Saiba o que os jovens buscam nas empresas

Os jovens da geração atual estão cada vez mais exigentes na escolha da carreira que pretendem seguir, mas principalmente na empresa em que desejam trabalhar. Esse tem sido o grande desafio que as empresas têm enfrentado para atrair a geração Y, que busca acima de tudo, desenvolvimento profissional, boa imagem no mercado, possibilidade de inovar, desafios constantes e fazer o que se gosta, gerando realização pessoal.

Uma pesquisa realizada pela Cia de Talentos, com 39 mil universitários e recém-formados no Brasil, Argentina e México, mostrou que os jovens buscam nas empresas um bom ambiente de trabalho, desenvolvimento profissional e qualidade de vida. Além disso evidenciou, que 70% deles conhecem os valores das organizações que buscam trabalhar e se identificam com suas culturas, tornando esse, um motivo decisivo na escolha para o mercado de trabalho. A pesquisa apontou também que o salário inicial não é uma das principais preocupações dos jovens, mas sim um projeto a longo prazo acompanhado de aprendizado e experiência na área, e que além do salário, existem outras moedas de troca valorizadas como aprendizagem, desafio e reconhecimento.

Diante de todos os dados apontados pelo levantamento, podemos concluir que o que realmente importa para um jovem que ingressa em sua primeira empresa é a perspectiva que a corporação oferece. Os jovens possuem uma visão crítica em relação ao ambiente de trabalho e pensam diferente do modelo tradicional. Por isso, há a necessidade de as empresas entenderem melhor o perfil desse profissional.  A responsabilidade desse entendimento não é apenas do profissional de RH, mas de toda a liderança da companhia.  Diante desse cenário, empresas e RHs devem estar atentos ao que podem oferecer para os novos profissionais que estão entrando no mercado de trabalho.

Separamos alguns pontos principais que os jovens buscam ao escolher sua empresa dos sonhos.

1.       Relação menos hierarquizada e diálogo aberto

A frase “Manda quem pode, obedece quem tem juízo” não se encaixa no contexto atual e faz cada vez menos sentido para os jovens nos relacionamentos profissionais. Eles valorizam a abertura para colocar as suas opiniões, e poder falar o que pensam.

Um ambiente em que as pessoas têm medo de se expressar com sinceridade porque podem contrariar a opinião dos que estão acima, é mal visto e certamente não é o que os jovens buscam em uma empresa.

2. Trabalho que faça sentido na vida

O jovem profissional sempre busca um sentido naquilo que faz e quer saber como o seu trabalho contribui para a estratégia da empresa. Para alguns, o trabalho faz sentido enquanto estiverem aprendendo algo novo, para outros é mais importante enxergarem o impacto positivo no meio ambiente ou na sociedade.

A falta de sentido no trabalho combinado com a rotina é o que transforma a motivação em frustração. Sendo assim, é fundamental que o gestor conheça muito bem as individualidades de cada membro da equipe, não se limitando apenas ao âmbito profissional, para aproveitar todo o talento que o jovem possui.

3. Reconhecimento no tempo e na medida certa

Em um mundo cada vez mais dinâmico em que se exige mais competências e resultados dos profissionais, é natural que eles também queiram que o reconhecimento venha na mesma proporção e velocidade.

Métodos tradicionais de retenção que funcionaram décadas atrás não necessariamente tem a mesma efetividade nos talentos de hoje. O mundo mudou e os valores também mudaram. Por isso, as empresas precisam se ajustar à nova realidade e encontrar o ponto de equilíbrio que satisfaça os dois lados.

4. Flexibilidade e qualidade de vida

Em uma sociedade em que tudo é corrido e pra ontem, o trabalho pode acabar se tornando a grande prisão do homem moderno que muitas vezes deixa de trabalhar para viver e passa a viver para trabalhar. Os jovens de hoje, procuram um equilíbrio entre sua carreira profissional e sua vida pessoal e esperam poder ser felizes nos dois lados da mesma medida.

Encontrar uma empresa que respeite seu estilo de vida, seus horários e sua individualidade é a grande busca. Poder realizar suas atividades rotineiras como exercícios, momentos de lazer e descontração para se sentir bem consigo mesmo e ainda assim crescer em um mercado profissional competitivo, é o que buscam os jovens de hoje.

Procurando jovens talentos para a sua empresa mas não sabe como atraí-los? Conte com a AIESEC para te ajudar. Nós temos a mão de obra jovem e qualificada ideal para você e seu empreendimento! Entre e contato e saiba mais.

processo seletivo para jovens talentos

Autor(a)

Compartilhe