Benefícios para funcionários: por que são importantes?

Você já deve ter percebido que o perfil dos trabalhadores está mudando, principalmente entre os da geração Y. Hoje, oferecer um bom salário não é garantia de reter um talento em sua empresa. É preciso oferecer outras vantagens para motivá-lo a continuar fazendo parte da equipe.

Os funcionários precisam se sentir motivados e engajados para realizarem um trabalho cada vez melhor e conseguirem oferecer soluções criativas e inovadores aos clientes. Sendo assim, investir em benefícios para funcionários é fundamental.

A princípio, pode parecer um gasto sem muito retorno para a empresa, mas você verá que quanto mais vantagens são oferecidas aos empregados, maiores serão os resultados alcançados pela organização.

Por que investir em benefícios para funcionários?

Atualmente, passamos por um período em que é cada vez mais difícil encontrar mão de obra especializada de qualidade. Portanto, quando as empresas encontram um profissional competente, é importante não perdê-lo para a concorrência.

Até porque, cada vez que um funcionário é desligado, a organização tem um custo alto com todo o processo e mais gastos na contratação e treinamento de um novo profissional.

Desta forma, investir em programas de incentivo que tragam benefícios para o funcionário é uma forma de reduzir custos e contribuir com a qualidade de vida do profissional, aumentando, assim, sua produtividade. Afinal, um trabalhador motivado se dedicará ainda mais em suas tarefas.

Aliás, é possível que a empresa consiga reduzir até o número de faltas no trabalho, pois trabalhar em um ambiente que preze pelo bem-estar do colaborador reduz a probabilidade de doenças.

Além disso, esse investimento pode melhorar a imagem da empresa no mercado. Afinal, o funcionário que admira o seu local de trabalho compartilha seu orgulho pela organização com seu ciclo social.

Como funcionam os programas de incentivo?

Antes de tudo, é importante entender que os programas de incentivo vão muito além dos benefícios oferecidos por lei. Conceder assistência médica, plano odontológico e vale-refeição é importante, mas são benefícios que a maioria das empresas já apresenta.

Desta forma, a organização que consegue ofertar benefícios diferentes dos tradicionais será mais atrativa para o mercado profissional.

Para começar, existem programas de incentivo destinados a melhorar o clima organizacional. Celebrar datas comemorativas como Dia das Mães, Dia dos Pais e Natal, por exemplo, melhoram o ambiente e valorizam os colaboradores.

Estes programas contribuem com a reputação da empresa, pois, geralmente, os empregados compartilham estas celebrações em suas redes sociais.

Outra forma de incentivo é recompensar os funcionários com premiações. Elas podem acontecer no cumprimento de metas da organização ou individualmente, por algum mérito do colaborador.

Neste caso, a premiação não precisa ser financeira, necessariamente. O funcionário pode ser premiado com viagens, bens de consumo ou refeições, como almoços e jantares. Aqui, é fundamental que o empregado premiado seja reconhecido publicamente dentro da empresa.

Mais uma forma é proporcionar programas que visem à melhoria da qualidade de vida do funcionário. Destinar espaços ou horários que os empregados possam ter momentos de lazer e descanso é um meio de aumentar a produtividade e estimular a criatividade do profissional.

Quais empresas já realizam?

Várias empresas já entenderam a importância de investir em benefícios para funcionários. Porém, existem algumas que conseguem ser tão inovadoras que se tornaram o sonho de local de trabalho de qualquer profissional. Uma delas é o Facebook.

A rede social oferece aos seus colaboradores transporte e refeições gratuitas, licenças ampliadas em caso de falecimentos, barbearia, cabeleireiro, espaço de jogos, conserto de celulares e outros dispositivos móveis.

Além dele, o Google também é uma das principais referências entre as melhores empresas para se trabalhar. O site de buscas oferece uma série de incentivos aos seus profissionais, provando que este tipo de investimento só traz benefícios para todos, funcionários e organização.

É importante lembrar que qualquer programa de incentivo deve estar relacionado aos objetivos estratégicos e coerentes à cultura organizacional da empresa.

Agora que você já sabe como é importante para uma empresa investir em benefícios para empregados, compartilhe conosco os programas de incentivo que a empresa onde você trabalha poderia realizar. Deixe o seu comentário!

Autor(a)

Compartilhe