Promover eventos corporativos e acadêmicos é um fator diferencial para atrair jovens profissionais interessados em sua empresa. Afinal, este seleto grupo de talentos agrega ao negócio uma visão atualizada e criativa de mercado.
Para tanto, existem inúmeras possibilidades que transformam qualquer tipo de ação em uma experiência única. No caso de um novo funcionário jovem e intercambista, as vantagens são ainda mais expressivas.
Além de trazer renome para a marca, a contratação desse perfil representa o aprendizado e a mistura de culturas no método de trabalho atual. Para alcançar bons resultados em sua programação, é preciso conhecer o que atrai cada tipo de público.
Quer saber mais sobre o assunto? Mostramos, neste artigo, 5 dicas de eventos corporativos interessantes para os jovens. Acompanhe:
1. Fórum e debate de ideias
O debate é um formato que torna o evento mais descontraído e incentiva a participação das pessoas. Ao selecionar assuntos que são de grande interesse dos jovens, você pode coletar muitas opiniões de uma só vez.
Destaque ganchos motivacionais para impulsionar uma reflexão que costuma aumentar a atividade da plateia. Quanto maior o engajamento, melhor será o resultado da discussão para a empresa.
Por se tratar de uma reunião menos técnica, normalmente os convidados do fórum estão diretamente envolvidos com o tema debatido. Selecione um moderador que conheça profundamente o conteúdo para organizar os grupos e impedir tumultos. Assim, todos podem se expressar de maneira eficiente e coordenar os trabalhos apresentados.
É essencial escolher um assunto abrangente, que gere opiniões profundas, críticas e sugestões. Durante a ação, são organizados diversos grupos, que se posicionam por meio de um representante. Esse tipo de evento é extremamente interessante por proporcionar o envolvimento do time e, ainda, mostrar diversos pontos de vista, com temáticas relacionadas à empresa.
2. Mesa redonda com diferentes opiniões
O objetivo dessa reunião é debater diferentes pontos de vista relacionados a um tema de interesse geral, muitas vezes polêmico. Normalmente, o debate estimula a formação de um consenso ou a reflexão sobre um determinado assunto que ainda não tem uma posição definida.
Prepare um coordenador para conduzir a ação de forma organizada e democrática diante dos participantes. Sua função é garantir que a discussão não fuja do tema principal em nenhum momento. Para incentivar o público presente a refletir sobre os assuntos levantados, são escolhidos renomados especialistas como os principais integrantes do debate.
Assim, cada um apresenta sua opinião com um tempo limitado de argumentação. Uma boa forma de engajar o público presente é abrir rodadas de perguntas para os profissionais ou entre os próprios membros da plateia.
3. Workshop e temas específicos
O evento traz uma discussão considerada mais profunda por quem participa. Por isso, torna-se o momento ideal para abordar questões extremamente relacionadas à área de atuação de sua empresa.
O formato se assemelha a um treinamento e traz uma série de casos práticos para facilitar o entendimento dos participantes. Cada estilo de conversa deve ser direcionado conforme as características de linguagem utilizadas pela temática escolhida.
O processo se desenvolve em três etapas, com um grande envolvimento do público. Você pode escolher dois expositores e um moderador para garantir que a programação seja cumprida de forma eficiente.
A primeira parte é composta pela explicação prática dos temas, a segunda trata de uma discussão em grupos e a terceira fica completamente com a conclusão. Veja outras opções de atividades corporativas:
- jornada: o evento consiste em um seminário com três ou mais dias de duração. Pode-se criar uma experiência temática com os participantes, incentivando o engajamento com a empresa;
- simpósio: com vertente mais técnica, costuma apresentar discussões sobre novos assuntos. Diferentemente do que acontece na mesa-redonda, o tema é colocado em debate apenas entre público e expositores, sem nenhum tipo de conversa entre os profissionais convidados;
- encontro acadêmico ou corporativo: pessoas da mesma categoria profissional se reúnem em um evento para discutir temas atuais e agregadores para o segmento. O intuito é extrair pontos de vista inovadores que ajudem a direcionar conclusões sobre o assunto;
- congresso: trata-se de uma reunião de especialistas de uma área de conhecimento. Geralmente, a programação é formada pela apresentação de pesquisas e estudos ligados ao tema principal.
4. Palestras rápidas com novidades
Utilize este formato para mostrar novidades do segmento de maneira sucinta. Normalmente, apenas um especialista fala sobre determinado assunto e o engajamento da plateia ocorre por meio de perguntas que formam um debate com o palestrante. Um dos principais benefícios do evento é possibilitar a exposição de ideias, a abertura para a diversidade e conteúdos com o intuito de proporcionar o aprendizado.
O formato é bastante comum para aumentar a produtividade de equipes corporativas ou divulgar os serviços de uma empresa com base em um tema principal. Se o assunto for assessoria jurídica, por exemplo, monte uma apresentação com um especialista, abordando as principais dúvidas relacionadas ao Direito Virtual.
Pode-se, ao final, oferecer atividades interativas para os participantes, como um coffee break com distribuição de cerveja, mesas de pebolim e uma área para troca de contatos e comentários sobre os acontecimentos do evento. Essa estratégia costuma atrair os jovens por incentivar o aprendizado e, ao mesmo tempo, proporcionar um momento de relaxamento.
5. Cursos com experiências diferenciadas
Os jovens profissionais estão cada vez mais ligados à movimentação do mundo digital. Por isso, uma boa alternativa é investir em figuras importantes das redes sociais como expositores. Basta encontrar uma temática da área que esteja relacionada aos assuntos abordados pela empresa. Certamente, o nome convidado será uma boa atração para o público e, ainda, dará uma visão moderna ao negócio.
Promova um curso com experiências diferenciadas. O foco é ensinar a fazer algo, como uma espécie de treinamento. Habitualmente, o objetivo é trabalhar a teoria, mas a prática também deve ser abordada em determinados momentos do cronograma. Para fugir do comum, convide vários ministradores que costumam animar ainda mais os participantes.
Agora você já sabe como promover eventos corporativos e acadêmicos destinados aos jovens, não é mesmo? Lembre-se de que a inovação é o principal atrativo para o segmento. Por isso, invista em tecnologias diferenciadas a cada ação realizada. Assim, é possível reforçar o posicionamento da empresa no mercado e despertar a curiosidade dos profissionais.
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