte de um todo, um mesmo mundo, uma única raça e um sonho de viver em paz nessa totalidade. Para isso acontecer, conhecer novas culturas é essencial. Hoje, vamos conhecer o Peru, que também fica aqui pertinho. 

Grandes civilizações do país

Escultura característica da civilização Wari

O terceiro maior país da América do Sul foi berço de uma das maiores civilizações da história, os incas. Iniciando nas redondezas da atualmente turística Cusco e capital desse império, eles apresentavam grande organização política e desenvolvimento técnico na arquitetura e agricultura. Eles se estabeleceram em Cusco, mas também conquistaram territórios  na Colômbia, Equador, Chile e Argentina. Apesar de terem alcançado, aproximadamente, oito milhões de habitantes e quase trinta idiomas falados em seu momento mais áureo, o domínio entrou em decadência com a chegada dos espanhóis no continente americano. 

Hoje, grande parte da cultura peruana é baseada no legado inca. Porém, o que pouca gente sabe é que, antes dos incas, um outro grande grupo também fez parte da história. Wari, o primeiro império regional, surgiu cerca de 550 anos d.C. e se estabeleceu no altiplano entre Peru e Bolívia. Foram os primeiros responsáveis pela demarcação de estradas pré-hispânicas e também construíram as bases da administração social.

Ceviche: gastronomia peruana conhecida no mundo todo.

Atualmente, o país é um dos principais destinos turísticos do continente, contando com uma gastronomia laureada e premiada internacionalmente. A base dos pratos é, geralmente, caracterizada pela presença de batata, frango, milho e grande diversidade de frutos do mar. O milho inclusive, possui mais de 50 variedades no país! 

Ceviche peruano: um dos pratos típicos mais apreciados no Peru!

O ceviche é um dos carros-chefe do Peru e é baseado em peixe cru marinado em suco de limão, lima ou outro cítrico. Esse prato está levando a cozinha peruana para a casa de muita gente, sendo anfitrião de boa parte dos restaurantes peruanos nas capitais do mundo. 

E sobre suas belezas naturais…

No meio ambiente, o país conta com 84 dos 117 ecossistemas do mundo. Seu território é dividido entre Costa, Serra e Selva. Essas características permitem aos turistas experimentar diversos climas e lindas paisagens. Paraíso dos amantes da aventura, o Peru detém uma ampla gama de atividades para iniciantes, amadores e especialistas em ambientes  naturais: trekking, montanhismo, mountain bike, surf, parapente, asa delta, camping, canoagem e caiaque. 

Atrações no Lago Titicaca

E você, quer conhecer o Peru? Se esbaldar com o cheviche direto da fonte e conhecer as lindas paisagens da costa? Clique aqui para saber mais sobre os intercâmbios da AIESEC!

Autor(a)

Compartilhe