Quem se interessa e pesquisa sobre a área de RH sabe a importância de manter os profissionais desse setor trabalhando em conjunto com os demais colaboradores de uma empresa. E é nesse contexto que o profissional de Business Partner passa a ser cada vez mais solicitado nas companhias que desejam potencializar seus resultados.
O Business Partner nada mais é do que um consultor interno de recursos humanos, que trabalha estrategicamente para aproximar a área de recursos humanos das outras áreas da empresa, atuando como um parceiro de negócios desses setores.
Está pensando em contratar um profissional de Business Partner para a sua empresa? Veja abaixo algumas características muito importantes que um profissional dessa área precisa ter!
1. Mostrar valores alinhados aos da empresa
Uma das primeiras coisas que você deve levar em consideração na hora de escolher um Business Partner para o seu negócio é se os valores dessa pessoa estão alinhados aos valores da sua empresa.
Questione o profissional sobre o seu interesse em trabalhar na sua organização, os seus valores e por que ele acha que seriam úteis para a realização de seu trabalho.
Explique a ele quais são os valores da empresa, no que você e sua equipe acreditam e qual é o propósito da organização.
Ter essa identificação verdadeira é fundamental para que o profissional realmente “vista a camisa” do seu negócio e seja capaz de motivar seus colaboradores a fazerem o mesmo.
2. Ter paixão pelo que faz
Realizar uma atividade apenas porque acredita ter encontrado um nicho com boas oportunidades que têm a ver com sua área de formação não faz de ninguém o melhor dos profissionais.
Em uma área na qual lidamos diretamente com pessoas e buscamos, diariamente, atender suas expectativas e necessidades, fazendo com que elas se desenvolvam e tragam resultados para a empresa, é preciso trabalhar com paixão.
Estar sempre atento às novidades do mercado, conversar com os colaboradores, diretores, fornecedores, empresários, buscar novas soluções, enfim, gostar do que faz é muito importante para um Business Partner, pois ele lidará com todos esses públicos e deve saber a melhor maneira de fazê-lo.
3. Transparecer sua integridade e ética
Seu Business Partner terá acesso a diversas informações importantes da sua empresa, além de ter uma grande responsabilidade na estruturação de processos e na liderança da sua equipe.
Esse é um cargo que exige uma pessoa de alta confiança, afinal, muitas coisas dependerão dela para funcionar e, apesar de necessitar de um acompanhamento de sua parte como gestor imediato, ela vai precisar de autonomia para desempenhar sua função.
Por isso, busque referências e indicações desse profissional, procure saber como foi sua passagem por outras empresas e faça perguntas que avaliem muito bem a sua integridade e ética.
4. Ser capaz de resolver conflitos
Por mais planejadas que sejam as operações de uma empresa, falhas, problemas e conflitos, ainda que em uma baixa escala, são inevitáveis.
Trabalhar com um Business Partner que tenha calma e paciência para lidar com as adversidades, sendo totalmente orientado à solução e não ao problema, vai fazer bastante diferença na atitude da sua companhia.
5. Saber trabalhar em equipe
Apesar de ser posicionado hierarquicamente como um líder, o seu parceiro de negócios deve saber trabalhar em equipe e garantir a integração das diversas áreas do empreendimento.
Você deve buscar um profissional que tenha em mente que todos os funcionários estão trabalhando pelo mesmo objetivo, e que não são adversários, mas complementam-se com os resultados que entregam.
Lembre-se de que cooperação e empatia são palavras-chave para alguém que sabe trabalhar em equipe.
Quer entender melhor qual é o papel de um profissional de Business Partner em uma empresa? Confira nosso post que explica mais sobre o assunto!