8 motivos para fazer um intercâmbio profissional

Você já considerou a importância de um intercâmbio para o seu desenvolvimento profissional e pessoal? Há alguns anos atrás, o intercâmbio era visto apenas como uma viagem de adolescentes para conhecer alguma cidade ou ponto turístico e realizar cursos de inglês, porém nos dias de hoje, o intercâmbio passou a fazer parte dos planos de muitos jovens que querem ser valorizados no ambiente profissional.

8 motivos para fazer um intercâmbio profissional

A importância dessa experiência para o mercado de trabalho é imensa. Os jovens intercambistas têm que superar os desafios de estar longe de casa, imerso em outra cultura e fora da zona de conforto. Todas essas características são o que torna o intercambista mais valorizado pelos empregadores. Além disso, o desenvolvimento pessoal promovido pelo intercâmbio é mais um atrativo para quem deseja ampliar sua visão de mundo e de si mesmo.

E os atrativos não param por aí. Para que você conheça a importância de se fazer intercâmbio, trouxemos 08 motivos para fazer um intercâmbio profissional.

Aprimorar o idioma

Sem dúvidas, a experiência de viver na prática o diálogo de uma língua estrangeira no dia-a-dia é muito desenvolvedora. Você consegue desenvolver em apenas algumas semanas, o que normalmente levaria meses ou até mesmo anos em uma escola de idiomas tradicional.

Melhorar seu currículo

As empresas veem o profissional com a experiência de intercâmbio profissional como uma pessoa capaz de enfrentar desafios, se adaptar a novas culturas, com liderança e capacidade de gestão de crises. Tudo porque você deixou sua zona de conforto e se abriu para a vida em um novo país.

Conhecer novas culturas

O contato com uma nova cultura aumenta a empatia e a compreensão necessárias para compreender os outros. Viajar permite que você aprenda sobre a história, cultura e arte do lugar que você visita.

Essa experiência com certeza mudará a forma como você entende o mundo. Isso pode ajudá-lo a valorizar alguns pontos de nossa cultura que antes passavam despercebidos ou, ao contrário, analisar alguns itens que eram comuns a você e não são em outros locais.

Redescobrir-se

Durante sua experiência internacional, você vai vivenciar um ambiente diferente do que está acostumado, e terá que ser resiliente a algumas situações. Tais situações, são ótimas para seu desenvolvimento, pois é na adversidade que você vai se auto-conhecer melhor, e irá notar que ser resiliente e persistente, pode abrir portas incríveis.

Processos seletivos

Se você se sentiu desvalorizado antes do intercâmbio ou não recebeu ofertas de trabalho interessantes, prepare-se para uma mudança. As empresas internacionais que operam no Brasil carecem de profissionais qualificados, fluentes em língua estrangeira e com o perfil que você terá ao retornar.

Portanto, se o seu objetivo é alavancar sua carreira, um intercâmbio profissional é essencial. Você passa a ter um novo valor no mercado de trabalho e atinge seus objetivos com mais segurança. Certamente sua carreira nunca mais será a mesma!

Independência

Algumas pessoas não estão acostumadas a fazer coisas para elas mesmas. Fazendo um intercâmbio você aprende a se cuidar sozinho sem ajuda de nenhum familiar. Os recrutadores dão muito valor a este quesito, principalmente quando estão contratando jovens talentos.

Networking

Além do intercâmbio profissional ser uma oportunidade de fazer amigos do mundo todo e aprender um pouco sobre a cultura de cada um, é também uma oportunidade de criar networking. Manter-se conectado com pessoas de outros países é uma forma de melhorar as oportunidades de crescimento e aprimorar conhecimentos para alcançar os objetivos que você tem para a sua carreira.

Ser orientado a soluções

Ser Orientado à Solução é ser uma pessoa que se adapta e demonstra resiliência diante dos desafios, que transmite positividade pela incerteza e assume riscos quando necessário.

Como encontrar uma oportunidade de acordo com seu perfil

Existem diversos tipos de intercâmbios diferentes nas agências de intercâmbio. No entanto, um intercâmbio, impulsionador, desafiante e encantador e que as competências citadas acima podem ser adquiridas é por meio de um dos programas de intercâmbio profissional da AIESEC: o Talento Global.

O programa Talento Global é a oportunidade perfeita para o jovem que quer desenvolver sua liderança inserido no mercado de trabalho internacional, desafiando-se em um ambiente totalmente novo, enquanto alavanca sua carreira em uma perspectiva mundial com algum dos nossos parceiros.

Neste programa profissional, você tem a oportunidade de desenvolver sua carreira com um estágio internacional, no período de 6 a 8 semanas. Para ter sua vivência como líder global neste programa, é fundamental que você atenda alguns requisitos, tais como ter entre 18 e 30 anos, possuir inglês ou espanhol intermediário e já ter tido alguma experiência na área de atuação na qual teria interesse em se aplicar.

Não perca tempo! Inscreva-se agora e o escritório mais próximo de você. O escritório entrará em contato com você e irá lhe apresentar os projetos de acordo com seu perfil e interesse!

Por Guilherme Junior

Autor(a)

Compartilhe