Se você tem uma PME, sabe que os seus colaboradores são os principais responsáveis pelos resultados da organização, não é mesmo? É exatamente por isso que o recrutamento e seleção de pessoas se torna um processo tão importante dentro de uma organização. Afinal, é por meio dele que você encontra os melhores colaboradores para fazer parte do seu time.
Então leia este artigo e descubra algumas dicas para encontrar talentos com um processo de recrutamento e seleção de sucesso na sua PME!
Saiba o que você busca
O primeiro ponto para um processo de recrutamento e seleção de pessoas de sucesso é entender muito bem o que você busca. Isso significa que você precisa saber quais são as competências técnicas que você gostaria de encontrar em um bom colaborador, assim como as atitudes e comportamentos que quer que o candidato apresente.
Além disso, é importante também levar em consideração alguns elementos relacionados à motivação e engajamento do candidato em relação às atividades a serem desempenhadas por ele dentro da empresa. Além disso, é preciso que as crenças e valores do colaborador sejam compatíveis com aquelas que são compartilhadas pela sua empresa — o chamado fit cultural.
Entenda bem a sua empresa
Para encontrar os melhores colaboradores para a sua PME, também é importante entender muito bem como a sua empresa funciona. Isso porque o candidato precisa se adequar à realidade de trabalho da organização, assim como às demandas das atividades a serem realizadas.
Portanto, entenda bem o cargo que você está disponibilizando e quais as demandas dele em relação ao colaborador que irá ocupá-lo. Além disso, saiba qual o momento da sua empresa como um todo e como será a realidade de trabalho do novo colaborador.
Elabore um perfil para a vaga
Antes mesmo de divulgar uma vaga é essencial que você tenha em mente o perfil de colaborador que gostaria de ter dentro da empresa. Isso pode ser feito por meio do chamado perfil profissiográfico.
Nele você irá colocar todas as características que deseja encontrar no candidato ideal para preencher o cargo. Ou seja, deve listar cursos que ele deve ter feito, experiência na área, habilidades técnicas, assim como competências comportamentais e valores que deve possuir.
Crie um roteiro e um cronograma
O processo de recrutamento e seleção de pessoas de uma empresa é um dos mais complexos na área de gestão de pessoas. Isso porque ele possui uma série de fases e demanda investimento de tempo e energia da sua equipe.
Portanto, planeje com cuidado. Para isso, você pode elaborar um roteiro detalhado com todas as fases do processo. Inclua dinâmicas de grupo, mapeamento de competências, entrevistas, entre outras que julgar necessário. Além disso, aproveite para colocar datas pré-estabelecidas para cada uma das atividades e delegue também responsáveis para cada fase do processo.
Tenha uma empresa especializada como parceira
Na hora de contratar um novo colaborador para a sua PME, uma empresa especializada pode ser uma grande aliada. Isso porque empresas como a AIESEC já possuem experiências em recrutamento e seleção de pessoas, entendendo bem quais são as principais dificuldades do processo e como neutralizá-las.
Além disso, essas empresas podem auxiliar na hora de mapear as competências dos candidatos utilizando ferramentas modernas e eficientes, relacionadas à seleção de bons colaboradores. Por fim, com uma empresa especializada como parceira, você conta com um time de especialistas experientes para auxiliar durante todo o processo.
Um processo de recrutamento e seleção bem feito é a chave para encontrar os melhores colaboradores para fazerem parte do seu time. Dessa forma, você é capaz de potencializar os resultados da sua empresa e, com isso, iniciar a jornada do negócio rumo ao sucesso.
Portanto, aproveite para entrar em contato com a AIESEC agora mesmo e descubra todas as soluções em recrutamento e seleção de pessoas que temos para te oferecer!