Você já sabe que os programas da AIESEC ajudam diversas empresas a crescer, se desenvolver e, até mesmo, a internacionalizar o negócio. Mas, entende como isso acontece na prática? Se não, está na hora de descobrir!
A nossa atuação fez a diferença para dezenas de startups do Rio Grande do Sul. Tudo isso por causa de uma parceria entre a AIESEC e a Associação Gaúcha de Startups, que trouxe vários intercambistas que se desenvolveram e geraram valor para as empresas na qual eles se inseriram.
Quer saber mais sobre esse case de sucesso e se inspirar? Então, continue a leitura e descubra tudo sobre essa parceria!
Quem é a Associação Gaúcha de Startups?
A Associação Gaúcha de Startups (AGS) é uma instituição que tem como foco principal auxiliar os empreendedores do ramo digital. A AGS acredita que o Rio Grande do Sul precisa da inovação para se tornar um estado mais forte.
Dessa forma, a Associação vem como uma instituição aberta e sem fins lucrativos que oferece descontos, créditos e mentorias para as startups associadas. De acordo com o manifesto publicado no site, a missão é “fortalecer, conectar e representar as startups, fazendo com que elas se desenvolvam cada vez mais e formem um ecossistema mais colaborativo e inovador”.
Como a AGS chegou até a AIESEC?
A AGS tinha o objetivo de criar um programa de alto impacto, capaz de acelerar as startups associadas e gerar engajamento com a cidade de Porto Alegre, local de atuação da Associação.
Um dos fundadores da AGS é alumni da AIESEC e, por conhecer o trabalho da organização, entrou em contato com seu networking para fechar a colaboração. A AGS viu em nossa parceria uma possibilidade de grande visibilidade e experiência de diversidade para Porto Alegre e região.
Como foi o projeto e quais foram os desafios?
O projeto desenvolvido pela AIESEC e AGS consistiu em trazer mais de 150 talentos internacionais, vindos de diversos países do mundo como Holanda, México, Peru, Itália, Vietnã, Argentina, Colômbia, Reino Unido, Canadá e Alemanha, para atuarem nas startups associadas.
O principal desafio enfrentado foi a acomodação dos intercambistas que chegaram à Porto Alegre. Além disso, o acompanhamento final e validação das atividades realizadas pelos voluntários foi desigual entre as startups, sendo que o suporte fornecido ficou desnivelado entre as empresas. Apesar disso, os resultados positivos superaram as expectativas!
Quais foram os resultados alcançados?
Apesar dos desafios enfrentados pela equipe, o projeto foi um grande sucesso: a maior realização já efetuada em um escritório local na AIESEC, em comparação com todo o continente americano.
Quanto aos benefícios, todas as organizações envolvidas — A AIESEC, AGS e as startups — foram capazes de melhorar o posicionamento e a visibilidade das marcas por meio do projeto. Ele ainda proporcionou um diferencial para a AGS, agregando ainda mais valor para a comunidade e as Startups associadas, que se tornaram mais engajadas.
Como você pode perceber, a parceria entre a AIESEC e a AGS proporcionou o crescimento de dezenas de startups do Rio Grande do Sul, que tiveram a oportunidade de receber intercambistas vindos de diversos países do mundo para aprender e contribuir com o desenvolvimentos das empresas. Os resultados superaram as expectativas e, no final, todos saíram ganhando desse projeto!
E você, o que está esperando para fechar uma parceria agora mesmo com a AIESEC? Entre em contato conosco e descubra as nossas soluções!