Como lidar com as diferenças culturais nas empresas?

Nas últimas décadas, foram gerados cada vez mais incentivos e oportunidades para diversificar as pessoas em várias áreas de trabalho. Isso ocorre especialmente com o aumento do número de startups e pequenos negócios onde uma equipe multidisciplinar tenta inovar no mercado. Naturalmente, isso também leva a várias diferenças culturas dentro do ambiente de trabalho, o que pode causar certos atritos.

Porém, melhor do que simplesmente evitar essas diferenças, mais do que nunca,a diversidade é importante para as empresas. Além de ser um passo importante para promover a igualdade de direitos e oportunidades, também é algo que contribui para consolidar o seu negócio. Afinal, contar com mais perspectivas dá mais informação para tomar decisões.

Se você possui uma equipe com várias diferenças culturais ou pretende integrar mais diversidade em seu negócio, estas dicas vão ajudar a lidar com tudo isso. Acompanhe!

Entenda a cultura do seu negócio

Em primeiro lugar, você deve entender quais características e posturas a sua empresa cultiva no dia a dia, seja ativamente ou passivamente. Isso não só informa quanta diversidade seu ambiente de trabalho incentiva como também é um ponto de partida para integrar novas pessoas.

Mesmo que cada indivíduo possua uma vivência completamente diferente, sua cultura organizacional é o ponto comum entre todas elas. A partir dessa semelhança, você pode promover outras ações para aproximar essas diferenças e melhorar a convivência.

Realize treinamentos sobre diversidade cultural

Sim, é importante esclarecer as diferenças culturais dentro de um negócio e ensinar a todos como respeitá-las. Muitas pessoas viveram longe de certos grupos ou mesmo não tiveram contato com culturas muito diversas, guiando suas opiniões por estereótipos, o que não contribui com a convivência.

Você deve ajudar a desconstruir essas opiniões, esclarecer certas dúvidas e, claro, permitir que os membros dessa cultura falem. Simplesmente dar espaço e estabelecer um diálogo já resolve a maior parte dos problemas com a diversidade.

Inclua as diferenças culturais em todos os níveis

Promover o respeito às diferenças de forma geral é apenas o começo. É importante que a empresa tenha vozes diversas em todos os níveis do negócio, desde a base operacional até a gestão. Em uma startup, isso não costuma ser um problema, já que o time é menor, mas isso também se estende a parceiros e clientes.

Garantir opiniões diferentes em todos os níveis é uma forma de elevar a diversidade da sua empresa. Como já mencionamos, a pluralidade de perspectivas apenas contribui com sua tomada de decisão e contribui para oimpacto social do seu negócio.

Trabalhe para reter a equipe

Por fim, mas não menos importante, retenha a equipe! Não há como promover diversidade se a rotatividade for muito elevada. Isso desestimula os funcionários, desgastando o relacionamento interno, além de gerar custos de admissão e demissões.

Por isso, busque formas de manter a harmonia em seu time, mesmo que os membros apresentem diferenças culturais relevantes. Com essa medida, sua equipe se tornará um grupo uniforme, que trabalha em prol dos objetivos.

Agora que você tem um caminho para lidar com as diferenças culturais em sua empresa, é hora de começar a promover a diversidade em seu dia a dia. Com o tempo, você verá como isso melhora o seu clima organizacional e amplia seus horizontes.

Separamos também este artigo sobre aimportância de um comitê de cultura para sua organização. Confira e aprenda mais sobre o assunto.

Autor(a)

Compartilhe