Workforce Management: 4 benefícios de aplicá-lo em startups

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

O workforce management — traduzido literalmente como gestão da força de trabalho — é uma forma de gerenciar a equipe que se apoia na análise de dados e de diversos cenários possíveis para a tomada de decisão sobre escala de trabalho do time, indicadores de desempenho, ambiente de trabalho e manutenção da segurança, por exemplo. A base dessa metodologia são as metas da empresa, do negócio como um todo. Elas são desdobradas nas metas específicas para determinado time e, a partir disso, devem ser implementadas estratégias e planos de ação para garantir que elas sejam atingidas.

Com isso, o workforce management traz uma série de benefícios, tanto para empresas tradicionais quanto para as startups. E você, já pensou em aplicar essa metodologia no seu negócio? Sabe quais benefícios ela pode trazer para os resultados da sua startup?

Se não, está na hora de descobrir! Entenda agora os 4 benefícios de aplicar o workforce management em statups!

1. Redução de custos

Um dos princípios do workforce management é a redução dos custos. Ela vem de duas maneiras principais.

Em primeiro lugar, essa metodologia permite que você identifique quais são os processos não centrais dentro de determinada área e terceirize-os, abrindo portas para que o time foque apenas nas atividades estratégicas, reduzindo os custos operacionais. Além disso, há uma melhor distribuição de tarefas e recursos entre os membros do time, potencializando o trabalho e diminuindo a necessidades de investimento, o que também reduz o valor total de gastos do negócio.

2. Aumento da produtividade

Quando você aplica a workforce management, é capaz de identificar a melhor forma de distribuir atividades entre os membros do time, focando no que cada um tem de melhor. Com isso, além de mais motivados, os colaboradores também ficam mais produtivos, uma vez que realizam exatamente aquelas atividades nas quais possuem maior desempenho.

3. Planejamento eficiente

Utilizar o workforce management permite que você distribua as atividades e a escala de trabalho de forma mais eficiente. Isso porque você toma decisões baseadas em dados e análise estatísticas, de forma a garantir que o planejamento esteja mais perto da realidade.

4. Previsão das necessidades da startup

O workforce management utiliza dados concretos e análises para realizar um diagnóstico atual da organização e traçar tendências para o futuro. Isso significa que, por meio dessas metodologia, você é capaz de mapear competências que serão necessárias por parte dos seus colaboradores a curto, médio e longo prazo. Dessa forma, fica mais fácil antecipar as necessidades da startup e, a partir disso, investir em planos de ação que já preparem a equipe para o que será necessário no futuro.

Como você pode perceber, a workforce management é uma metodologia capaz de trazer uma série de benefícios para a sua startup. Ao utilizá-la, você potencializará os resultados do seu time e, com isso, aumentará as taxas de sucesso dos seus projetos e, consequentemente, do negócio como um todo.

Quer saber como alcançar a eficiência em projetos de curto prazo? Então aproveite para baixar nosso e-book agora mesmo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *