4 dicas incríveis para promover felicidade no trabalho

A felicidade no trabalho contribui para arquitetar equipes mais produtivas e comprometidas com os valores internos, um grande benefício para a empresa em geral. Isso influencia diretamente no crescimento e maturidade do empreendimento.

Não é à toa que as organizações investem cada vez mais no assunto, de grandes multinacionais até pequenas startups. Hoje é possível falar em horários mais flexíveis, presença livre de cães e gatos nos escritórios, programas de ginástica laboral e assim por diante.

Quer saber como promover a felicidade no ambiente da sua empresa, tornando seus funcionários mais apaixonados e fiéis à sua marca empregadora? Continue lendo o conteúdo que criamos especialmente para você. Boa leitura!

1. Elimine as barreiras de hierarquia

A ideia de controlar demais os funcionários está defasada, afinal, teve origem há mais de 100 anos, com Henri Ford. Hoje, os talentos buscam um ambiente menos hierárquico; a frase “manda quem pode, obedece quem tem juízo” não funciona mais.

Quando as barreiras de hierarquia são eliminadas, os colaboradores sentem-se mais próximos do negócio, capazes de promover melhorias e atuar como intraempreendedores — imaginando, desenvolvendo e implementando grandes mudanças no local de trabalho.

Uma ótima dica para quebrar as barreiras de hierarquia é investir em espaços abertos para o trabalho, gerando uma maior integração entre líderes e liderados. O chamado open space já é bastante usado em startups, e pode ser usado em sua companhia.

2. Invista no diálogo interno

Uma boa comunicação pode fazer toda a diferença dentro da empresa, eliminando o número de conflitos e problemas que existem. Entretanto, atualmente ainda há muitos gestores que não se importam com o assunto, deixando-o em segundo plano.

Para aprimorar a comunicação interna, além de engajar a liderança nesse sentido, é importante que se estabeleçam novos canais de comunicação. Os mais comuns são: intranet, mural de recados, redes sociais corporativas e aplicativos mobile.

3. Crie uma cultura forte e consistente

A cultura de uma empresa é o conjunto dos hábitos, crenças e valores que são compartilhados internamente. Quando a cultura é consistente, todos os funcionários conseguem entender com mais clareza o que devem fazer.

É importante definir que tipo de cultura desenvolver. Algumas empresas desenvolvem-na com foco nos clientes finais, outras nos próprios funcionários. A Ambev, maior distribuidora de bebidas do mundo, desenvolveu sua cultura com foco na produtividade.

Perceba que são muitas as opções, então gaste um tempo definindo a que mais se adéqua ao seu empreendimento, depois, você precisa implementá-la. Mas isso demanda muito tempo e esforço, então seja paciente e focado no resultado que deseja alcançar.

4. Estimule hábitos saudáveis

Bons hábitos contribuem diretamente para otimizar a felicidade no trabalho, então estimule-os internamente. Existem diversas possibilidades, como promover atividades físicas, uma alimentação saudável ou mesmo treinamentos sobre finanças pessoais.

Com isso os colaboradores se tornarão menos estressados, o número de conflitos interpessoais diminuirá e o clima organizacional ficará melhor. É como uma cadeia: uma pequena mudança promove grandes melhorias no futuro.

Veja como são dicas simples, mas que podem fazer toda a diferença. Ao aplicá-las, sua empresa terá funcionários mais felizes, comprometidos e produtivos.

Agora que está por dentro do assunto e sabe como promover a felicidade no trabalho, aproveite para compartilhar suas dúvidas ou experiências sobre o assunto. Deixe seu comentário em nosso post!

Autor(a)

Compartilhe