4 Dicas de planejamento estratégico para a sua empresa crescer de forma saudável

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Você já ouviu falar em planejamento estratégico mas, apesar de esse ser um termo tão popular no mundo corporativo, ainda é difícil colocá-lo em prática de forma efetiva.

Porém, é o planejamento estratégico que dá o norte para que a sua empresa cresça e alcance o sucesso. Além disso, ele é capaz de manter os colaboradores alinhados em torno de um objetivo comum e fornece direcionamentos e prioridades para embasar a tomada de decisão sobre o futuro do negócio.

Quer algumas dicas de planejamento estratégico para implementá-lo no negócio agora mesmo? Então continue a leitura e descubra!

1. Determine missão, visão e valores

O primeiro passo de um planejamento estratégico é a criação do famoso trio: missão, visão e valores. Para fazer isso, é importante entender o que efetivamente significa cada um desses elementos.

A missão é a razão de existência da sua empresa, o propósito e o porquê de ela existir. Já a visão, consiste em um resumo dos principais objetivos do negócio em um determinado período de tempo. É por isso que, geralmente, a visão das empresas começa com “Em 2020, ser (…)”. Portanto, ao contrário da missão, a visão muda ao longo do tempo.

Por fim, o valores são compostos por algumas frases que retratam as crenças e prioridades do negócio. Eles são um reflexo da cultura organizacional do negócio e indicam padrões comportamentais esperados dos colaboradores.

Para determinar esses três elementos, é importante que você revise a cultura e as práticas atuais da organização. Também converse com colaboradores e gestores de forma a entender qual a missão, visão e valores para cada um. A partir desses dados, defina, preferencialmente de forma coletiva, a missão, visão e valores da empresa.

2. Faça uma análise SWOT

Você já ouviu falar em análise SWOT? Ela é uma ferramenta que permite a realização de um diagnóstico simples e eficiente da situação atual da empresa.

Para isso, é preciso criar a matriz de acordo com os 4 elementos que fazem parte dela (e também dão origem à sigla SWOT). São eles:

  • strengths (forças): são as características que fazem com que a sua empresa se destaque, que criam um diferencial e são capazes de levar a organização ao sucesso;
  • weaknesses (fraquezas): esses são os gaps e lacunas do negócio, o que ainda precisa ser desenvolvido;
  • oportunities (oportunidades): são as principais oportunidades de mercado nas quais a sua empresa pode atuar;
  • threats (ameaças): aqui entram os concorrentes e riscos externos aos quais a empresa está sujeita.

Ao elencar todos esses elementos, você tem em mãos um diagnóstico completo do negócio, a partir do qual é possível criar planos de ação para resolver os principais problemas encontrados e potencializar as suas forças.

3. Conheça seus clientes

Outra dica de planejamento estratégico para a sua empresa é entender muito bem quem são os seus clientes. É preciso saber qual o perfil do seu público para criar estratégias de vendas cada vez mais eficientes.

Para isso, você pode criar questionários e entrevistas para os clientes e potenciais clientes do seu negócio. Além de nome, idade, renda e outras perguntas padrão, aproveite para investigar também interesses, profissão, hobbys e outros elementos sobre os seus clientes. Tudo isso ajuda na criação de uma persona que deve direcionar as ações da sua empresa.

4. Estabeleça metas e objetivos

Crie objetivos estratégicos para o seu negócio. Eles devem ser baseados na sua missão, visão e valores e ser desdobrados em metas e indicadores que demonstrem o quão próximo você está dos objetivos estabelecidos.

Portanto, crie metas e objetivos, tanto para a empresa como um todo quanto para cada área da empresa. A partir disso, mensure resultados periodicamente para monitorar a implementação do planejamento na empresa.

Essas foram as dicas de planejamento estratégico. Como você pôde ver, ele é um processo muito importante para o crescimento e sucesso da empresa. É ele que dá as diretrizes do negócio, embasa a tomada de decisão e dá direcionamento para os planos de ação em prol do futuro do negócio. Portanto, siga essas dicas e faça com que a sua empresa cresça de forma saudável!

Gostou das dicas de planejamento estratégico? Quer tirar dúvidas ou relatar alguma experiência? Então deixe um comentário abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *