Adaptabilidade: a chave para ter competitividade no mercado!

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Vivemos em um mundo em constante mudança e transformação, no qual a incerteza e volatilidade fazem parte do dia a dia. E é nesse contexto que a sua empresa está inserida.

Isso cria uma nova demanda para os negócios: a adaptabilidade. Ou seja, para se manter competitivo no mercado e criar um diferencial para a sua empresa, é essencial que você consiga se adaptar às novas necessidades dos clientes e colaboradores que surgem a todo momento.

Mas você sabe quais são os principais impactos das mudanças da sociedade no seu negócio? Entende como se adaptar a elas? Continue a leitura deste artigo e descubra!

Os seus clientes mudaram a forma de consumir

A sociedade e a cultura exercem grande influência no comportamento dos consumidores. Assim, na era digital, a forma como os seus clientes se relacionam com a sua empresa e adquirem produtos mudou bastante.

Segundo um estudo realizado em 2017, a maioria dos brasileiros pesquisa produtos na internet antes de adquiri-los. Além disso, apesar de 65% das pessoas ainda temerem pela segurança dos dados, 55% utilizam seus smartphones para o pagamento de mercadorias.

Se adaptar a essa nova realidade de compra é uma necessidade para que a sua empresa continue atraindo clientes e vendendo seus produtos. É importante que você entenda como o perfil de seus clientes pode ter mudado e, dessa forma, qual a melhor maneira de atrair a atenção dessas pessoas.  

A inovação passou a ser uma necessidade

Inovação é um dos conceitos que mais ganhou força na atualidade. Ele deve fazer parte de toda a cultura da empresa, que precisa pensar fora da caixa e criar soluções originais diariamente para se manter competitiva.

Portanto, é essencial que você incorpore a inovação na sua organização e saiba como se adaptar a essa nova demanda. Para isso, você pode inovar nos processos, investindo em tecnologias de ponta ou em metodologias diferentes para a realização das atividades.

Além disso, pode inovar seus produtos, criando soluções diversificadas para os clientes.

Seus colaboradores não almejam apenas bons salários

O perfil dos seus colaboradores também mudou — e muito. Se, no passado, salário alto e estabilidade eram as palavras de ordem, hoje os valores dos profissionais são outros.

Os colaboradores querem uma empresa que tenha princípios semelhantes aos seus, valorizando o fit cultural com a organização. Além disso, eles desejam, sim, altos salários e plano de carreira, porém, de forma alinhada ao seu propósito de vida e objetivos de desenvolvimento pessoal e profissional.

Dessa forma, para atrair e reter talentos na sua empresa, é essencial que você se adapte a essa nova realidade, potencializando os resultados do seu negócio.

Sua marca também precisa se transformar constantemente

Quando se fala em marca da empresa, você provavelmente pensa em algo estável e sólido, não é mesmo? Nesse aspecto, a realidade atual também traz a necessidade de adaptabilidade por parte das organizações.

Hoje, a marca precisa falar a mesma língua dos seus clientes, criando uma conexão com o seu público-alvo. Além disso, é necessário que a empresa saiba se adaptar às mudanças ao longo das gerações, mantendo a coerência da sua marca, mas alinhando-a às demandas do mundo real.

Você percebeu que são muitas as mudanças da sociedade atual, não é mesmo? A tendência é que essas transformações continuem ocorrendo cada vez mais rápido. Dessa forma, a adaptabilidade é uma característica essencial para que a sua empresa se mantenha competitiva no mercado, se destacando perante os concorrentes.

Este conteúdo foi útil para você? Então o que acha de assinar a nossa newsletter? Assim você poderá receber as novidades do nosso blog diretamente em seu e-mail!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *