Como fazer um job description matador para o recrutamento de sua empresa?

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Surgiu uma oportunidade em sua empresa e, agora, essa nova vaga precisa ser divulgada de modo a alcançar os profissionais ideais para exercer a função oferecida. Isso só é possível quando a empresa sabe como fazer um job description eficiente — que selecione, desde a etapa do anúncio, os candidatos mais alinhados à posição.  

E você, já sabe como fazer uma job description? Entende a sua importância para um processo de recrutamento e até mesmo para o bom funcionamento do seu negócio? É sobre isso que falaremos neste post. Acompanhe!

Qual é a importância de um bom job description?

Considerando que o objetivo de todo processo de recrutamento é trazer para a empresa os melhores talentos do mercado, para que isso aconteça de fato, é preciso saber como atrair esses profissionais. Não concorda?

Justamente por esse motivo, saber como fazer uma job description eficiente é fundamental. Quando a descrição contempla aspectos como os que listaremos ao longo do artigo, ela acaba mostrando como é gratificante trabalhar na empresa. E, assim, desperta o interesse de profissionais qualificados e que preenchem os requisitos do cargo.

Isso potencializa a eficácia dos processos de recrutamento, já que traz economia de tempo e de recursos, diminui a taxa de rotatividade na empresa e mantém, na empresa, funcionários satisfeitos e que pretendem continuar trabalhando na organização

Como fazer um job description eficiente?

Título da vaga

O título da vaga deve ser objetivo e claro. Embora muitas empresas gostem de ser criativas quanto a esse aspecto, é preciso saber usar bem as palavras, evitando aquelas que afetam negativamente o ranqueamento da publicação. Evite também títulos confusos e cheios de clichê, que podem tornar a vaga desinteressante.

Outros erros comuns e que não devem acontecer, incluem:

  • fazer perguntas dentro do título;
  • usar caixa alta;
  • incluir valores falsos.

Descrição da oportunidade

A descrição da vaga deve ser breve e falar sobre a oportunidade de forma interessante, de modo a despertar o interesse dos profissionais. Aborde o que será esperado do candidato caso ele seja contratado, bem como as tarefas a serem executadas por ele.

Preze sempre pela transparência e pela clareza, evitando termos internos que possam confundir as pessoas — por exemplo, a vaga pode até se chamar “Analista de marketing sênior nível II”, mas isso realmente não fará sentido algum para o mercado.

Requisitos necessários

Especificar os requisitos necessários é uma etapa fundamental, já que filtra os candidatos realmente ideais para a vaga, como qualificações (o candidato deve ter concluído a universidade? Deve ser pós-graduado?), habilidades (deve ser fluente em inglês?), experiência, etc.

Para tanto, apresente tudo isso de modo organizado e em ordem de relevância.​ Lembre-se de que, quanto mais específico for esse setor, menores serão as chances de receber currículos que não preencham os requisitos.

Faixa salarial e local de trabalho

A faixa salarial deve ser mencionada com honestidade — e não incluí-la é certamente um dos fatores que mais frustram os candidatos em uma job description. O local de trabalho também deve constar na descrição. Portanto, adicione um endereço físico na publicação. Isso garante credibilidade e permite que os profissionais se certifiquem de que a empresa de fato existe.

Call to Action (CTA)

O CTA da vaga é o que chamará o profissional para enviar a sua candidatura. Aqui, forneça informações claras e, caso julgar necessário, cabe preparar uma pequena seção de perguntas e respostas para verificar os candidatos que estão mais de acordo com a vaga.

Saber como fazer um job description matador influencia diretamente os processos de recrutamento para a sua empresa — e isso vale até mesmo para os funcionários estrangeiros. Dessa forma, você traz para o seu time apenas aqueles colaboradores alinhados aos objetivos da função oferecida e até mesmo à missão do negócio.

Por falar em funcionário estrangeiro, agora que você já consegue preparar um job description eficiente, veja em nosso próximo artigo como preparar a sua empresa para receber esse colaborador!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *