Como realizar um recrutamento internacional?

Você sabe como realizar um recrutamento internacional? Já imaginou contar com um profissional de outro país na sua empresa? Se não, é hora de começar a estudar essa possibilidade! Ter um colaborador estrangeiro como parte do seu negócio dá a oportunidade para a criação de soluções inovadoras na sua companhia.

Além disso, diversifica a experiência dos colaboradores brasileiros na organização, que podem ter contato com uma cultura e um conhecimento totalmente novos, e ainda abre portas para a internacionalização do negócio.

Ficou interessado? Então entenda agora como o processo de recrutamento internacional pode ser realizado na sua empresa!

Planeje o processo com cuidado

Qualquer processo de recrutamento e seleção merece atenção e planejamento prévio, e, quando se fala no recrutamento internacional, essa etapa se torna ainda mais necessária.

Comece definindo o cargo que será oferecido ao profissional estrangeiro e analise as competências e habilidades que ele deve ter. Estude também a cultura do país no qual você recrutará e qual a melhor forma de atrair esses profissionais.

Você também deve ter atenção à forma como conduzirá o processo, uma vez que o candidato está em outro país. Portanto, pense em meios de avaliação das competências técnicas e comportamentais desses profissionais, como questionários on-line e entrevistas por videoconferência. Também lembre-se de levar em conta o fuso horário local para evitar a marcação de entrevistas em períodos inviáveis.

Saiba como acolher os candidatos

Candidatar-se a uma vaga de emprego ou estágio em outro país é desafiador também para o candidato. Ele precisa se sentir acolhido e à vontade para se unir à sua equipe.

Portanto, acolha o candidato desde o processo seletivo, respeitando a sua individualidade e as particularidades da cultura do país de origem do profissional. Pense também na forma como ele será recebido na empresa, caso seja contratado. Prepare os seus colaboradores para essa nova realidade e deixe o ambiente o mais confortável possível para que o processo de adaptação seja leve e agradável.

Escolha um embaixador

Se você tem contato com alguma empresa ou profissional do país onde está realizando o recrutamento, peça ajuda no processo, tornando-o embaixador da sua marca. Além de ajudá-lo com informações sobre a cultura local e a melhor forma de encontrar os talentos para a sua organização, essa pessoa pode auxiliá-lo a propagar a sua marca no mercado internacional.

Dessa forma, você fica conhecido no país no qual quer atuar e melhora a reputação da sua empresa como marca empregadora, ganhando a confiança dos talentos dessa localidade.

Ofereça incentivos

Por que alguém sairia do próprio país para atuar na sua empresa? Esse é um questionamento muito importante para o recrutamento internacional, uma vez que você precisa convencer um profissional talentoso a aceitar esse desafio.

Portanto, pense no retorno financeiro que você pode oferecer a esses profissionais, mas vá além disso. Tente identificar qual a proposta de valor que seu negócio oferece, os recursos disponíveis e as experiências profissionais e pessoais que você pode proporcionar.

Cuide da documentação

A documentação de um colaborador internacional pode ser complexa. Por isso, antes mesmo de abrir o processo seletivo, informe-se, na legislação brasileira, sobre todos os documentos necessários para que você contrate um profissional de outro país para a sua empresa e deixe isso claro para os candidatos do processo.

Faça parcerias

Existem muitas empresas que já têm experiência nesse processo e que podem ajudá-lo a estruturar o seu. Algumas, inclusive, têm como finalidade facilitar a busca de profissionais estrangeiros para empresas brasileiras.

Busque essas organizações e faça parcerias de sucesso. Dessa forma, o seu recrutamento internacional ganha qualidade e eficiência, permitindo que você alcance os seus objetivos e aproveite todos os benefícios que um profissional de outro país pode trazer para a sua empresa.

E agora, o que você está esperando para começar hoje mesmo a implementar o recrutamento internacional na sua companhia? Contar com colaboradores estrangeiros no seu negócio pode proporcionar uma série de vantagens para a organização e para os seus atuais funcionários!

Conte com a AIESEC para ajudar no processo! Nós temos experiência em recrutamento internacional e podemos auxiliá-lo a encontrar os melhores talentos para a sua empresa!

Autor(a)

Compartilhe