Saiba como organizar eventos para públicos multiculturais

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Com a globalização, a mobilidade de profissionais ao redor do mundo aumentou consideravelmente. Isso significa que existem chances maiores de que você conte com colaboradores com diversidades étnicas dentro da sua empresa.

Isso é ótimo para a organização, uma vez que melhora o clima de ambientes organizacionais, amplia o potencial de inovação do negócio e ainda abre portas para a internacionalização. Porém, traz questões relacionadas ao respeito à diversidade que deve ser levado em conta a todo momento, inclusive na hora de organizar eventos.

Quer saber como organizar eventos para públicos multiculturais na sua empresa? Leia e descubra agora mesmo!

Reconheça e respeite as diferenças culturais na sua equipe

O primeiro passo para organizar eventos para públicos multiculturais é conversar com a equipe e entender quais são as particularidades de cada colaborador. A diversidade pode ser étnica, religiosa ou cultura. Dessa forma, é importante que você entenda quais são as presentes na sua empresa para entender a melhor forma de lidar com cada uma delas.

Seja aberto e respeitoso durante essa conversa. Lembre-se de que o julgamento não faz parte do respeito à diversidade e busque entender qual a melhor forma de levar a diversidade em consideração na hora de planejar o evento.

Faça benchmarking

O benchmarking é uma ferramenta muito eficiente para melhorar qualquer processo dentro da sua empresa. Entre eles, os seus eventos.

Portanto, entre em contato com outras empresas para entender quais são as práticas que tiveram bons resultados nessas organizações. Lembre-se que cada negócio possui determinadas particularidades e troque ideias para obter as melhores soluções, segundo a realidade da sua empresa.

Organize eventos diurnos

Algumas culturas e religiões possuem restrições relacionadas a eventos noturnos. Portanto, com o objetivo de respeitar a diferença e possibilitar a inclusão do público nesses eventos, escolha o dia como o melhor horário para organizar o seu evento. Se existir a possibilidade de realizar durante o horário de trabalho, melhor ainda!

Coloque diversidade e inclusão em prática

A diversidade e inclusão são conceitos que precisam sair do papel e começar a fazer parte do dia a dia da sua empresa. Portanto, de acordo com as particularidades de cada um dos colaboradores da sua equipe, busque por estratégias para incluir todos, sem nenhuma exceção, no evento. Lembre-se de que cada colaborador deve ter a oportunidade de participar ativamente das atividades, respeitando a diversidade do profissional.

Peça feedback ao final do evento

O feedback é uma das melhores ferramentas para gerar melhoria contínua na sua empresa. Portanto, ao final do evento, colete feedback com todos os colaboradores. Questione sobre os pontos positivos e negativos do evento, questões relacionadas à diversidade e elementos que podem ser melhorados. Com isso, você garante que o próximo evento será sempre melhor do que o anterior!

Incluir a diversidade dentro da sua empresa é essencial para que você seja coerente com a realidade da sociedade atual. Porém, essa inclusão precisa ir além da teoria e estar presente em todas as atividades do dia a dia da organização, inclusive nos seus eventos. Com essas dicas, você está pronto para realizar eventos para públicos multiculturais de sucesso!

Quer saber mais sobre o assunto? Então aproveite para baixar nosso e-book e entenda a importância e como incluir a diversidade na sua empresa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *