O que são Hard Skills e como desenvolvê-las

A concorrência no mercado de trabalho tornou-se cada vez mais acirrada e, devido à pandemia do COVID-19 e implementação de medidas de quarentena, muitas empresas fecharam as portas reduzindo ainda mais os empregos. Portanto, os jovens em busca de oportunidades de trabalho precisam buscar diferenças para conquistar recrutadores, como por exemplo fluência em mais de um idioma, execução ou desempenho em determinados projetos de sucesso, proficiência em pacote Office, entre outros. Essas habilidades são conhecidas como hard skills.

O que são as hard skills ?

A palavra “Skills” vem do inglês e significa “habilidades”. Ou seja, hard Skills são habilidades técnicas que podem ser aprendidas por meio de cursos, treinamentos, workshops, entre outros. Os profissionais podem comprovar essas habilidades por meio de diplomas, certificados de qualificação, bem como exames práticos e cursos. Nos processos seletivos, é possível identificá-las também por meio de testes específicos e avaliações de conhecimento. 

Assim, hard skills podem ser entendidas como habilidades técnicas necessárias para trabalhar na área que você deseja, sendo muito importantes para se destacar no mercado de trabalho.

hard-skills

Formas de desenvolver Hard Skills

Graduação / Cursos Profissionalizantes

Um bom curso profissionalizante pode ser a motivação para estar constantemente estudando e buscando o melhor para se atualizar. Ao ver o aprendizado como algo útil e importante para a construção de um futuro de sucesso, eventualmente o jovem tende a querer continuar a fazer outros cursos, seja no nível técnico ou acadêmico.

A importância de um diploma se reflete no aumento das oportunidades profissionais, na possibilidade de obter um salário mais alto, e também se reflete no crescimento pessoal. A obtenção de um diploma de ensino superior pode melhorar o perfil do candidato e garantir que haja uma diferença significativa no mercado de trabalho.

Informe-se constantemente

Depois de obter um diploma ou certificado, não pense que você já sabe tudo sobre o assunto. Em primeiro lugar, será impossível, porque seja qual for o assunto, sempre haverá coisas novas para aprender e, em segundo lugar, o conhecimento será atualizado. Todos os anos há notícias nos mais diversos campos e podem representar grandes mudanças em um determinado tema. O que nos leva ao segundo tópico: Estar atento às novidades

Atente-se às novidades e tendências

É sempre uma boa escolha ser uma pessoa dedicada. Pois manter-se atualizado com as novidades relacionadas aos temas de seu interesse e garantir que você nunca ficará para trás:

Participe de Workshops

O workshop é um evento onde acontece uma reunião de pessoas interessadas em determinado assunto para aperfeiçoar técnicas por meio da explicação de palestrantes e de atividades práticas. Por ser bem prático é excelente para desenvolver habilidades específicas do seu interesse. Workshop tem sua tradução literal para o português como oficina.

Aprenda novos idiomas

Já faz algum tempo que não é novidade que ter domínio de outra língua, principalmente o inglês deixou de ser desejável para se tornar um pré-requisito para muitas vagas de emprego. A importância do inglês no meio profissional é tanta que, mesmo quem já trabalha numa mesma empresa há algum tempo, sente-se pressionado a aprender a língua.

A importância do inglês no mercado de trabalho é ainda maior para quem quer conquistar melhores salários. Conforme uma pesquisa feita pela Catho, um profissional que sabe falar inglês fluentemente pode receber entre 47% e 52% a mais do que um que não saiba, dependendo do seu nível hierárquico

Tenha domínio com planilhas

Um exemplo é o Excel, é uma das ferramentas essenciais para o ingresso no mercado de trabalho. Em um mercado de trabalho cada vez mais exigente, a proficiência em Excel é essencial, pois pode realizar tarefas de forma mais rápida e prática, poupando tempo e trazendo melhores resultados. Além de menos chances de erro.

Normalmente, essas habilidades são necessárias na primeira fase do processo seletivo de uma empresa. É necessário dominar algumas delas, pois são necessárias para realizar determinadas tarefas.

Os profissionais que apresentam essas competências são extremamente valorizados nas empresas, já que é fundamental para as companhias terem em seu quadro de funcionários pessoas com habilidades específicas que apresentem soluções diferenciadas para cada tarefa colocada em seu caminho. 

E então, o que achou das Hard Skills? Ficou com alguma dúvida?

Que tal desenvolver diferentes Hard Skills além de ativar sua liderança? Se inscreva em nosso processo seletivo e seja um membro voluntário da AIESEC!

Por Guilherme Junior

Autor(a)

Compartilhe