Como integrar um profissional estrangeiro em sua equipe?

Contar com um profissional estrangeiro na empresa pode trazer uma série de vantagens. O colaborador que veio de outro país oferece uma visão totalmente nova, auxiliando na inovação e na solução de problemas da organização. Além disso, ele pode ser a sua ponte com outro país, favorecendo a internacionalização do negócio.

Porém, é importante que você adote estratégias para integrar o profissional estrangeiro na equipe, uma vez que ele pode ter dificuldades para se adequar à nova cultura e aos novos colegas de trabalho. Essa dificuldade pode desestabilizar o seu time, prejudicando a produtividade da equipe e enfraquecendo a sinergia.

Quer saber como minimizar — e até eliminar — esse problema, potencializando todas as vantagens que a contratação de um profissional estrangeiro pode trazer para a sua equipe e para o próprio colaborador? Leia este post e descubra!

Prepare o time e apresente o novo colaborador

Ao contratar um profissional estrangeiro, é preciso começar sua integração antes mesmo de sua chegada. Para isso, prepare os seus funcionários atuais para recebê-lo da melhor forma possível. Além disso, apresente-o a cada um dos colegas de trabalho logo no primeiro dia.

Essas ações, apesar de simples, podem ajudar muito na integração do profissional estrangeiro. Isso porque as possíveis barreiras linguísticas e culturais tornam o processo de apresentação um pouco mais difícil para o colaborador de outro país. No entanto, com essas estratégias, você ajuda a quebrar esses bloqueios e facilita a interação entre todos os membros do seu time.

Promova workshops e capacitações

Workshops e capacitações também são uma ótima forma de integrar o profissional estrangeiro em sua equipe. Você pode ministrar palestras e treinamentos para os seus atuais funcionários sobre a diversidade dentro da empresa, fazendo com que eles entendam a melhor forma de lidar com esse aspecto, por exemplo.

Além disso, invista em workshops sobre a cultura brasileira e sobre a cultura do novo colaborador. Quando todo o time participa do processo, esses eventos se tornam uma forma de gerar empatia, além de despertar a troca de ideias entre a equipe.

Aposte na mentoria

Criar um programa de mentoria também pode ajudar a promover a integração do profissional estrangeiro na sua equipe. Para isso, converse com os seus colaboradores e descubra quem tem interesse em se tornar o mentor do novo funcionário.

Nesse ponto, é importante levar em conta o perfil comportamental e o fit cultural dos colaboradores. Isso significa que, na hora de escolher um mentor, é preciso buscar o colaborador mais alinhado à cultura da empresa e que tenha um perfil complementar ao do profissional estrangeiro.

Além disso, lembre-se de garantir o fit cultural entre o profissional e a empresa durante o processo de contratação.

Crie momentos que favoreçam a integração

É importante que você também crie momentos nos quais os colaboradores possam conversar livremente uns com os outros. Para isso, você pode investir em eventos, como comemorações temáticas — festas de fim de ano, aniversários — ou, até mesmo, promover um happy hour semanal, após o expediente de sexta-feira.

Você também pode disponibilizar um espaço específico para a integração dos colaboradores, como uma cozinha ou um local destinado ao relaxamento e descontração.

Dessa forma, você atua como um mediador das relações dentro da empresa, potencializando a integração não só do profissional estrangeiro, mas da equipe como um todo.

Contar com um profissional estrangeiro pode ser muito benéfico para a equipe e a empresa como um todo. Porém, é necessário tomar alguns cuidados no momento de contratação e de integração do novo profissional para evitar a quebra da sinergia da sua equipe. Coloque nossas dicas em prática e aproveite todas as vantagens que elas podem trazer para o seu negócio!

Este conteúdo foi útil para você? Então compartilhe-o em suas redes sociais e ajude a propagar o conhecimento!

Autor(a)

Compartilhe