A importância de um comitê de cultura para a sua organização

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Você pode até não saber, mas a sua empresa possui uma cultura. Entender quais são os elementos dela e investir no fortalecimento e engajamento da equipe em torno da cultura organizacional pode trazer uma série de benefícios para o negócio.

É aí que entra o papel do comitê de cultura, um grande aliado das boas práticas relacionadas à cultura organizacional de uma empresa. Quer saber mais sobre isso? Continue a leitura e descubra!

O que é cultura organizacional?

A cultura organizacional é um conjunto de valores, atitudes e crenças que são compartilhados por quem faz parte da sua empresa. Portanto, mesmo sem saber, sua empresa possui uma cultura própria, compartilhada pelo seu time. Ela molda o comportamento dos colaboradores e influencia diretamente na qualidade do ambiente de trabalho e clima organizacional do negócio.

Qual a importância da cultura organizacional para a empresa?

Investir na identificação e fortalecimento da cultura organizacional pode trazer uma série de benefícios para a empresa. Em primeiro lugar, uma cultura coerente com o planejamento estratégico do negócio permite que você também alinhe os colaboradores em torno da missão, visão e valores da empresa, assim como dos objetivos e metas estratégicas. Dessa forma, eles unem esforços em uma mesma direção potencializando o sucesso da empresa.

Além disso, a cultura organizacional deve direcionar a contratação de profissionais de forma a encontrar aqueles que apresentam um grande fit cultural com o negócio, ou seja, compartilha valores e comportamentos com a empresa como um todo. Dessa forma, você reduz os índices de turnover e aumenta a retenção de talentos.

Por fim, uma cultura forte também impacta positivamente a satisfação da equipe e, consequentemente, a produtividade do time. Isso porque os colaboradores passam a se identificar mais com a organização como um todo — vestem a camisa da empresa —, o que faz com que eles trabalhem mais felizes e com propósito. Dessa forma, geram mais e melhores resultados para o negócio.

O que é um comitê de cultura?

Agora que você já sabe o que é a importância de criar uma cultura forte para a sua empresa, é hora de entender qual o papel do comitê de cultura nesse processo.

O comitê de cultura é, basicamente, uma equipe de trabalho responsável pela identificação e implementação de planos de ação relacionados à cultura organizacional da empresa. Isso porque, apesar de todos os colaboradores poderem participar do projeto, com feedback e sugestões, é importante ter um grupo de pessoas responsáveis pela execução dos planos de ação estabelecidos para garantir o sucesso da cultura organizacional dentro da empresa.

Ele deve ser formado, preferencialmente, por um líder da alta gestão, uma vez que ele possui mais contato com o planejamento estratégico da empresa, colaboradores do setor de gestão de pessoas, já que são os responsáveis pelos outros processos relacionados ao time da empresa, e outros profissionais interessados de outras áreas da empresa.

Como o comitê de cultura pode fortalecer a cultura organizacional da sua empresa?

O comitê de cultura é essencial para que as práticas de identificação, difusão e fortalecimento da cultura da sua empresa tenham resultados.  Isso acontece porque, como você já deve ter percebido em outras áreas da empresa, um plano de ação só é colocado em prática quando há um grupo responsável por ele. Caso contrário, você corre o risco de que a estratégia caia no esquecimento ou passe de mão em mão, sem nunca ser efetivamente executada.

Além disso, você pode investir na capacitação de um grupo específico de profissionais da empresa, que farão parte do comitê de cultura. Dessa forma, eles serão os mais indicados para identificar a cultura da organização, levantar os principais problemas e pontos de mudança e executar ações alinhadas à realidade do negócio para gerar o fortalecimento da cultura organizacional que se quer difundir.

Uma cultura forte é essencial para o engajamento dos profissionais, retenção de talentos e bons resultados da empresa como um todo. Nesse aspecto, o comitê de cultura pode ser o grande aliado da sua empresa, gerando os melhores resultados para o negócio!

Para saber mais sobre o assunto, aproveite para baixar o nosso e-book “Diversidade nas empresas” agora mesmo e descubra como implementar uma cultura da diversidades na sua organização!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *