5 filmes sobre voluntariado e estagiário que você precisa assistir

A vida imita a arte, ou a arte imita a vida? Os filmes, tanto na tela do cinema quanto na televisão em casa, podem retratar as mais diversas situações do cotidiano das pessoas e inspirar atitudes de generosidade, determinação, liderança e altruísmo de forma natural e espontânea.

Que tal se divertir e se emocionar com histórias reais e fictícias que se tornaram verdadeiras obras primas do cinema? Confira nossas sugestões de filmes que valem o play:

Filmes sobre voluntariado

Doar o próprio tempo para ajudar outras pessoas sem esperar remuneração ou reconhecimento é, sem dúvidas, uma grande inspiração para os escritores, roteiristas e diretores, e rende bons filmes sobre voluntariado:

1. Redenção

Baseado em fatos reais, o longa-metragem retrata a história de Sam Childers, que se tornou pastor da igreja pentecostal e se dedicou ao trabalho voluntário na África após sair da prisão e largar o vício em drogas.

O que começou como uma ação para reconstruir casas em Uganda aos poucos toma dimensões políticas, e Sam se vê dividido entre sua família, sua fé e sua luta em busca de apoio para ajudar crianças desabrigadas e resistir contra os rebeldes no poder.

Imagens reais e chocantes dos conflitos pontuam o filme e levam o público a uma reflexão sobre as consequências de uma guerra civil.

2. Histórias Cruzadas

Emma é uma aspirante a escritora que retorna a Jackson, no Mississipi, para entrevistar as mulheres negras da cidade que abdicaram de suas vidas para criar os filhos da elite branca.

O drama retrata a discriminação sofrida pelas domésticas negras, consideradas inferiores e ignorantes pelas patroas e desrespeitadas diariamente, apesar de trabalharem muito para manter as casas limpas e as crianças bem-cuidadas.

A escritora usa seu trabalho para divulgar as injustiças sofridas por essas mulheres, reunindo histórias comoventes em seu livro.

3. Um Dia Perfeito

A trama do filme envolve um acontecimento tenso ocorrido na região dos Balcãs: a população de uma pequena cidade fica privada de água após a descoberta de um cadáver dentro do poço artesiano.

Um grupo de trabalhadores humanitários de diversos países se mobiliza em busca de uma solução, apesar das orientações contrárias dos militares.

Muitas das situações retratadas no filme foram criadas a partir de entrevistas feitas pelo diretor com trabalhadores das zonas de guerra na África e no Leste Europeu.

Filmes sobre estágio

Obter experiência profissional colocando em prática seus conhecimentos e competências em busca de uma colocação permanente: o estágio costuma ser o primeiro contato do jovem com o mercado de trabalho.

Mas nem sempre é assim, como podemos ver nestes filmes:

4. Os Estagiários

Dois vendedores quarentões tentando driblar o desemprego se candidatam a uma vaga de estagiário na empresa Google Inc.

Apesar de não terem praticamente nenhum conhecimento em tecnologia, eles enfrentam o preconceito e as dificuldades e saem da zona de conforto em busca de seus objetivos, dando aos mais novos uma verdadeira aula sobre trabalho em equipe, capacidade de adaptação e a importância de estar aberto para aprender sempre.

5. Um Senhor Estagiário

Este é outro filme que aborda as dificuldades da vida de um profissional experiente, no alto de seus 70 anos, que aceita um estágio em uma startup de venda de roupas pela internet.

A trama aborda o receio da fundadora da empresa em contratar um funcionário de mais idade e o choque de gerações no mundo corporativo. O filme é repleto de lições de vida e reflexões interessantes sobre o mundo tecnológico e a carreira nos dias atuais.

Assistir filmes sobre voluntariado, estágio e outros temas importantes para a vida pessoal e profissional é uma ótima maneira de aproveitar o tempo livre para se divertir e aprender ao mesmo tempo. Não faltam opções para nos entreter e ensinar, seja no escurinho do cinema ou no conforto da nossa própria sala.

E você, qual desses filmes vai entrar na sua programação, acompanhado de um belo balde de pipoca? Conte para a gente nos comentários!

Autor(a)

Compartilhe