Como integrar um profissional estrangeiro em sua equipe?

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Contar com um profissional estrangeiro na empresa pode trazer uma série de vantagens. O colaborador que veio de outro país oferece uma visão totalmente nova, auxiliando na inovação e na solução de problemas da organização. Além disso, ele pode ser a sua ponte com outro país, favorecendo a internacionalização do negócio.

Porém, é importante que você adote estratégias para integrar o profissional estrangeiro na equipe, uma vez que ele pode ter dificuldades para se adequar à nova cultura e aos novos colegas de trabalho. Essa dificuldade pode desestabilizar o seu time, prejudicando a produtividade da equipe e enfraquecendo a sinergia.

Quer saber como minimizar — e até eliminar — esse problema, potencializando todas as vantagens que a contratação de um profissional estrangeiro pode trazer para a sua equipe e para o próprio colaborador? Leia este post e descubra!

Prepare o time e apresente o novo colaborador

Ao contratar um profissional estrangeiro, é preciso começar sua integração antes mesmo de sua chegada. Para isso, prepare os seus funcionários atuais para recebê-lo da melhor forma possível. Além disso, apresente-o a cada um dos colegas de trabalho logo no primeiro dia.

Essas ações, apesar de simples, podem ajudar muito na integração do profissional estrangeiro. Isso porque as possíveis barreiras linguísticas e culturais tornam o processo de apresentação um pouco mais difícil para o colaborador de outro país. No entanto, com essas estratégias, você ajuda a quebrar esses bloqueios e facilita a interação entre todos os membros do seu time.

Promova workshops e capacitações

Workshops e capacitações também são uma ótima forma de integrar o profissional estrangeiro em sua equipe. Você pode ministrar palestras e treinamentos para os seus atuais funcionários sobre a diversidade dentro da empresa, fazendo com que eles entendam a melhor forma de lidar com esse aspecto, por exemplo.

Além disso, invista em workshops sobre a cultura brasileira e sobre a cultura do novo colaborador. Quando todo o time participa do processo, esses eventos se tornam uma forma de gerar empatia, além de despertar a troca de ideias entre a equipe.

Aposte na mentoria

Criar um programa de mentoria também pode ajudar a promover a integração do profissional estrangeiro na sua equipe. Para isso, converse com os seus colaboradores e descubra quem tem interesse em se tornar o mentor do novo funcionário.

Nesse ponto, é importante levar em conta o perfil comportamental e o fit cultural dos colaboradores. Isso significa que, na hora de escolher um mentor, é preciso buscar o colaborador mais alinhado à cultura da empresa e que tenha um perfil complementar ao do profissional estrangeiro.

Além disso, lembre-se de garantir o fit cultural entre o profissional e a empresa durante o processo de contratação.

Crie momentos que favoreçam a integração

É importante que você também crie momentos nos quais os colaboradores possam conversar livremente uns com os outros. Para isso, você pode investir em eventos, como comemorações temáticas — festas de fim de ano, aniversários — ou, até mesmo, promover um happy hour semanal, após o expediente de sexta-feira.

Você também pode disponibilizar um espaço específico para a integração dos colaboradores, como uma cozinha ou um local destinado ao relaxamento e descontração.

Dessa forma, você atua como um mediador das relações dentro da empresa, potencializando a integração não só do profissional estrangeiro, mas da equipe como um todo.

Contar com um profissional estrangeiro pode ser muito benéfico para a equipe e a empresa como um todo. Porém, é necessário tomar alguns cuidados no momento de contratação e de integração do novo profissional para evitar a quebra da sinergia da sua equipe. Coloque nossas dicas em prática e aproveite todas as vantagens que elas podem trazer para o seu negócio!

Este conteúdo foi útil para você? Então compartilhe-o em suas redes sociais e ajude a propagar o conhecimento!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *