Como o fit cultural pode contribuir para a empresa reter talentos?

Atualmente, cresce a preocupação nos processos seletivos em identificar se os candidatos possuem o fit cultural adequado para atuar na organização. Isso porque ter currículo consistente, boa trajetória no mercado, conhecimento técnico e facilidade de trabalhar em equipe são competências desejadas pelas empresas no momento de selecionar novos talentos, mas não são as únicas que ajudam a melhorar o processo de contratação.

O fit cultural pode ser visto como mais uma alternativa nos processos seletivos para se conseguir contratações mais efetivas. Com isso, é possível diminuir a taxa de turnover e trabalhar para a retenção de profissionais de excelência. Mas será que todas as empresas sabem identificar e avaliar corretamente o fit cultural?

Se esse questionamento faz sentido para você, prossiga na leitura deste texto. Nele vamos abordar alguns pontos importantes no que se refere a essa qualidade profissional tão em alta. Confira!

O que é fit cultural

Ao se avaliar um candidato, o recrutador analisa não apenas as competências necessárias para preencher determinada vaga. Ele busca observar, também, se aquele profissional possui características que facilitem seu alinhamento em relação à organização e à assimilação de sua cultura.

Por isso, é preciso identificar, por meio de características comportamentais, ideias e valores do candidato, se ele estará alinhado com a empresa. Esse processo ganhou especial valor à medida que as organizações compreendem que a cultura organizacional tem influência direta no desempenho dos colaboradores.

Quando há alinhamento, a produtividade pode ser alavancada. Em contrapartida, quando isso não ocorre, pode ser difícil atingir os resultados esperados.

Como testar o fit cultural

Para avaliar o fit cultural de um candidato e analisar a probabilidade de ele se alinhar adequadamente aos valores da empresa, o primeiro passo é ter muito clara qual é a cultura da organização, quais os seus valores e norteadores.

Isso pode parecer óbvio, mas não é raro encontrar empresas sem essa visão. E isso é bastante preocupante, pois pode ser uma demonstração de que não se sabe exatamente o que fazer para atingir os objetivos.

Diagnóstico organizacional, detalhamento de perfil dos colaboradores e do papel das lideranças são algumas ferramentas que podem ser utilizadas para clarear essa questão. Uma vez delineada sua própria cultura, a empresa está apta a incluir no processo de seleção elementos que busquem identificar no candidato o alinhamento desejado.

Foco na entrevista

Um dos principais instrumentos do processo seletivo, a entrevista é um momento propício para que se analise as probabilidades de alinhamento entre as características, expectativas e ideais do candidato com as da organização.

O uso de questões situacionais, que exigirão do candidato respostas mais elaboradas, é uma das técnicas que permitem identificar esse perfil. Assim, a entrevista sugere uma situação específica e conduz o entrevistado a expor características como seus ideais e visão de mundo para desenvolver as respostas.

Fit cultural para combater o turnover

Reter talentos e ampliar o tempo de permanência dos colaboradores na empresa é uma das vantagens do fit cultural. Se a organização consegue desenvolver métodos eficientes de medir a possibilidade de alinhamento entre ela e o candidato, eleva as probabilidades de realizar uma contratação eficaz e duradoura.

Nem só de um bom salário e bons benefícios se forma um profissional satisfeito. Acreditar e compartilhar os valores da empresa em que se trabalha reforça a autoestima, a integração e a satisfação profissional. Esses, por sua vez, aumentam a motivação e o engajamento, essenciais para a produtividade superior.

Agora que você conhece um pouco mais sobre o que é e para que serve o fit cultural, que tal conferir neste outro texto mais cinco tendências de RH?

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