Você sabe o que é design thinking? Esse nome muitas vezes engana quem relaciona design somente a desenho ou às artes. O design thinking é considerado uma solução para as empresas, pois, mais do que uma metodologia, é uma forma de considerar valores na criação de um produto ou de um serviço.
O conceito se fortaleceu com a publicação do livro “Design Thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias”, escrito por David Kelley e Tim Brown, ambos do Vale do Silício. É uma das formas de se solucionar problemas e se criar produtos mais difundidas e uma das que mais funcionam.
A seguir, vamos explicar mais sobre design thinking e sobre as vantagens de aplicá-lo em sua empresa. Acompanhe!
O que é design thinking?
É, basicamente, criar produtos e serviços por meio da empatia. Não ficou claro? Veja bem: quando você pensa em criar um aplicativo, tem que considerar não só as necessidades de quem vai baixá-lo, mas a sua experiência ao acessá-lo e os hábitos de consumo desse consumidor em potencial, não é mesmo?
O design thinking é justamente esse olhar mais atento àqueles que participam do processo de criação do produto, sejam os colaboradores, sejam os consumidores potenciais, considerando o que gostam e o que querem consumir.
Quais as vantagens do design thinking para o meu negócio?
Possibilita que você faça um investimento em uma ideia objetiva, pois canaliza os esforços e a aplicação da inovação naquilo que o cliente realmente precisa e gostaria de receber. Também é possível testar as alternativas disponíveis e estabelecer critérios de exclusão muito objetivos e centrados nos interesses da empresa e dos clientes.
Outro aspecto importante é que o design thinking auxilia a criar um ambiente inventivo e criativo, já que possibilita a discussão de ideias e a prototipagem dos projetos, de modo que todos participem ativamente da criação e desenvolvimento dos produtos.
Como implementar o design thinking em minha empresa?
Em design thinking, tudo se inicia pela compreensão, isto é, pela observação e pesquisa do público-alvo, o que ele espera, o que gosta e como pensa. Em seguida, é preciso definir o que será resolvido, por meio do produto. Qual problema do consumidor você vai conseguir solucionar com o que será criado?
Uma vez definido o problema, é hora de lançar ideias, como num brainstorming, no qual você deverá ouvir a sua equipe e motivá-la a sugerir o que vier à mente. Nesse momento, não se deve corrigir as sugestões ou impedir que os colaboradores se posicionem, pois é a hora de deixar as ideias fluírem livremente.
Depois do brainstorming, o grupo deve escolher as ideias mais interessantes e criar protótipos, isto é, desenhos, maquetes, gráficos, tudo o que ajudar a visualizar o que seriam essas ideias colocadas em prática. Por fim, deve-se escolher os protótipos que melhor funcionaram e iniciar os testes, considerando sempre que há possibilidade de repensar os produtos e redefinir as expectativas sobre ele.
Gostou de saber sobre o que é design thinking e como pode implementá-lo em seu negócio? Continue acompanhando conteúdos para intensificar a inovação em sua empresa assinando a nossa newsletter!