Perguntas Frequentes | AIESEC no Brasil

Aqui no nosso F.A.Q. estão as perguntas mais frequentes sobre os intercâmbios da AIESEC. Tem uma dúvida mas ela não está aqui? Não tem problema! É só entrar em contato com a gente!

Somos a maior organização liderada por jovens de todo o mundo, presente em +110 países e territórios. Acreditamos que por meio de experiências práticas e ambientes desafiadores podemos desenvolver habilidades de liderança nos jovens, além de contribuir para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Nosso propósito é atingir a paz e o preenchimento das potencialidades humanas, com a juventude sendo chave na construção de um futuro melhor. Com a AIESEC, você expandirá suas oportunidades enquanto desenvolve suas habilidades internacionalmente, em uma nova cultura.

O programa de membros da AIESEC é uma educação informal para jovens, que se concentra no desenvolvimento de liderança. Ao contrário de outros cursos de treinamento, clubes universitários ou organizações juvenis, nosso produto desenvolve os jovens ao oferecer uma experiência de desenvolvimento de liderança personalizada, relevante e mensurável, conectando-os a uma rede global de organizações juvenis e parceiras.

Para se inscrever para os nossos programas de intercâmbio basta acessar o nosso site (aiesec.org.br) e cadastrar-se para receber mais informações em relação ao programa que mais te agrada. Depois do cadastro, você receberá um e-mail ou mensagem direta de um dos nossos membros voluntários que irão te auxiliar durante o processo de seleção e tirar todas as suas dúvidas.

Os pré-requisitos variam de acordo com o programa e a vaga escolhida. No geral, o principal requisito é ter entre 18 e 30 anos de idade. Mas, para os nossos programas profissionais, também é necessário ter Inglês Avançado e Experiência na Área.

Sim. Apesar da AIESEC ser uma organização sem fins lucrativos, nossos intercâmbios possuem uma taxa que é utilizada para a manutenção da organização e seus escritórios. Além disso, o intercambista também precisa desembolsar os valores das passagens aéreas e seguro-saúde.

Depende da vaga e duração do seu intercâmbio. Algumas vagas oferecem uma bolsa-auxílio para cobrir os custos básicos ou acomodação durante o período de intercâmbio. Intercâmbios de curta duração podem não oferecer a bolsa auxílio. Para saber se a vaga que você está interessado oferece uma bolsa auxílio, por favor, consulte o membro voluntário responsável por fazer sua consultoria.

Para ser um membro voluntário, você precisa passar pelo Processo Seletivo local. Cada Escritório Local faz um processo de seleção por semestre, geralmente, em Janeiro/Fevereiro e Junho/Junho (datas podem variar de acordo com o escritório). Mas, também podem abrir vagas específicas ao longo do ano, de acordo com a demanda. Para inscrever-se acesse aiesec.org.br/membresia, caso o escritório esteja com vagas abertas, um membro voluntário entrará em contato com você para mais informações e próximos passos no processo seletivo.

Pelo programa Lar Global da AIESEC você pode viver uma experiência de aprendizado multicultural ao se voluntariar para receber um intercambista por 6 a 12 semanas. Para participar, você precisa se inscrever no aiesec.org.br/lar-global. Depois disso, um representante local entrará em contato com você para explicar mais sobre o programa. Se estiver tudo certo com os requisitos, você poderá escolher o intercambista que deseja hospedar com base na compatibilidade e datas em comum. E aí, é só esperar a pessoa chegar e viver essa experiência incrível na sua casa!

A AIESEC foi criada após a Segunda Guerra Mundial com o propósito de desenvolver líderes através de experiências práticas de liderança para que possamos construir um futuro melhor começando com o jovem. É por isso que a faixa etária dos nossos membros e intercâmbios fica dentro dos 18 e 30 anos, de acordo com a faixa etária considerada como jovem internacionalmente.

Depende do programa. Para os programas Talento e Professor Global, existem opções de curta (6 – 12 semanas), média (13 – 26  semanas) e longa duração (27 – 78  semanas). Já para o programa Voluntário Global, a duração varia entre 6 a 8 semanas.

Hoje temos 38 escritórios locais espalhados pelo Brasil. Confira nossos escritórios por região: Norte – Belém, Palmas e Manaus; Centro-Oeste – Brasília; Nordeste – Aracaju, Teresina, Salvador, Fortaleza, João Pessoa, Maceió,Natal e Recife; Sudeste – Belo Horizonte, São Carlos, USP, Vitória, ABC, Bauru, Mackenzie, Uberlândia, ESPM, Limeira, Rio de Janeiro, Sorocaba, Volta Redonda, Franca, FGV, Itajubá, Santos e Viçosa; Sul – Santa Maria, Blumenau, Curitiba, Maringá, Porto Alegre, Chapecó, Florianópolis e Pelotas.