Qual é o programa de intercâmbio da AIESEC certo para a minha empresa?

Graças aos avanços nos meios de comunicação, é praticamente impossível pensar em cada país como um mercado isolado. A internet, em especial, ajuda a aproximar profissionais e empresas de diversas partes do mundo, que podem trocar conhecimento e experiências únicas. E para aqueles que desejam fazer parte dessa nova tendência, os programas da AIESEC são um ótimo caminho.

A AIESEC trabalha com programas de intercâmbio de trabalho internacional, em que profissionais e empresas de diferentes países criam experiências únicas para se desenvolverem. Dessa forma, trabalhadores podem ganhar experiência em outros países e empresas podem trazer uma perspectiva completamente diferente para a forma como trabalham.

Atualmente, AIESEC possui três modalidades de programas profissionais: Talento Global, Professor Global e Programa Profissional Virtual. Cada programa é voltado para um público distinto e nesse post você pode entender qual deles mais encaixa com a realidade da sua marca.

Por que contar com um intercambista da AIESEC?

Embora o mundo esteja se tornando cada vez mais global, muitos empreendedores ainda não se sentem confortáveis para contratar um profissional do exterior. E se você ainda está resistente em aderir, conheça algumas vantagens de receber um intercambista na AIESEC na sua empresa:

Incluir novas habilidades no repertório do seu time

Naturalmente, um novo profissional também traz consigo seus conhecimentos acumulados e suas formações. Aquilo que cada um desenvolve ao longo dos anos de estudo é sempre um diferencial na hora de elaborar e prestar serviço ao seu cliente. Se a sua equipe sente falta de alguma competência específica, então vale a pena contratar um intercambista para suprir essa demanda.

Trazer novas ideias para o negócio

Sempre que você contrata uma pessoa, ela traz novas perspectivas para a sua empresa, que vão além de sua formação. Alguém que faz parte de uma cultura diferente terá uma visão única em relação à sua área de atuação, o que é ótimo para oxigenar a empresa e atualizar suas referências.

Considerando que o mercado atual é altamente dinâmico, com ênfase na descoberta de novos nichos de mercado, o pior erro que um empreendedor pode cometer é deixar seu negócio estagnar e não acompanhar as novas tendências. Incluir diversidade na sua empresa é uma forma de mantê-la sempre viva e bem nutrida.

Incentivo à inovação

Outra perspectiva em relação aos programas da AIESEC é que, com uma perspectiva externa em relação aos seus processos, você também terá mais oportunidades de inovar em seus processos.

Mesmo os melhores profissionais tendem a ficar presos às suas formas já constatadas de solucionar problemas, dificultando a busca por novos métodos. Inserir alguém que ainda não está tão familiarizado com sua forma de trabalhar é ótimo para questionar a eficácia dos processos já instituídos e criar uma vantagem competitiva.

Criação de contatos

Por fim, mas não menos importante, o fato de que o intercâmbio ser um programa temporário não significa que você não terá oportunidades de construir uma relação duradoura. Um profissional estrangeiro, depois que volta ao seu país, ainda é um ponto de contato com esse mercado internacional.

Se você fez um bom trabalho de integração, esse ex-colaborador pode atuar como seu parceiro em seu país de origem, facilitando o contato com empresas locais e expandindo suas opções para atuar no mercado internacional.

Talento Global

O programa Talento Global da AIESEC é o nosso programa profissional mais tradicional. Esse programa é indicado para Empresas e Organizações que desejam receber estagiários internacionais. O período de atuação do intercambista pode variar de acordo com a necessidade da empresa e deve durar entre 6 a 72 semanas.

Para esse programa, jovens de 18 a 30 anos de idade de outros países podem se candidatam a vaga da sua empresa através do portal da AIESEC, que dá suporte no processo de seleção. De modo geral, os requerimentos mínimos solicitados para todas as vagas são inglês avançado e experiência na área de atuação. Caso deseje, a sua empresa pode adicionar outros requerimentos para as vagas a serem abertas.

Quais são as áreas de atuação dos Talentos Globais?

Algumas das principais áreas de atuação envolvidas nesse programa são:

  • Engenharias
  • Tecnologia da Informação
  • Administração
  • Finanças
  • Gestão
  • Marketing
  • Recursos Humanos

Professor Global

Enquanto o programa “Talento Global” é mais voltado para o ambiente empresarial, o “Professor Global” é um programa voltado para Escolas e Instituições de Ensino, nas quais o jovem deve ter a oportunidade de vivenciar uma experiência em sala de aula. Assim como o programa anterior, o período de atuação do “Professor Global” pode variar, tendo opções de curta, média e longa duração.

Esse programa também é voltado para jovens de 18 a 30 anos de idade de outros países, cujos requerimentos mínimos solicitados para todas as vagas são inglês avançado e experiência na área de atuação. Caso deseje, a sua instituição também pode adicionar outros requerimentos para as vagas a serem abertas. As vagas são abertas na plataforma da AIESEC, que também dá suporte na seleção dos candidatos.

Programa Profissional Virtual

O “Programa Profissional Virtual” é a mais nova modalidade de intercâmbio da AIESEC que, diferente dos demais, acontece de forma 100% remota, sendo ideal para empresas que estão trabalhando em formato home-office. Semelhante ao “Talento Global”, o programa é mais voltado para Empresas e a duração da atuação do intercambista deve variar entre 6 à 26 semanas. Os requisitos são os mesmos dos outros programas: 18 a 30 anos de idade, inglês avançado e experiência na área.

Qual dos programas é o mais indicado para a minha empresa?

A resposta é: depende. Todos os programas da AIESEC podem trazer benefícios para seu negócio, mas é importante que você avalie qual deles tem mais fit com o seu modelo de negócio e de trabalho atual.

Se a sua Empresa ainda está em modelo remoto, o programa virtual pode ser mais interessante já que não exige a locomoção do intercambista ao Brasil para a realização do trabalho, mas se o que você busca são, justamente, as trocas culturais presenciais, então, o programa “Talento Global” pode ser uma escolha mais assertiva.

Já se você faz parte de uma instituição de ensino e busca intercambistas para enriquecer o seu corpo docente, então, aposte no programa “Professor Global”.

Quer saber mais informações? Conheça nossos programas de parceria e receba intercambistas para diversificar a sua empresa.

Autor(a)

Compartilhe