Gamificação no processo seletivo: o que é e quais as vantagens de sua aplicação?

 

O seu processo seletivo pode ser desgastante, tanto para a equipe de RH quanto para os candidatos. Isso prejudica o desempenho dos profissionais ao longo do tempo, o que influencia negativamente a qualidade da nova contratação.

Mas como tornar esse momento, tão estratégico para a empresa, mais leve e divertido? A gamificação no processo seletivo pode ser a solução que você precisa!  Descubra agora o que é, como funciona e quais os benefícios de aplicar a gamificação na sua empresa!

O que é a gamificação e como ela funciona?

A gamificação nada mais é do que a aplicação que jogos ou conceitos de jogos em processos corporativos — como o recrutamento e seleção. Portanto, ele utiliza as mesmas estratégias, como fases, prêmios e pontos, para realizar processos dentro de empresas.

Ela pode ser utilizada de diversas formas, como jogos virtuais que desenvolvem determinada competência em profissionais, devido às atividades demandadas pelo game. Além disso, existem outras ferramentas que podem auxiliar no mapeamento de competências ou avaliação de desempenho.

Quais são os benefícios da gamificação?

Apesar de o conceito ser divertido, a gamificação é coisa séria. A implementação desse conceito nos processo da empresa, principalmente quando se fala em recrutamento e seleção, traz uma série de benefícios, tanto para o negócio quanto para o profissional. Descubra agora algumas dessas vantagens:

Aumenta o engajamento de candidatos no processo seletivo

O engajamento dos profissionais no processo seletivo da sua empresa é essencial para que você consiga encontrar o melhor talento para o negócio. E a gamificação é uma ótima aliada nesse aspecto.

Por incorporar técnicas de games, esse conceito deixa todas as atividades mais leves e divertida, sem perder em qualidade. Com isso, os candidatos se sentem mais motivados a dar o melhor de si no processo da sua empresa, potencializando as suas chances de encontrar o profissional ideal.

Coleta dados objetivos sobre competências dos profissionais

Existem muitas técnicas de gamificação virtuais. Elas possuem uma grande vantagem em relação a outros tipos de atividades, uma vez que os softwares ou aplicativos desenvolvidos com essa finalidade são capazes de coletar uma série de dados objetivos e detalhados sobre os candidatos ao longo do processo.

Dessa forma, você gera informações que, quando analisadas, podem embasar a tomada de decisão sobre qual é o melhor profissional para a empresa.

Cria um diferencial para a empresa

Trabalhar a reputação da sua marca como empregadora é uma ótima estratégia para encontrar os melhores talentos para o negócio e reduzir os índices de turnover. Dessa forma, é importante criar diferenciais para a empresa como um todo, sendo a gamificação uma ótima aliada nesse aspecto.

Com um processo seletivo inovador e divertido, os profissionais se tornam promotores da sua marca como empregadora, melhorando a sua reputação como um todo.

Como implementar a gamificação no processo seletivo da empresa?

Agora que você já sabe o que é e alguns dos benefícios da gamificação no processo seletivo da sua empresa, é hora de descobrir como implementá-la.

Para isso, comece com um diagnóstico sobre o recrutamento e seleção atual da sua empresa. Colete feedback com candidatos e colaboradores de forma a identificar os principais problemas do processo e como eles poderiam ser resolvidos com o uso da gamificação.

A partir disso, busque ferramentas disponíveis no mercado para atender as suas demandas. Você pode realizar gincanas virtuais, jogos para testes de habilidades, competições em aplicativos para a descoberta de novos talentos, entre outras ferramentas.

Por fim, não se esqueça de analisar os resultados periodicamente de forma a identificar os resultados do processo e investir na melhoria contínua do processo seletivo do negócio.

O recrutamento e seleção é um dos processos mais importantes do RH da empresa. Com o uso da gamificação no processo seletivo você é capaz de potencializar os seus resultados e gerar uma série de benefícios, tanto para a empresa quanto para os candidatos. O que você está esperando para seguir essas dicas e implementá-las agora mesmo?

Aproveite e leia também o nosso próximo artigo para descobrir como utilizar a gamificação em outros processos de gestão de pessoas do negócio. Boa leitura!

Autor(a)

Compartilhe