10 características de um líder para identificar na sua equipe

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Todos sabem como é desafiador encontrar candidatos para as vagas mais estratégicas da equipe. Afinal, uma escolha errada pode acarretar em muitos problemas futuros e, inclusive, impactar no crescimento da empresa ou gerar descontentamento das equipes internas. Por isso, é importante conhecer as principais qualidades de um líder de equipe para fazer boas escolhas!

Nesse contexto, torna-se necessário criar mais engajamento e identidade de equipe por meio da busca de liderança em potencial no seu quadro de colaboradores. Portanto, confira agora as 10 principais características de um líder e saiba como avaliá-las da maneira correta. E fique alerta, pois a tão buscada liderança pode estar sentada na sala ao lado! Vamos lá?

1. Ter honestidade e integridade

Os grandes líderes demonstram integridade em todos os momentos, seja dando crédito pelas realizações, colocando a qualidade e a segurança em primeiro lugar, seja reconhecendo os erros. Afinal, eles fazem sempre o que é certo, mesmo que essa decisão não seja a melhor para o projeto atual.

Quando as pessoas percebem que o líder não tem integridade, isso pode ser praticamente impossível de se recuperar. Por isso, o líder deve ser coerente com suas falas e suas ações, se tornando exemplo para os colaboradores.

Além disso, a honestidade é essencial para manter diálogos claros e despeitosos com os funcionários. Não há como esperar que os seguidores sejam honestos e íntegros quando o próprio líder não tem essas qualidades, concorda?

2. Ser criativo

Inovação e criatividade são as habilidades mais essenciais que um líder precisa buscar nos dias atuais. A liderança criativa é um grande fator de mudança. Não estamos falando sobre ter ideias incríveis, estamos falando aqui sobre pensar em como colocar as ideias em prática, sem medo de arriscar.

Ter esse mindset inovador é, sem dúvida alguma, apostar na mudança e adiantar o futuro, quando muitos nem acreditam que é possível mudar. A equipe acaba sendo um reflexo dos líderes. Então, é fundamental que a prática da liderança criativa faça parte dos hábitos desse profissional.

3. Gostar de trabalhar em equipe

Ter boa comunicação e saber interagir com a própria equipe — e outras, quando necessário — são características essenciais de um líder.

Essa posição exige que as demandas sejam passadas de forma clara e sem ruídos, que as cobranças sejam feitas sempre de maneira respeitosa e que as conquistas sejam reconhecidas, independente de seu tamanho. Portanto, a habilidade para trabalhar com outras pessoas é um dos principais requisitos de um futuro líder.

4. Ter uma visão ampliada do negócio

Um bom colaborador deve saber desempenhar suas funções com qualidade, agilidade e com o menor número de refações possível. Enquanto desempenha sua função com essas qualidades, um perfil de liderança consegue olhar para além da própria atividade e enxergar de modo mais global as necessidades e os desafios de seus liderados e de sua empresa.

Se identificar um colaborador que se preocupe com a desenvoltura dos que estão ao seu redor e da companhia como um todo, fique atento: ele é um forte candidato a ocupar um cargo mais complexo.

5. Saber empoderar sua equipe

Um ótimo líder acredita na sua capacidade de treinar e de desenvolver os colaboradores. Por isso, ele tem a disposição de capacitar as pessoas que lidera para agir com total autonomia. Ele faz isso por confiar que os funcionários de sua equipe estão totalmente preparados e capacitados para enfrentar os novos desafios.

Tal postura do líder acaba empoderando os funcionários. Tanto é que organizações que contam com esse tipo de liderança geralmente mantém a taxa de motivação extremamente alta e, como consequência, um excelente rendimento. Quando a liderança é bem trabalhada, os funcionários crescem e acabam se tornando mais proativos em suas atividades.

Enfim, um bom líder é aquele que é capaz de delegar e de garantir autonomia ao seu time. Ele assegura que o grupo tenha a confiança necessária para gerenciar suas tarefas e tomar decisões de forma independente.

6. Aprender com agilidade

Outra característica de um líder é a disposição para aprender e ensinar. A candidatura a um cargo de liderança exige do colaborador novas habilidades e um engajamento renovado. Para isso, é importante que você identifique nele rapidez em aprender e assimilar novas funções sem problemas.

Lembrando que não devem restar dúvidas quanto às mudanças de posição, função e descrição de cargo para não afetar o entrosamento da equipe!

7. Ser comprometido

Comprometimento é indispensável a qualquer líder, afinal, um líder comprometido se mune das informações corretos para compreender a realidade como ela é e não como gostaria que fosse. Dessa forma, ele se torna capaz de conduzir um plano de ação viável e consistente.

Líderes comprometidos são éticos e íntegros e, portanto, confiáveis. O seu comprometimento é propagado para todo o seu time e repercutido por toda a empresa.

8. Ser questionador e curioso

Para uma empresa crescer de modo saudável, é importante ter em seu quadro de profissionais pessoas questionadoras. Esse perfil é conhecido por incorporar novas ideias sem travas. Eles também possuem o tino para descobrir e aprender novos jeitos de se fazer a mesma tarefa com mais qualidade, mais eficiência e menos desperdício de tempo e dinheiro.

Promover alguém com essas qualidades instigará os demais integrantes da equipe a questionar com menos hesitação e a demonstrar disposição para tentar coisas novas.

9. Saber se comunicar bem

Os líderes devem instruir, motivar e disciplinas as pessoas de quem são responsáveis. Eles não podem fazer nada disso se não forem bons comunicadores. E não só isso, a comunicação ruim pode levar a péssimos resultados.

Líderes que não conseguem desenvolver essas habilidades são geralmente percebidos como mesquinhos e fracos. Também é fundamental ressaltar que ouvir é parte integrante da comunicação.

10. Ter empatia e compreender diferentes culturas

É um fato que as pessoas são diferentes umas das outras, e é essencial que um candidato a líder enxergue esse conceito com clareza. Um líder deve saber extrair as melhores qualidades de cada um da equipe e expor de maneira construtiva seus desafios, tanto em feedbacks espontâneos como naqueles com hora marcada.

Uma equipe com diversidade vai trazer ideias novas e crescer mais rápido, além de ser mais bem aproveitada pela empresa por meio da promoção de uma integração real e produtiva.

Bom, agora que você já conhece as principais qualidades de um líder de equipe, você vai ser capaz de fazer ótimas escolhas na sua empresa para garantir resultados mais satisfatórios.

Gostou de descobrir como identificar características de um líder na sua equipe? Quer saber como orientar melhor essa próxima promessa da sua empresa? Então, não deixe de baixar nosso e-book com tudo o que precisa saber sobre trainees!

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