Saiba qual dos programas da AIESEC é o ideal para a sua empresa!

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Graças aos avanços nos meios de comunicação, é praticamente impossível pensar em cada país como um mercado isolado. A internet, em especial, ajuda a aproximar profissionais e empresas e profissionais de diversas partes do mundo, que podem trocar conhecimento e experiências únicas. E para aqueles que desejam fazer parte dessa nova tendência, os programas da AIESEC são um ótimo caminho.

Para aqueles que não conhecem, a AIESEC trabalha com programas de intercâmbio de trabalho internacional, em que profissionais e empresas de diferentes países criam experiências únicas para se desenvolverem. Dessa forma, trabalhadores podem ganhar experiência em outros países e empresas podem trazer uma perspectiva completamente diferente para a forma como trabalham.

Atualmente, há dois programas da AIESEC disponíveis, o Empreendedor Global e o Talento Global, cada um voltado para um público distinto e trazendo diferentes perspectivas. Se você quer entender mais sobre cada um e descobrir qual deles é o mais adequado para você, acompanhe!

Por que contar com um intercambista da AIESEC?

Apesar de o mundo estar se tornando cada vez mais global, muitos empreendedores ainda não se sentem confortáveis para contratar um profissional intercambista. Porém, participar de uma experiência assim, seja recebendo ou enviando alguém, é sempre uma grande vantagem. Veja aqui algumas das vantagens de receber um intercambista:

Incluir novas habilidades no repertório do seu time

Naturalmente, um novo profissional também traz consigo seus conhecimentos acumulados e suas formações. Aquilo que cada um desenvolve ao longo dos anos de estudo é sempre um diferencial na hora de elaborar e prestar serviço ao seu cliente. Se a sua equipe sente falta de alguma competência específica, então vale a pena contratar um intercambista para suprir essa demanda.

Trazer novas ideias para o negócio

Sempre que você contrata uma pessoa, ela traz alguma coisa para a empresa, além de sua formação. Alguém que faz parte de uma cultura completamente diferente terá uma perspectiva única em relação à sua área de atuação. Isso é ótimo para oxigenar a empresa e atualizar suas referências.

Considerando que o mercado das startups é altamente dinâmico, com ênfase na descoberta de novos nichos de mercado, o pior erro que um empreendedor pode cometer é deixar seu negócio se estagnar. Incluir novas pessoas na sua organização é uma forma de mantê-la sempre viva e bem nutrida.

Incentivo à inovação

Outra perspectiva em relação aos programas da AIESEC é que, com uma perspectiva externa em relação aos seus processos, você também terá mais oportunidades de inovar em seus processos.

Mesmo os melhores profissionais tendem a ficar presos às suas formas já constatadas de solucionar problemas, dificultando a busca por novos métodos. Inserir alguém que ainda não está tão familiarizado com sua forma de trabalhar é ótimo para questionar a eficácia dos processos já instituídos e criar uma vantagem competitiva.

Criação de contatos

Por fim, mas não menos importante, o fato de que o intercâmbio ser um programa temporário não significa que você não terá oportunidades de construir uma relação duradoura. Um profissional estrangeiro, depois que volta ao seu país, ainda é um ponto de contato com esse mercado internacional.

Se você fez um bom trabalho de integração, esse ex-colaborador pode atuar como seu parceiro em seu país de origem, facilitando o contato com empresas locais e expandindo suas opções para atuar no mercado internacional.

Empreendedor Global

Como já mencionamos, existem dois programas da AIESEC que incentivam a presença de profissionais intercambistas na empresa. A seguir, vamos falar do empreendedor global, um de nossos carros-chefes.

Como funciona o Empreendedor Global AIESEC?

Por meio do nosso site, um profissional ou uma empresa podem se cadastrar para fazer parte do programa, enviando informações como nome, idade, área de atuação, entre outras coisas. A AIESEC vai colocar o profissional brasileiro em contato com uma startup do país onde ele deseja trabalhar, realizando o processo de preparação para o intercâmbio.

O período completo dura de 6 a 12 meses e o profissional precisa ter inglês fluente e experiência na área em que deseja atuar. Para empresas brasileiras, intercambistas de outros países são colocados em contato com você, podendo também recebê-los por 6 a 12 meses em seu negócio.

Quais são as áreas de atuação dos Empreendedores Globais?

O programa Empreendedor Global da AIESEC atua com profissionais das áreas de:

  • administração;
  • desenvolvimento de Negócios;
  • design;
  • marketing;
  • tecnologia da Informação.

Talento Global

Em muitos casos, tudo que um jovem precisa é uma oportunidade. Para isso serve o programa Talento Global da AIESEC. Veja mais detalhes aqui.

Como funciona o Talento Global AIESEC?

É similar ao Empreendedor Global, mas ele é voltado para estudantes em busca de estágios internacionais. As funções de um estagiário estrangeiro diferem um pouco do profissional pleno, mas a ideia é que ele pratique ao máximo suas habilidades e retorne ao seu país com mais experiência.

Assim como o primeiro programa, ele também permite que os estudantes se candidatem a um intercâmbio e que empresas abram espaço para intercambistas. A diferença é que o período varia de 4 a 12 meses e as funções devem ser condizentes com o cargo de estagiário.

Quais são as áreas de atuação dos Talentos Globais?

Algumas das principais áreas de atuação envolvidas nesse programa são:

  • professor(a) de idiomas/línguas;
  • tecnologia da informação;
  • finanças;
  • gestão;
  • recursos humanos;
  • marketing.

Qual dos dois é o mais indicado para a minha empresa?

A resposta é: depende. Ambos os programas da AIESEC trazem benefícios para seu negócio, mas você ainda deve escolher com atenção qual deles é mais adequado.

Se o que você busca é um profissional que agregue bastante para sua empresa ou uma experiência mais sólida, o Empreendedor Global é o mais eficaz. Se, por outro lado, você precisa suprir funções menores e quer descobrir novos talentos, então o Talento Global será o mais adequado.

Depois de aprender mais sobre os programas da AIESEC, você já pode avaliar qual deles melhor se encaixa no que você busca. Lembre-se: em um mundo cada vez mais global, sua startup jamais deve ser uma ilha.

Já decidiu qual dos dois você está procurando? Então entre em contato com a AIESEC e faça seu cadastro agora mesmo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *