Como organizar um bom processo seletivo?

O mercado nos oferece todos os dias muitos profissionais, mas como achar aqueles que são realmente qualificados? Você saberia escolher o candidato ideal para os cargos da sua empresa? Saberia quais são os passos corretos e como realizar esse processo? Se você não sabe responder a essas perguntas, tudo bem.

Na hora de abrir um processo seletivo, é mais do que normal o surgimento de algumas dúvidas sobre o que fazer para atrair os candidatos certos e os meios utilizados para divulgar a seleção, por exemplo. Afinal, organizar um bom processo seletivo não é tarefa nada fácil. O nosso post de hoje pode te ajudar a esclarecer algumas dúvidas e a preparar uma boa seleção.

Escolher o profissional mais adequado e apropriado para a sua organização requer tempo e um bom olhar, além de atenção e cuidado na análise.

Use um processo de seleção por competências para conseguir analisar alguns quesitos, como quais são as atitudes do candidato, como ele costuma reagir, como ele pensa e se isso se adequa às suas expectativas. Mas só isso não é o bastante, por isso separamos alguns passos para você entender como organizar um bom processo seletivo. Confira!

Passo 1 – Planejamento e definição da vaga

O primeiro passo é definir a vaga a qual você pretende preencher e a descrição do cargo. Saiba qual lacuna você precisa solucionar e que função o candidato terá de desempenhar.

Comece descrevendo as funções que o futuro empregado vai exercer.

Passo 2 – Construindo o perfil desejado

Com base em todas as informações levantadas no planejamento, é hora de definir bem que tipo de perfil a vaga em aberto exige. Destaque especialmente as responsabilidades atribuídas à vaga, os conhecimentos necessários e as habilidades que os candidatos devem possuir.

Esse tipo de planejamento auxilia a eliminar pessoas despreparadas.

Passo 3 – Anunciando a vaga

Agora é hora de anunciar a vaga em diferentes plataformas. Para isso, mapeie as principais plataformas de anúncio de emprego que estejam de acordo com o perfil que você deseja e escreva um texto objetivo com as características da vaga.

Após esse mapeamento, anuncie a oportunidade em jornais, sites especializados de busca de empregos, grupos de emprego relacionados ao perfil da vaga e também no site e nas redes sociais da empresa.

É importante chamar a atenção para a experiência exigida, as atividades a serem realizadas, o horário de trabalho e o salário. Assim, os candidatos já vão sendo pré-selecionados.

Passo 4 – Filtrando candidatos

A essa altura, após a divulgação da vaga, você já deverá ter alguns currículos à sua disposição. Não se esqueça de responder a todos, mesmo aqueles que não preenchem os pré-requisitos procurados. Com todos os dados em mãos, filtre os currículos mais compatíveis com o perfil que você deseja.

Nem sempre as qualificações do candidato, apesar de serem as melhores possíveis, serão úteis para a função que você deseja. Por isso, foque nas qualidades que procura e no que o candidato terá de fazer em primeiro lugar.

Passo 5 – Dividindo o processo em fases

Em todo o processo seletivo, a equipe de RH deve sempre conhecer o máximo possível de cada um dos candidatos. Pensando nisso, uma das maneiras de como organizar um bom processo seletivo é separar os entrevistados em grupos pequenos. Isso ajuda a conhecer melhor todos os prós e contras de cada interessado na vaga.

Incluir testes de personalidade no momento da dinâmica em grupo também é uma boa forma de conhecer o perfil dos candidatos, avaliando como ele reage em equipe.

Passo 6 – Fazendo testes técnicos

Para que você entenda melhor como organizar um bom processo seletivo, saiba que será indispensável estipular testes técnicos para avaliação das habilidades dos candidatos. Dessa forma, apenas pessoas com o conhecimento necessário seriam selecionadas para a vaga em aberto.

O profissional pode elaborar testes de agilidade, assuntos específicos ou mesmo fazer uma avaliação para entender qual é o real nível de conhecimento do candidato — mesmo em situações de pressão.

Passo 7 – Preparando entrevistas individuais

Chegou a hora de conhecer todos os melhores candidatos pessoalmente. Nesse momento, é preciso avaliar não só a parte técnica, mas também se o perfil do entrevistado é compatível com a cultura da empresa.

Para isso, antes de cada entrevista, elabore perguntas condizentes com o que a empresa busca de um empregado, além de questões técnicas da vaga a ser preenchida. Se necessário, anote eventuais dúvidas sobre qualquer descrição que contiver no currículo para serem sanadas na hora da entrevista.

Outra dica é sempre fazer anotações pertinentes sobre cada entrevistado. Dessa maneira, será possível avaliar e comparar todos os concorrentes sem o risco de o entrevistador esquecer qualquer detalhe importante.

Passo 8 – Realizando entrevistas

Entre em contato com os candidatos para marcar as entrevistas. Durante o processo, faça perguntas para conhecer melhor os concorrentes. As perguntas devem ser feitas levando em consideração os empregos anteriores e situações vividas.

Nesse momento, analise com cuidado a capacidade e compatibilidade do interessado com o perfil da vaga. Não se esqueça de buscar por condutas adequadas às competências requeridas e dê atenção ao comportamento demonstrado pelo candidato, pois ajuda a reduzir os erros na hora de contratar.

Após a escolha final, é hora da contratação. Deixe tudo claro, como as regras da empresa, os procedimentos e até mesmo o que você espera a respeito do rendimento do funcionário. E por fim, lembre-se: tempo nesses casos é investimento! Quanto mais rápido é o processo seletivo, menos se conhece o profissional. Fazer uma contratação errada é prejuízo para a empresa!

Delegar tarefas é uma das formas mais eficientes de ver seu negócio crescer. Se você não se sente confortável em realizar os processos acima, ou não tem o tempo necessário para realizá-los e dar a devida atenção, conte com a AIESEC para te ajudar. Podemos encontrar pessoas preparadas que se encaixem perfeitamente ao perfil da sua empresa e que se empenhem bastante em fazer o seu negócio acelerar.

E então, leitor? Gostou do conteúdo e tirou todas as suas dúvidas sobre como organizar um bom processo seletivo? Não deixe de comentar e dar sua opinião!

processo seletivo para jovens talentos

 

Autor(a)

Compartilhe