4 Dicas de planejamento estratégico para a sua empresa crescer de forma saudável

Você já ouviu falar em planejamento estratégico mas, apesar de esse ser um termo tão popular no mundo corporativo, ainda é difícil colocá-lo em prática de forma efetiva.

Porém, é o planejamento estratégico que dá o norte para que a sua empresa cresça e alcance o sucesso. Além disso, ele é capaz de manter os colaboradores alinhados em torno de um objetivo comum e fornece direcionamentos e prioridades para embasar a tomada de decisão sobre o futuro do negócio.

Quer algumas dicas de planejamento estratégico para implementá-lo no negócio agora mesmo? Então continue a leitura e descubra!

1. Determine missão, visão e valores

O primeiro passo de um planejamento estratégico é a criação do famoso trio: missão, visão e valores. Para fazer isso, é importante entender o que efetivamente significa cada um desses elementos.

A missão é a razão de existência da sua empresa, o propósito e o porquê de ela existir. Já a visão, consiste em um resumo dos principais objetivos do negócio em um determinado período de tempo. É por isso que, geralmente, a visão das empresas começa com “Em 2020, ser (…)”. Portanto, ao contrário da missão, a visão muda ao longo do tempo.

Por fim, o valores são compostos por algumas frases que retratam as crenças e prioridades do negócio. Eles são um reflexo da cultura organizacional do negócio e indicam padrões comportamentais esperados dos colaboradores.

Para determinar esses três elementos, é importante que você revise a cultura e as práticas atuais da organização. Também converse com colaboradores e gestores de forma a entender qual a missão, visão e valores para cada um. A partir desses dados, defina, preferencialmente de forma coletiva, a missão, visão e valores da empresa.

2. Faça uma análise SWOT

Você já ouviu falar em análise SWOT? Ela é uma ferramenta que permite a realização de um diagnóstico simples e eficiente da situação atual da empresa.

Para isso, é preciso criar a matriz de acordo com os 4 elementos que fazem parte dela (e também dão origem à sigla SWOT). São eles:

  • strengths (forças): são as características que fazem com que a sua empresa se destaque, que criam um diferencial e são capazes de levar a organização ao sucesso;
  • weaknesses (fraquezas): esses são os gaps e lacunas do negócio, o que ainda precisa ser desenvolvido;
  • oportunities (oportunidades): são as principais oportunidades de mercado nas quais a sua empresa pode atuar;
  • threats (ameaças): aqui entram os concorrentes e riscos externos aos quais a empresa está sujeita.

Ao elencar todos esses elementos, você tem em mãos um diagnóstico completo do negócio, a partir do qual é possível criar planos de ação para resolver os principais problemas encontrados e potencializar as suas forças.

3. Conheça seus clientes

Outra dica de planejamento estratégico para a sua empresa é entender muito bem quem são os seus clientes. É preciso saber qual o perfil do seu público para criar estratégias de vendas cada vez mais eficientes.

Para isso, você pode criar questionários e entrevistas para os clientes e potenciais clientes do seu negócio. Além de nome, idade, renda e outras perguntas padrão, aproveite para investigar também interesses, profissão, hobbys e outros elementos sobre os seus clientes. Tudo isso ajuda na criação de uma persona que deve direcionar as ações da sua empresa.

4. Estabeleça metas e objetivos

Crie objetivos estratégicos para o seu negócio. Eles devem ser baseados na sua missão, visão e valores e ser desdobrados em metas e indicadores que demonstrem o quão próximo você está dos objetivos estabelecidos.

Portanto, crie metas e objetivos, tanto para a empresa como um todo quanto para cada área da empresa. A partir disso, mensure resultados periodicamente para monitorar a implementação do planejamento na empresa.

Essas foram as dicas de planejamento estratégico. Como você pôde ver, ele é um processo muito importante para o crescimento e sucesso da empresa. É ele que dá as diretrizes do negócio, embasa a tomada de decisão e dá direcionamento para os planos de ação em prol do futuro do negócio. Portanto, siga essas dicas e faça com que a sua empresa cresça de forma saudável!

Gostou das dicas de planejamento estratégico? Quer tirar dúvidas ou relatar alguma experiência? Então deixe um comentário abaixo!

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