Por que investir no potencial global da sua empresa?

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Nas últimas décadas houve um grande aumento no número de empresas globais, motivado principalmente pela transformação digital. No Brasil, o índice de internacionalização das multinacionais foi de 22,9% para 24,4% em um único ano, por exemplo. Esses dados mostram que o potencial de expansão das empresas vem aumentando e se tornando uma forte tendência mercadológica.

Por causa disso, nós vamos te contar tudo sobre os benefícios de investir no potencial global da empresa. Vamos conhecê-los?

Vantagens de investir na internacionalização

Diminuir a dependência do mercado interno

Entrar em outros países vai te proteger contra os riscos das flutuações do mercado interno. Quanto menos a sua lucratividade depender de apenas um local, maiores são as chances de você conseguir manter a sua estabilidade. Além disso, atuar em mais de um país aumenta as chances de crescimento para a sua empresa.

Tornar a marca internacional

Ter uma marca conhecida internacionalmente traz vários benefícios. Na hora de expandir para outros países, por exemplo, fica muito mais fácil competir. Outra vantagem é o potencial do seu negócio, pois quando você expande em nível internacional, não há um limite de crescimento — já que você alcança cada vez mais pessoas.

Transformação digital

Nunca houve um momento tão favorável para a expansão global quanto agora. Por causa da transformação digital, hoje as empresas nacionais e internacionais conseguem se conectar pelo mundo, alcançando mais clientes e competindo em vários mercados além do local.

Na verdade, expandir digitalmente vem se tornando essencial para o sucesso dos empreendimentos.

Aprimorar a qualidade do produto ou serviço

Atuando em nível mundial, você vai testar o seu serviço em diferentes lugares e culturas, o que no final o tornará mais aprimorado. Além disso, você também receberá auxílio de pessoas com diversos conhecimentos e culturas que podem te ajudar a melhorar o seu negócio com insights inovadores.

Por onde começar a desenvolver o potencial global da empresa

Diversificar o quadro de funcionários

Para começar o processo de internacionalização, você não precisa ir direto para outro país e pode começar do seu lugar atual. Uma forma de fazer isso é diversificar o quadro de funcionários. Englobando funcionários estrangeiros à sua equipe você também vai adquirir habilidades de gestão multicultural que serão muito úteis no futuro.

Ver se o produto atrai colaboradores de outro país

Saber se a sua mercadoria seria atrativa em outro país é fundamental. Por isso, você deve investigar a visão que as pessoas têm do seu produto, se ele é já é conhecido, se a população já o usa e o aprova. E o mais importante, se ele é conhecido pela mão de obra local, pois, caso seja, você pode expandir a produção para o novo lugar.

Não se esqueça de que a ajuda de colaboradores locais será importante para entender a cultura e fazer com que o seu empreendimento consiga competir em pé de igualdade no mercado e ser compreendido pela população.

Ter um produto com apelo global

Se o seu produto já tem demanda estrangeira, ele já tem um grande potencial de exportação. Mas além disso, você precisa estar atento às necessidades do mercado em que vai atuar, como o design, a adequação às normas técnicas e a estratégia de marketing. Só assim você vai garantir a aceitação no novo país.

Depois de saber mais sobre o potencial global da empresa, você viu que a internacionalização não é apenas uma tendência, mas pode ser a grande diferença entre você e o seus competidores. Por isso, não se esqueça das nossas dicas!

Gostou do conteúdo? Baixe o nosso ebook sobre Gestão de Recursos Humanos Internacionais e aprenda mais sobre o potencial global de seu negócio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *