Conheça 5 vantagens de contratar um intercambista

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Buscar colaboradores estrangeiros é essencial para o sucesso de um negócio, principalmente daquele que está com plano de internacionalização. Isso porque talentos internacionais fornecem uma visão mais global do mercado. No entanto, essa é apenas uma das vantagens de contratar um intercambista.

Contar com apoio de funcionários de outros países é uma forma de melhorar a performance da empresa como um todo. Afinal de contas, eles contribuem para a formação de um ambiente multicultural e propício para a inovação.

Quer entender melhor o que o seu negócio pode ganhar ao recrutar um colaborador internacional? A seguir, você vai conhecer os 5 principais benefícios de contratar um estrangeiro. Confira!

1. Promove trocas culturais

A sua equipe aprende com os costumes do intercambista e o colaborador estrangeiro também aprende com os hábitos dos brasileiros. É uma troca que enriquece a cultura organizacional. Inclusive, essa interação forma profissionais mais respeitos e despidos de qualquer preconceito.

Portanto, a diversificação pode ser considerada uma vantagem competitiva. Investir nisso é uma forma de conquistar novos conhecimentos a ampliar a visão de negócios.

2. Aumenta a motivação da equipe

Uma das vantagens de contratar um intercambista é que, geralmente, ele chega na empresa com muita vontade de fazer a diferença. Essa atitude contagia outros colaboradores, incentiva uma competição saudável e aumenta o engajamento da equipe inteira.

Com o crescimento da motivação interna, os colaboradores se comprometerão mais com as metas e objetivos da empresa. O resultado disso é uma equipe de alta performance que contribui, efetivamente, para o sucesso do negócio.

3. Favorece a criatividade

Nem todo mundo tem o mesmo ponto de vista. Em um ambiente onde existem pessoas de diversos países, os contrastes na forma de pensar são ainda maiores. Contudo, isso não é uma coisa ruim. Novos olhares e perspectivas ajudam a aflorar a criatividade.

O convívio com intercambistas faz com que os demais colaboradores olhem para as coisas de forma diferente. Com isso, eles começam a “pensar fora da caixa”, produzindo novas ideias.

4. Fomenta a inovação

Dentro de uma organização, a criatividade e a inovação precisam andar juntas. Afinal de contas, inovar significa pegar uma nova ideia e colocá-la em prática. A presença de um intercambista ajuda nisso.

Uma equipe multicultural consegue analisar melhor a viabilidade de um projeto, pois enxerga o mesmo problema de diversos ângulos. Assim, é possível minimizar as chances de erros e desenvolver soluções que, de fato, vão levar a resultados positivos para o negócio.

5. Permite a efetivação do profissional

Um intercambista atua de forma temporária na empresa. No entanto, não faz sentido treinar o profissional, torná-lo especialista no seu ramo de negócios para, depois, perdê-lo.

Contratar um estagiário estrangeiro é o primeiro passo para ter talentos internacionais de forma permanente na sua empresa. Assim, você consegue aproveitar os benefícios da multiculturalidade a longo prazo e não apenas durante um projeto.

São diversas as vantagens de contratar um intercambista. Contar com o apoio de um funcionário estrangeiro enriquece a cultura de uma empresa e ajuda a melhorar a performance da equipe. Além disso, esse é o melhor caminho para expandir a atuação da sua empresa para outros países.

Gostou da ideia? Está pensando em recrutar talentos internacionais para a sua empresa? Então, leia o artigo “como contratar um intercambista e internacionalizar a sua marca” e entenda como colocar isso em prática.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *