A importância das soft skills em uma empresa e como desenvolvê-las

As habilidades técnicas eram as mais requisitadas no mercado há um tempo. No entanto (e felizmente), a sociedade sofreu muitas mudanças — e tais características, também conhecidas como hard skills, passaram a não ser mais os únicos diferenciais.

Hoje, as empresas têm uma demanda por profissionais que unem as habilidades técnicas e as soft skills. Tal transformação pode ter acontecido devido ao capital humano, que se tornou mais valorizado, ou até pelo fato de os gestores começarem a perceber que o comportamento dos profissionais tem uma grande relevância dentro das corporações.

De qualquer maneira, sabe-se que a busca por colaboradores tem sido, atualmente, muito mais minuciosa e abrangente. Ficou interessado e quer saber mais sobre as soft skills? Então, continue a leitura.

O que são as soft skills?

Podemos defini-las como as competências e os atributos diretamente relacionados à inteligência emocional de uma pessoa, que a permitem se relacionar com os demais indivíduos da melhor maneira possível. Melhora-se, assim, sua integração no ambiente de trabalho.

Como tais habilidades são subjetivas, é difícil identificá-las ou desenvolvê-las. Um excelente poder de persuasão ou uma grande empatia são alguns dos exemplos.

Quais são as principais?

Vale lembrar que tais competências são desenvolvidas pelas pessoas durante suas experiências de vida. Veja os principais exemplos de soft skills:

  • trabalho em equipe;
  • criatividade;
  • determinação;
  • comunicação verbal;
  • atitude positiva;
  • objetividade;
  • clareza;
  • habilidade na hora de ensinar;
  • poder de persuasão;
  • capacidade de liderança.

Em geral, essas características comportamentais de alto valor são bem difíceis de alterar. No entanto, todas elas podem ser desenvolvidas, melhoradas e aprimoradas ao longo da vida profissional. 

Como desenvolvê-las?

Trabalho em equipe

A maior parte das corporações está em busca de profissionais que saibam interagir com os colegas de trabalho, clientes e gestores, além de colaborar no momento de realizar alguma atividade ou tarefa.

Por isso, uma das principais habilidades a ser desenvolvida é o trabalho em equipe. Lembrando que aquele que for capaz de inspirar e motivar outros profissionais ganhará, com certeza, pontos na empresa.

Controle das emoções

É extremamente fundamental que o colaborador saiba controlar e administrar suas emoções para desenvolver as soft skills. Fazendo isso, ele será capaz de separar o âmbito pessoal do profissional.

Além disso, o foco nas tarefas diárias será muito mais eficaz. Sem contar que estamos falando de uma competência que também facilita o trabalho em equipe, maximiza o alcance dos objetivos e, ainda, melhora a aceitação de ideias contrárias.

Resiliência

Trata-se de uma das habilidades mais relevantes entre as soft skills. A resiliência é a base para todas as outras competências a serem desenvolvidas pelos profissionais.

Isso acontece porque o colaborador resiliente é ainda mais capacitado para lidar com os problemas do dia a dia, resistir à pressão e adaptar-se às mudanças. Ele mantém-se forte e focado para encarar os novos desafios.

Comunicação

Saber comunicar-se de maneira clara e efetiva pode facilitar os relacionamentos dentro da empresa e abrir diversas portas no mercado de trabalho.

Então, para que essa habilidade seja desenvolvida, é importante saber ouvir, falar sempre que for necessário e, claro, jamais desviar a atenção. Muitas vezes, uma boa comunicação é bem mais importante do que habilidades técnicas.

Criatividade

Por fim, essa é uma habilidade que consiste na capacidade de elaborar algo de maneira inovadora e diferenciada. Em qualquer situação ou profissão, é essencial que o profissional trabalhe com a criatividade diariamente.

Isso porque, para que ele se destaque no mercado, é fundamental encontrar novas alternativas e soluções diferenciadas para cada tarefa colocada em seu caminho.

Enfim, os profissionais que apresentam essas competências devem ser extremamente valorizados nas empresas. Isso vale principalmente para áreas que lidam com a tecnologia e, consequentemente, estão em constante evolução.

E então? O que achou das soft skills? Ficou com alguma dúvida? Compartilhe seu comentário conosco para que possamos ajudá-lo!

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