5 motivos para fazer um intercâmbio voluntário com a AIESEC

A ideia de fazer um intercâmbio, durante muitos anos, pareceu distante e inacessível para a maioria das pessoas, principalmente para os jovens. Entretanto, essa realidade mudou e atualmente existem diversas possibilidades de alcançar esse objetivo.  

Já imaginou ter essa oportunidade e ainda contribuir de forma positiva para o desenvolvimento de uma comunidade local?

A AIESEC possui um programa de intercâmbio, o Voluntário Global, em que você vai viver uma experiência voluntária em ONGs, Escolas ou Fundações em outro país, impactando diretamente em uma ODS (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável) da Agenda 2030 da ONU. São 17 objetivos e nesse intercâmbio você transforma seus valores em ação e faz a diferença no mundo.

A seguir, confira alguns motivos para você fazer um intercâmbio voluntário com a AIESEC

Conhecer outras realidades

Muitas vezes ficamos presos em nossas rotinas e não paramos para olhar ao redor e enxergar que há muitas coisas que precisam ser transformadas no mundo. Ao realizar um intercâmbio voluntário você sai de sua zona conforto e passa a ter outra perspectiva de mundo, se tornando mais consciente dos problemas globais

Um dos valores do programa é formar um cidadão global, ou seja, desenvolver habilidades que vão fazer a diferença e assim, sentirem a responsabilidade de contribuir nos problemas do mundo. 

Aprender novas línguas

Um dos maiores desejos de muitos jovens é aprender um novo idioma, na prática. Estando em outro país você consegue acessar novas culturas e, consequentemente, ter contato com os sotaques de diferentes  regiões. Por meio da conversação, você consegue vivenciar um método mais imersivo de aprendizado, tornando bem mais fácil aprender novas expressões, gírias e aumentar o seu vocabulário.

Assim, você aprimora o idioma de forma intensa enquanto aproveita a viagem, tendo contato com pessoas de outros países, fazendo amizades e praticando constantemente outro idioma. Dessa forma, a insegurança que muitas pessoas têm na hora de se comunicar vai diminuindo.

Jovem fazendo intercâmbio.

Aprimorar o currículo

Além do desenvolvimento pessoal que essa vivência internacional proporciona, fazer um intercâmbio voluntário é um diferencial no mercado de trabalho. Ter essa experiência em seu currículo te colocará em uma posição de destaque entre os avaliadores de um processo seletivo, pois você adquire habilidades comportamentais como adaptabilidade, resiliência, empatia e outras soft skills extremamente necessárias em um ambiente corporativo.

É interessante descrever como foi o projeto, quais os desafios vivenciados e qual o impacto gerado naquele local. Plataformas como o LinkedIn, disponibilizam um espaço em seu perfil para recomendações;  Assim descreva suas habilidades e competências e solicite recomendações para quem trabalhou com você durante o período, de  forma a deixar seu currículo mais atrativo.

Experiências práticas

Essa é uma oportunidade de você se desafiar em um ambiente novo e experimentar coisas diferentes. Se você busca colocar em prática tudo o que aprendeu na faculdade e/ou no trabalho, o intercâmbio voluntário é a oportunidade perfeita. Ao escolher seu projeto, você alinha suas ambições, valores pessoais e profissionais com o impacto que quer causar.

Durante a experiência, você atua em uma ONG no exterior de 6 a 8 semanas e desenvolve seu potencial de liderança através de uma experiência prática, em ambientes desafiadores, ao mesmo tempo em que desenvolve competências profissionais e pessoais.

Protagonismo Jovem

Por fim, um dos principais motivos é o protagonismo jovem que o programa oferece, por meio das histórias de liderança. Ao escolher tomar uma iniciativa, você está deixando sua marca no mundo e impactando em ações afirmativas.

A AIESEC acredita que a juventude é chave para transformar o mundo em um lugar melhor, e que a liderança é a solução fundamental e pode ser desenvolvida em qualquer um. Esse impacto só acontece por meio dos intercâmbios, em que as pessoas podem alcançar a sua melhor versão.

Escolha fazer história, sendo protagonista dela através do intercâmbio ou dentro da sua casa!

Se interessou em fazer um intercâmbio voluntário? Acesse nossa página e seja um voluntário global!  

Para conhecer mais sobre a AIESEC no Brasil, acesse aqui e também conheça nosso instagram @aiesecnobrasil

#CompartilheSuaHistóriaComAIESEC

Por Matheus Bittencourt

Autor(a)

Compartilhe