Qual a importância da liderança jovem para o futuro do Brasil?

Entenda como a liderança jovem impacta o futuro da nação e como a AIESEC vai ajudar nesse processo.

Dia 22 de setembro foi o dia da juventude do Brasil, mas, por que precisamos falar sobre isso?

Essa data comemorativa está relacionada ao dia Internacional da Juventude (12 de agosto) e foi criada para incentivar a mobilização dos jovens brasileiros, além de conscientizar as pessoas da importância da juventude para o futuro do país.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Atlas das Juventudes, estamos vivendo com a maior população de jovens da história, o chamado boom demográfico da juventude. Contudo, o percentual de jovens está em queda desde 2010. Além disso, a desigualdade de renda entre os jovens de 15 a 29 anos está aumentando mais do que em relação à outra parte da população, de 15 a 60 anos.  

Analisando esses dados, precisamos refletir: como a liderança jovem pode impactar esse cenário?

A importância da liderança jovem

Sabemos que os jovens de hoje serão os futuros líderes de amanhã. As novas gerações carregam o poder de causar um impacto real na sociedade. Todavia, essa liderança não surge ao acaso.

Muitos jovens se sentem inexperientes quando pensam em assumir uma posição de liderança. Essa inexperiência pode acabar gerando insegurança e ansiedade, comprometendo seu trabalho como líder.

Pensando nisso, fica evidente que desenvolver habilidades de liderança durante a juventude é fundamental. Quando o jovem começa a se preparar desde cedo para assumir posições de liderança e para promover mudanças na sociedade, é muito mais provável que ele se torne um líder eficiente, consciente e ativo, além de ter mais segurança de suas decisões.

Fonte: Atlas das Juventudes

Ademais, de acordo com a pesquisa realizada pelo Atlas das Juventudes, a maioria dos jovens brasileiros acredita que teremos um futuro feliz. A média da felicidade futura do brasileiro, segundo jovens de 15 a 29 anos, foi de 9,3, uma das notas mais altas do mundo. Isso mostra que a juventude brasileira crê em um futuro melhor, e ter esse pensamento é um passo essencial para construir uma nova realidade.

Vimos, então, que o jovem tem o pensamento positivo necessário para promover mudanças benéficas na sociedade. Porém, como ele terá os meios necessários para se desenvolver como líder?

O papel da AIESEC

A AIESEC é o maior movimento de liderança jovem do mundo. Todos os cargos da organização são ocupados por pessoas de 18 a 30 anos.

Os membros da AIESEC, podem ocupar diversas posições de liderança, possibilitando o desenvolvimento de várias soft e hard skills necessárias para se tornar um bom líder.

Além disso, os programas de intercâmbio da AIESEC são focados em desenvolver liderança em cada uma das pessoas. Seja como Voluntário Global, Talento Global ou Professor Global, cada intercambista estará desenvolvendo habilidades fundamentais para liderar um time, enquanto vive cenários desafiadores.

De acordo com a pesquisa do Atlas das Juventudes, “os jovens apresentam uma necessidade constante de circulação e experimentação que deve ser incorporada no desenho de estratégias tanto de ensino como de trabalho e aprendizagem”. A AIESEC é um fator essencial para promover esse dinamismo no aprendizado, uma vez que os membros são incentivados a “aprender fazendo”.

É importante lembrar que todos os intercâmbios da AIESEC estão diretamente relacionados com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU. Dessa forma, enquanto você realiza seu intercâmbio, você estará ajudando a alcançar um dos objetivos do milênio.

Vale destacar que o propósito da AIESEC é atingir a paz e o preenchimento das potencialidades humanas, com a juventude sendo a chave na construção de um futuro melhor.

Ficou interessado em fazer parte da AIESEC ou em realizar um de nossos intercâmbios? Conheça mais sobre nosso propósito e confira alguns programas de intercâmbio.

Veja também nosso instagram @aiesecnobrasil

Por Beatriz Caldas

Compartilhe

Nossos intercâmbios com descontos de

*Promoção válida por
período limitado.