O mundo está passando por uma pandemia nunca vista antes. Uma das reflexões que essa crise traz é a de nós somos responsáveis pela natureza, pelos animais, pela sociedade e pelo planeta. Assim, cuidar, proteger e plantar um mundo melhor é um exercício diário e uma necessidade. Como uma organização dedicada a alcançar a paz mundial e uma sociedade que sempre promoveu o multiculturalismo, a AIESEC está comprometida em melhorar o mundo.
É aí que entram os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que é uma agenda mundial adotada em setembro de 2015, durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030. Nesta agenda estão previstas ações mundiais nas áreas de erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura, industrialização, entre outros.
E hoje, vamos falar em específico, sobre o objetivo de número 3.
ODS 3 – Saúde e Bem-estar
A ODS 3 visa garantir uma vida saudável e promover o bem-estar para todas e todos, em todas as idades, garantindo assim o desenvolvimento sustentável, e alguns dos principais objetivos da ODS 3 são:
- Até 2030, reduzir a taxa de mortalidade materna global para menos de 70 mortes por 100.000 nascidos vivos;
- Até 2030, acabar com as epidemias de AIDS, tuberculose, malária e doenças tropicais negligenciadas, e combater a hepatite, doenças transmitidas pela água, e outras doenças transmissíveis;
- Até 2030, reduzir em um terço a mortalidade prematura por doenças não transmissíveis via prevenção e tratamento, e promover a saúde mental e o bem-estar;
- Reforçar a prevenção e o tratamento do abuso de substâncias, incluindo o abuso de drogas entorpecentes e uso nocivo do álcool;
- Até 2030, assegurar o acesso universal aos serviços de saúde sexual e reprodutiva, incluindo o planejamento familiar, informação e educação, bem como a integração da saúde reprodutiva em estratégias e programas nacionais;
- Reforçar a capacidade de todos os países, particularmente os países em desenvolvimento, para o alerta precoce, redução de riscos e gerenciamento de riscos nacionais e globais de saúde.
Como a AIESEC possibilita esse impacto?
A AIESEC como o maior movimento de liderança jovem do mundo, busca promover Saúde e Bem-estar ao redor do mundo, e promover esse impacto positivo. E uma maneira que você pode contribuir para esta causa, é por meio do Voluntario Global.
O Voluntário Global é uma experiência voluntária em ONGs, Escolas ou Fundações em diversos países. Todos os projetos são vinculados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e possuem grande potencial de impacto no mundo. Os projetos tem a duração de 6 a 8 semanas e ter entre 18 e 30 anos é o único requisito para deixar sua marca no mundo.
“Desenvolvi empatia, gratidão, evolui minha comunicação e liderança. Quando vinham nós agradecer no projeto, era o momento que não tem explicação, é de muita gratidão e aquele pensamento de ser por isso que eu vim, o pouquinho de conhecimento e troca de cultura que acontecia era demais.”
Luana, sobre a experiência de intercambio que realizou na Colômbia , trabalhando em prol da ODS 3.
Você se identificou com a ODS 3? Tem o desejo de impactar vidas ao redor do mundo?
Não perca tempo! Inscreva-se agora e o escritório mais próximo de você irá lhe apresentar todos os projetos na área.
Por Guilherme Junior