Como manter a Criatividade e a Inovação dentro da minha empresa?

Atualmente, para ser concorrente de algum negócio não existem limites geográficos e o mercado passa por uma grande instabilidade financeira. Neste cenário é bastante importante uma empresa se manter inovadora dentro do seu segmento. Para ter inovação é preciso criatividade e, para que essa habilidade seja desenvolvida, é essencial que os líderes de uma organização influenciem  suas equipes a alimentá-la.

 

Para fins empresariais, temos os conceitos definidos mais ou menos assim:

 

Criatividade: Habilidade de ter ideias diferentes do comum.

Inovação: Solucionar problemas que ainda não foram resolvidos de maneiras criativas.

 

Logo, criatividade e inovação não são a mesma coisa, mas precisam andar juntas para funcionar no seu negócio. Procure ser uma pessoa criativa e, assim, auxiliar que essa característica se torne comum em todo o ambiente corporativo.

 

Como ser uma pessoa criativa

 

Criatividade não é um dom divino dos deuses e por isso é bem possível cultivá-la. Ela é nada mais que a conexão de coisas que já existem no seu cérebro para formar uma ideia nova. Então, qual é o segredo? Essas informações são chamadas de referências. As referências são construídas a partir de todas as vivências que temos, como livros lidos, filmes vistos, exposições visitadas, produtos consumidos, blogs acessados, lugares conhecidos, culturas vivenciadas etc. Quanto mais abertura a novas experiências, melhor para aumentar seu repertório.

 

Incentivar a criatividade e inovação no clima organizacional

 

Para que um funcionário seja criativo é necessário que ele tenha espaço para isso. Assim, a empresa precisa incentivar que seus colaboradores deem ideias e questionem processos para sugerir novas soluções. Um líder autoritário e fechado para o novo pode bloquear o fluxo criativo. Não é permitido achar a ideia do outro tola, para que assim a pessoa possa ter a coragem de tentar mais vezes. Outro ponto interessante é realizar atividades entre equipes de áreas diferentes para haver troca de conhecimento. Treinamentos sobre criatividade e inovação também são bem-vindos.

 

Colocando na prática

 

Ao modo que os funcionários forem se acostumando com o cotidiano de trabalho criativo, melhores ideias podem surgir e serem aproveitadas. Procure escolher algumas para serem testadas. Quem sabe não podem virar soluções concretas e eficazes? É um modo de criar colaboradores participativos e que vão ajudar a empresa a crescer.

 

Autor(a)

Compartilhe