5 testes de personalidade para ampliar seu autoconhecimento

Autoconhecimento é um dos pilares da AIESEC. Saber mais sobre si mesmo é um passo fundamental para seu desenvolvimento pessoal. Além disso, o autoconhecimento é uma soft skill muito valorizada no mercado de trabalho.

Pensando nisso, separamos aqui alguns testes de personalidade para que você possa se conhecer melhor.  

Eneagrama

O eneagrama é um teste que mapeia sua personalidade em 9 aspectos: perfeccionista, prestativo, bem sucedido, individualista, observador, questionador, sonhador confrontador e pacifista.

Para fazer o teste, você precisa marcar o quanto se identifica com algumas afirmações, dando notas de 1 a 5. A nota que você indicou para cada afirmativa vai sendo somada, e no final você consegue saber quais são seus tipos predominantes.

Um fato interessante é que você pode ter mais de um tipo predominante. Você pode, por exemplo, ser perfeccionista e bem sucedido. O diferencial do eneagrama é que todas as pessoas possuem essas 9 características, só que em níveis diferentes. Saber quais os seus vai ajudar no seu autoconhecimento.

autoconhecimento
Fonte: https://blog.runrun.it/teste-eneagrama/

DISC

O DISC é um teste que vai avaliar sua personalidade com base em 4 padrões comportamentais: dominância, influência, estabilidade e conformidade. Esses comportamentos são comuns a todas as pessoas, mas o teste vai mostrar qual é o que prevalece em seu perfil.

Uma das vantagens do DISC é o fato dele ser um teste curto. São cerca de 40 opções, em que você vai marcar qual é a palavra que você mais se identifica. Com base na escolha das palavras, o teste vai definir qual é o traço mais determinante no seu perfil.

Além de melhorar seu autoconhecimento, o teste DISC pode facilitar a comunicação dentro de uma equipe, ajudar a aprimorar sua inteligência emocional e desenvolver melhor a liderança, cooperação e confiança em um time.

Fonte: Pacto RH

MBTI

O MBTI, também conhecido como 16 personalidades, é um teste que avalia seu perfil em 4 pares de dicotomias: extroversão x introversão, sensorial x intuição, razão x sentimento e julgamento x percepção.

A partir dessas dicotomias, o teste monta combinações que geram 16 tipos de personalidade, entre 4 grupos principais: analistas, diplomatas, sentinelas e exploradores. Os analistas são: arquiteto (INTJ), lógico (INTP), comandante (ENTJ) e inovador (ENTP).

Entre os diplomatas encontramos: advogado (INFJ), mediador (INFP), protagonista (ENFJ) e ativista (ENFP). Já os sentinelas são: logístico (ISTJ), defensor (ISFJ), executivo (ESTJ) e cônsul (ESFJ). Por último, os exploradores são: virtuoso (ISTP), aventureiro (ISFP), empresário (ESTP) e animador (ESFP).

Por traçar 16 tipos de perfis, o MBTI costuma ser considerado o teste de personalidade mais completo, sendo muito usado, por exemplo, para criação de personagens em narrativas.

Janela de Johari

Você é o tipo de pessoa que guarda tudo para si? O teste da Janela de Johari procura analisar o quanto guardamos para si e o quanto expomos para os outros.

O teste consiste em traçar um quadro com 4 quadrantes, ou “janelas”. Cada uma dessas janelas representa um “eu” diferente seu. As janelas são divididas em: zona aberta, zona cega, zona oculta e zona desconhecida.

A zona aberta é aquela que tem aspectos da sua personalidade que são conhecidos por você e pelos outros. A zona cega, por sua vez, é a janela de aspectos que são conhecidos pelos outros, mas não por você. A zona oculta é aquela que contém particularidades que apenas você sabe, mas os outros desconhecem. Já a zona desconhecida engloba aspectos que são desconhecidos tanto por você quanto pelos outros.

O interessante ao fazer o teste da Janela de Johari é a possibilidade de ter um autoconhecimento a partir não só do que você pensa sobre si, mas sobre como os outros te enxergam.

Sabotadores

A autossabotagem é um padrão muito comum do comportamento humano. Por causa disso, saber identificar quais são os seus sabotadores acaba sendo algo extremamente útil e poderoso para seu autoconhecimento.  

O teste de sabotadores consiste exatamente em descobrir o que está sabotando sua vida. Saber o que está te impedindo de agir e alcançar suas metas e objetivos, para que, a partir disso, você possa traçar estratégias para lidar com isso.  

Procurando desenvolver ainda mais seu autoconhecimento? A AIESEC está com inscrições abertas para o processo seletivo. Faça parte da AIESEC também!

Para conhecer mais sobre a AIESEC no Brasil, acesse aqui e também conheça nosso instagram @aiesecnobrasil

Por Beatriz Caldas

Autor(a)

Compartilhe