Surgiu uma oportunidade em sua empresa e, agora, essa nova vaga precisa ser divulgada de modo a alcançar os profissionais ideais para exercer a função oferecida. Isso só é possível quando a empresa sabe como fazer um job description eficiente — que selecione, desde a etapa do anúncio, os candidatos mais alinhados à posição.
E você, já sabe como fazer uma job description? Entende a sua importância para um processo de recrutamento e até mesmo para o bom funcionamento do seu negócio? É sobre isso que falaremos neste post. Acompanhe!
Qual é a importância de um bom job description?
Considerando que o objetivo de todo processo de recrutamento é trazer para a empresa os melhores talentos do mercado, para que isso aconteça de fato, é preciso saber como atrair esses profissionais. Não concorda?
Justamente por esse motivo, saber como fazer uma job description eficiente é fundamental. Quando a descrição contempla aspectos como os que listaremos ao longo do artigo, ela acaba mostrando como é gratificante trabalhar na empresa. E, assim, desperta o interesse de profissionais qualificados e que preenchem os requisitos do cargo.
Isso potencializa a eficácia dos processos de recrutamento, já que traz economia de tempo e de recursos, diminui a taxa de rotatividade na empresa e mantém, na empresa, funcionários satisfeitos e que pretendem continuar trabalhando na organização
Como fazer um job description eficiente?
Título da vaga
O título da vaga deve ser objetivo e claro. Embora muitas empresas gostem de ser criativas quanto a esse aspecto, é preciso saber usar bem as palavras, evitando aquelas que afetam negativamente o ranqueamento da publicação. Evite também títulos confusos e cheios de clichê, que podem tornar a vaga desinteressante.
Outros erros comuns e que não devem acontecer, incluem:
- fazer perguntas dentro do título;
- usar caixa alta;
- incluir valores falsos.
Descrição da oportunidade
A descrição da vaga deve ser breve e falar sobre a oportunidade de forma interessante, de modo a despertar o interesse dos profissionais. Aborde o que será esperado do candidato caso ele seja contratado, bem como as tarefas a serem executadas por ele.
Preze sempre pela transparência e pela clareza, evitando termos internos que possam confundir as pessoas — por exemplo, a vaga pode até se chamar “Analista de marketing sênior nível II”, mas isso realmente não fará sentido algum para o mercado.
Requisitos necessários
Especificar os requisitos necessários é uma etapa fundamental, já que filtra os candidatos realmente ideais para a vaga, como qualificações (o candidato deve ter concluído a universidade? Deve ser pós-graduado?), habilidades (deve ser fluente em inglês?), experiência, etc.
Para tanto, apresente tudo isso de modo organizado e em ordem de relevância. Lembre-se de que, quanto mais específico for esse setor, menores serão as chances de receber currículos que não preencham os requisitos.
Faixa salarial e local de trabalho
A faixa salarial deve ser mencionada com honestidade — e não incluí-la é certamente um dos fatores que mais frustram os candidatos em uma job description. O local de trabalho também deve constar na descrição. Portanto, adicione um endereço físico na publicação. Isso garante credibilidade e permite que os profissionais se certifiquem de que a empresa de fato existe.
Call to Action (CTA)
O CTA da vaga é o que chamará o profissional para enviar a sua candidatura. Aqui, forneça informações claras e, caso julgar necessário, cabe preparar uma pequena seção de perguntas e respostas para verificar os candidatos que estão mais de acordo com a vaga.
Saber como fazer um job description matador influencia diretamente os processos de recrutamento para a sua empresa — e isso vale até mesmo para os funcionários estrangeiros. Dessa forma, você traz para o seu time apenas aqueles colaboradores alinhados aos objetivos da função oferecida e até mesmo à missão do negócio.
Por falar em funcionário estrangeiro, agora que você já consegue preparar um job description eficiente, veja em nosso próximo artigo como preparar a sua empresa para receber esse colaborador!