Os anos passam e os modelos de negócio vão se modificando e se adaptando com o tempo. Novos valores, novas prioridades e novas possibilidades vão surgindo e oferecendo oportunidades para inovações e melhorias.
Apesar de não serem tão recentes, os negócios de impacto social têm ganhado cada vez mais importância e são uma boa alternativa para empreendedores que almejem fazer mudanças significativas na sociedade.
Entenda como esse tipo de negócio possui uma importância vital e aprenda como funciona esse modelo.
O que é o negócio de impacto social?
Negócios de impacto social são aqueles que possuem como meta, objetivo ou missão resolver (ou amenizar) determinado problema social. Normalmente são autossustentáveis financeiramente (ou seja, não dependem de lucro para existirem).
Como ele funciona?
Negócios de impacto social basicamente funcionam como os modelos tradicionais, porém suas receitas são apenas para cobrir seus custos de execução e planejamento. Ou seja, todo o lucro obtido é reinvestido automaticamente para ampliação do impacto social que a empresa visa causar.
Assim, a mensuração do sucesso, diferentemente dos modelos tradicionais, não é feita a partir do lucro alcançado, mas, sim, do impacto social causado pelas atividades desenvolvidas. Seu foco é essencialmente realizar uma transformação na sociedade por meio do trabalho realizado.
Qual a sua importância?
Em primeiro lugar, a própria transformação social já carrega consigo uma enorme importância para esse modelo de negócio. Determinado grupo, minoria ou causa será beneficiado por meio de um trabalho sério feito de forma profissional, diminuindo injustiças, desigualdades, resolvendo problemas e amenizando determinadas situações de grande impacto social.
Um segundo ponto é o incentivo ao empreendedorismo e à inovação. Por ser um modelo diferenciado, focado na resolução de um problema específico (e, geralmente, complexo), exige que as pessoas envolvidas “saiam da caixinha” e deixem de lado tipos padrões de negócios, o que é um grande acréscimo para o mercado empreendedor.
Por fim, incentiva-se a colaboração com comunidades locais e também permite que, cada vez mais, se estimule a promoção de valores e princípios fundamentais ligados a questões sociais, em empresas.
Como criar um negócio de impacto social?
Muitas pessoas têm, de fato, o anseio de abrir seu próprio negócio e, com isso, auxiliar alguma causa que lhe seja cara. Algumas delas têm isso, inclusive, como uma das maiores metas de vida. Se esse é o seu caso, veja como criar um negócio de impacto social:
- Escolha uma causa pela qual seja apaixonado: você só conseguirá oferecer uma solução realmente efetiva e interessante se for por um tema que você domine e seja apaixonado por ele.
- Compreenda seu público-alvo: mesmo sendo algo que você conheça muito bem, é importante não deixar de ouvir seu target. Isso porque as dores, as expectativas, os anseios e as necessidades quem realmente conhece é seu público e, por isso, para conseguir de fato causar impacto social, é preciso ouvi-los.
- Tenha um modelo de negócio viável: é preciso que seu negócio tenha um modelo viável. Principalmente por ser feito dentro de uma cultura autossustentável, é preciso se certificar de que as estratégias traçadas permitam essa retroalimentação constante de receitas, ou o negócio poderá falir.
O que achou do negócio de impacto social? Acha que empreender nessa área agregaria valor à sua vida? Conte-nos sua opinião em nosso comentários, queremos conhecer seu ponto de vista sobre o tema.