6 vantagens de contratar um estagiário estrangeiro

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Na hora de contratar um novo estagiário, é preciso estar atento a diversas questões, como os aspectos legais do modelo de trabalho e o perfil do candidato em si. O que poucas empresas sabem é que é possível inovar contratando um estagiário estrangeiro. Empregar intercambistas, por exemplo, pode ser uma ótima opção para a sua empresa.

Já tinha ouvido falar sobre isso? Para explicar melhor, listamos aqui algumas vantagens de contratar um estagiário estrangeiro. Veja quais são!

1. Capital humano diversificado

O enriquecimento que o convívio entre pessoas de diferentes culturas traz é o que motiva milhares de indivíduos a se aventurarem em novos países todos os anos.

Isso não poderia ser diferente em um contexto corporativo. Em se tratando de uma empresa, quanto mais diverso for o capital humano, mais rico também ele será.

Assim ocorre no Google, um dos empreendimentos de maior sucesso nos últimos anos: em seu quadro efetivo existem pessoas do mundo todo. Segundo gerentes e recrutadores, a busca pela diversidade é uma constante na empresa. Em relação ao seu impacto nos negócios, é justamente esse fato que faz com que eles consigam agradar a um público tão diversificado.

2. Abertura para uma percepção diferenciada

Nada melhor do que alguém de fora para enxergar de maneira diferente o que nós, brasileiros, estamos acostumados a fazer sem nos questionarmos.

Logo, a presença de um estagiário estrangeiro pode se transformar em uma oportunidade de rever certos conceitos com que a empresa trabalha, modificar o que se julgar necessário e valorizar aquilo que é feito de maneira automática.

Todos sabem do valor que o feedback tem na rotina de uma empresa, além do seu papel transformador se as pessoas forem capazes de utilizá-lo de maneira consciente e construtiva.

Grandes eventos esportivos internacionais como os Jogos Olímpicos e a Copa do Mundo FIFA que aconteceram no Brasil nos últimos anos, são grandes exemplos para nós do quanto o contato com pessoas de países diferentes pode ser rico e vantajoso para ambas as partes.

A presença de um estrangeiro mudou o olhar dos brasileiros em relação à sua própria cultura, sendo esse ponto uma das oportunidades únicas que a troca possibilita. Dentro de uma empresa, isso continua tendo o mesmo valor.

3. Aumento do aprendizado

Sem dúvida, a presença de um estagiário estrangeiro na empresa tira todos de sua zona de conforto. Além de fazer com que a equipe perca o medo desse contato, ela traz um desafio concreto para colaboradores: o de aprender outro idioma.

Uma cultura de aprendizado é o que toda organização deve buscar nos dias de hoje, uma vez que vivemos numa era em que o conhecimento ocupa um lugar central e pode levar empresas cada vez mais longe. Tudo isso é essencial para construir uma trajetória de sucesso mais duradoura.

4. Internacionalização da sua empresa

A internacionalização de uma empresa abrange desde a importação e exportação de produtos e serviços até mesmo a produção em solo estrangeiro, integrando a organização a novos mercados além dos domínios territoriais.

Para que isso aconteça, é necessário que a empresa tenha o maior número possível de informações concretas a respeito desses potenciais mercados, conhecendo também suas principais estratégias, formas de atuação, concorrência, entre outros fatores.

Dessa forma, nada melhor do que contar com alguém de outro país em seu quadro de colaboradores, não concorda? E essa pessoa pode ser, justamente, um estagiário estrangeiro.

Ele vai poder, por exemplo, contribuir com dados essenciais, não só sobre o mercado em questão, como também sobre a cultura, cotidiano, hábitos de consumo e legislação, garantindo aos gestores uma excelente bagagem e um diferencial competitivo interessante.

5. Mais dinamismo à rotina de trabalho

O estágio, como você provavelmente já sabe, é a oportunidade de o estudante colocar em prática tudo aquilo que é ensinado em sala de aula.

Por esse motivo, é comum que os estagiários sejam jovens e adultos interessados em conhecer todas as funções da profissão que desejam seguir, bem como toda a rotina da empresa, aplicando seu conhecimento teórico no dia a dia de trabalho.

Dessa forma, ter um estagiário por perto é muito mais que contar com um funcionário para auxiliar nas tarefas de uma função, é estimular colegas e superiores a compartilharem conhecimento, promovendo uma troca valiosa de informações. É também trazer dinamismo, inovação e diferentes habilidades para dentro da empresa.

Tudo isso é potencializado, ainda mais, quando esse estagiário é de um outro país e carrega uma outra bagagem, agregando ainda mais valor à experiência.

Pense, por exemplo, no quão benéfico e oportuno pode ser trazer um perfil de funcionário completamente diferente do qual você está acostumado. Ele pode trazer novas ideias, novas informações e, até mesmo, mais dinamismo ao ambiente de trabalho.

6. Adoção de outras culturas na empresa​

O estagiário estrangeiro favorece a inovação da empresa por meio da diversidade de ideias e contextos. Como já mencionamos, contar com um em sua equipe de trabalho proporciona o intercâmbio de culturas, experiências, idiomas, aprendizados, entre outros.

Entretanto, é importante que você saiba que isso não precisa parar por aí. O estagiário estrangeiro pode inspirar a empresa e seus colaboradores a adotarem, em seu cotidiano de trabalho, práticas e culturas que só têm a acrescentar e a melhorar os processos da organização.

Em outras palavras, todo esse aprendizado que vem junto com a contratação de um estagiário estrangeiro pode — e deve! — ser aproveitado da melhor forma possível. Assim, é indicado que ele seja incorporado ao cotidiano da empresa do modo mais adequado para que contribua com a melhoria dos resultados da organização.

Por fim, apesar de todas essas vantagens citadas até aqui, é preciso lembrar, no entanto, que existem três maneiras de contratar intercambistas: a Resolução Normativa 111, que estabelece um prazo máximo de 120 dias para o estagiário (sem precisar estar matriculado em universidade brasileira), a Resolução 88 e a de número 94, a qual abrange, também, intercambistas recém-formados.

Viu só quantas vantagens a contratação de um estagiário estrangeiro pode fornecer à sua empresa? Não perca tempo! Adote, agora mesmo, essa estratégia a fim de otimizar os resultados globais da empresa!

E então, gostou deste conteúdo? Quer se aprofundar ainda mais sobre o tema e entender de vez como trazer um estagiário estrangeiro para a sua empresa? Entre em contato conosco agora mesmo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *