Millennials: 4 habilidades que a geração Y aprendeu fora da escola

Embora se fale muito de conflito de gerações — sobretudo, com os Millennials no mercado de trabalho —, essa história não é nova. O espaço social é e sempre foi constantemente ocupado por pessoas de diversas idades e formas diferentes de ver o mundo e de entender as relações de trabalho. Isso sem falar nas expectativas que todo jovem tem quando começa um emprego novo e as inevitáveis frustrações que encontra quando chega lá.

De acordo com o Google Brasil, os Millennials nasceram entre 1979 e 1995, ou seja, são jovens de idades diferentes e, portanto, se enquadram em dois grupos. O primeiro, dos jovens de 25 a 34, é formado por pessoas que vivenciaram a era pré-internet e pré-recessão econômica de 2008. O segundo, dos jovens de 18 a 24 anos, é formado por quem já nasceu em meio à internet, aos smartphones e à recessão econômica.

Mas como lidar com esse perfil de jovens no mercado de trabalho? Quais são as habilidades que o diferenciam dos que nasceram antes de 79? Veja a seguir.

1. Boa capacidade de liderança

Os Millennials, tanto do primeiro quanto do segundo grupo, têm ávida necessidade de aprender e, portanto, de assumir responsabilidades na empresa e na vida. Isso significa que eles não recusam oportunidades de liderarem projetos e de serem promovidos a um cargo que exige ainda mais deles.

Ou seja, são ótimos líderes e vão tentar corresponder às suas expectativas por acharem que o novo é sempre uma oportunidade de aprender ainda mais.

2. São capazes de negociar com argumentos sólidos

Um Millennial nunca faz compras sem antes pesquisar em blogs, sites, vídeos da internet e sem conversar com amigos, familiares e qualquer pessoa que possa oferecer uma opinião sobre o produto. Isso significa que eles sempre estão com os argumentos na ponta da língua e com uma bagagem fundamentada quando precisam discutir a maior parte dos assuntos.

3. Buscam conhecimento informal e acadêmico

Os Millennials mais velhos (Old Millennials) pensam constantemente em voltar a estudar, em fazer uma pós-graduação e se qualificarem para o mercado de trabalho. Em geral, querem ter independência, morar sozinhos, viajar e conhecer outras culturas. Os Millennials mais jovens (Young Millennials) sonham em ter um diploma universitário, isto é, muito mais do que o conhecimento informal, querem conquistar o conhecimento acadêmico.

Além de aprender, os dois grupos esperam ser reconhecidos pelos seus esforços. Mas esse reconhecimento não é só financeiro. Eles querem sim um salário alto que seja condizente com a sua formação, mas querem também receber elogios e ser valorizados na empresa pelo conhecimento adquirido.

4. Tempo vem antes do dinheiro para os Millennials

O que os Millennials querem? Tempo livre, a possibilidade de se dedicarem a atividades diversas e alheias ao ambiente de trabalho e de ter liberdade para construir a própria agenda. Muitos deles prefeririam ganhar um pouco menos se pudessem tem maior liberdade de horários no trabalho.

Não é por acaso que os Old Millennials estão sempre buscando por dicas sobre como conciliar trabalho, estudos e diversão e os Young Millennials são impacientes com anúncios e comerciais que os atrapalham quando querem ver vídeos na internet e chegar à informação que procuram.

Os Millennials são jovens que estão sempre pesquisando e buscando conhecimento sobre as áreas pelas quais têm mais interesse. Basta conhecê-los um pouco mais para inseri-los no ambiente de trabalho e esperar ótimos resultados.

Gostou das dicas? Compartilhe este post em suas redes sociais!

Autor(a)

Compartilhe