Como realizar um recrutamento internacional?

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Você sabe como realizar um recrutamento internacional? Já imaginou contar com um profissional de outro país na sua empresa? Se não, é hora de começar a estudar essa possibilidade! Ter um colaborador estrangeiro como parte do seu negócio dá a oportunidade para a criação de soluções inovadoras na sua companhia.

Além disso, diversifica a experiência dos colaboradores brasileiros na organização, que podem ter contato com uma cultura e um conhecimento totalmente novos, e ainda abre portas para a internacionalização do negócio.

Ficou interessado? Então entenda agora como o processo de recrutamento internacional pode ser realizado na sua empresa!

Planeje o processo com cuidado

Qualquer processo de recrutamento e seleção merece atenção e planejamento prévio, e, quando se fala no recrutamento internacional, essa etapa se torna ainda mais necessária.

Comece definindo o cargo que será oferecido ao profissional estrangeiro e analise as competências e habilidades que ele deve ter. Estude também a cultura do país no qual você recrutará e qual a melhor forma de atrair esses profissionais.

Você também deve ter atenção à forma como conduzirá o processo, uma vez que o candidato está em outro país. Portanto, pense em meios de avaliação das competências técnicas e comportamentais desses profissionais, como questionários on-line e entrevistas por videoconferência. Também lembre-se de levar em conta o fuso horário local para evitar a marcação de entrevistas em períodos inviáveis.

Saiba como acolher os candidatos

Candidatar-se a uma vaga de emprego ou estágio em outro país é desafiador também para o candidato. Ele precisa se sentir acolhido e à vontade para se unir à sua equipe.

Portanto, acolha o candidato desde o processo seletivo, respeitando a sua individualidade e as particularidades da cultura do país de origem do profissional. Pense também na forma como ele será recebido na empresa, caso seja contratado. Prepare os seus colaboradores para essa nova realidade e deixe o ambiente o mais confortável possível para que o processo de adaptação seja leve e agradável.

Escolha um embaixador

Se você tem contato com alguma empresa ou profissional do país onde está realizando o recrutamento, peça ajuda no processo, tornando-o embaixador da sua marca. Além de ajudá-lo com informações sobre a cultura local e a melhor forma de encontrar os talentos para a sua organização, essa pessoa pode auxiliá-lo a propagar a sua marca no mercado internacional.

Dessa forma, você fica conhecido no país no qual quer atuar e melhora a reputação da sua empresa como marca empregadora, ganhando a confiança dos talentos dessa localidade.

Ofereça incentivos

Por que alguém sairia do próprio país para atuar na sua empresa? Esse é um questionamento muito importante para o recrutamento internacional, uma vez que você precisa convencer um profissional talentoso a aceitar esse desafio.

Portanto, pense no retorno financeiro que você pode oferecer a esses profissionais, mas vá além disso. Tente identificar qual a proposta de valor que seu negócio oferece, os recursos disponíveis e as experiências profissionais e pessoais que você pode proporcionar.

Cuide da documentação

A documentação de um colaborador internacional pode ser complexa. Por isso, antes mesmo de abrir o processo seletivo, informe-se, na legislação brasileira, sobre todos os documentos necessários para que você contrate um profissional de outro país para a sua empresa e deixe isso claro para os candidatos do processo.

Faça parcerias

Existem muitas empresas que já têm experiência nesse processo e que podem ajudá-lo a estruturar o seu. Algumas, inclusive, têm como finalidade facilitar a busca de profissionais estrangeiros para empresas brasileiras.

Busque essas organizações e faça parcerias de sucesso. Dessa forma, o seu recrutamento internacional ganha qualidade e eficiência, permitindo que você alcance os seus objetivos e aproveite todos os benefícios que um profissional de outro país pode trazer para a sua empresa.

E agora, o que você está esperando para começar hoje mesmo a implementar o recrutamento internacional na sua companhia? Contar com colaboradores estrangeiros no seu negócio pode proporcionar uma série de vantagens para a organização e para os seus atuais funcionários!

Conte com a AIESEC para ajudar no processo! Nós temos experiência em recrutamento internacional e podemos auxiliá-lo a encontrar os melhores talentos para a sua empresa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *