AIESEC é uma recrutadora internacional

Quando a AIESEC ainda na sua fundação se propôs a trabalhar com o público jovem, tomou também a decisão de trabalhar com aqueles que estivessem vivendo uma experiência universitária. Essa escolha determinou seu modelo de negócio – a presença física dentro das universidades se tornou cada vez mais necessária não só para tornar a organização mais presente, mas também para alcançar quantitativamente mais jovens.

A universidade é entendida como o ambiente propício para o desenvolvimento humano e profissional, seja pelo pensamento crítico adquirido, pelas experiências vividas dentro e fora da sala de aula, pela comunidade acadêmica criada e pela tendência de um corpo discente diversificado combinados com a predisposição do jovem a apreender e se engajar.

Atualmente, mais do que o cumprimento das horas e notas mínimas em uma disciplina, a universidade também propicia atividades extracurriculares de caráter acadêmico ou não, permitindo em seu ambiente a manifestação de comunidades e organizações – que são alimentadas pela energia do universitário. Esse ambiente não poderia ser ignorado pelo modelo de negócio da AIESEC. Estar presente em mais de 120 países exige que estejamos no mínimo em 120 universidades diferentes. Se em cada país podemos ter um escritório da AIESEC em cidades diferentes, nosso alcance se torna cada vez maior:

  •  na Colômbia temos mais de 30 escritórios;
  •  na Alemanha mais de 40;
  •  no Egito em torno de 19;
  •  na Índia 28;
  •  na Turquia 14;
  •  na Argentina 17;
  •  no Peru 17;
  •  no México 29;
  •  na Ucrânia mais de 20;
  •  na Rússia mais de 25;

e assim por diante.

Ao conectar seu modelo de negócio com o jovem universitário, a AIESEC a universidade passa ocupar espaço não só como key-partner ou channel, mas também como supplier de talentos de uma rede de global. A atuação da AIESEC através da articulação desse rede, abre leque para uma série de novas oportunidades de negócio. Hoje, as empresas têm claro que a permeabilidade em universidades, o contato com os jovens para programas de estágio, intercâmbio, investimentos em projetos, etc. são atividades estratégicas permanentes para a garantia de talento humano de qualidade e de sua retenção. Da mesma forma, os jovens universitários hoje sabem que a busca do desenvolvimento pessoal vai além da sala de aula e a busca por oportunidades de intercâmbio se configura como uma das principais formas desses jovens adquirirem a primeira experiência profissional e a AIESEC surge como essa plataforma de desenvolvimento buscada, sendo reconhecida cada vez mais como escola de liderança.

Mas não é qualquer jovem aquele que quer viver um intercâmbio de trabalho para o desenvolvimento de liderança. O perfil mais comum entre os candidatos da AIESEC é de gente que teve uma boa carreira acadêmica, mas principalmente se envolveu com atividades fora da sala de aula; gente que tem a cabeça aberta para o mundo em termos gerais, com comportamentos e soft skills muito desejadas – trabalho em grupo, foco em resultado, sentimento de dono, engajamento por causa e não só por remuneração, etc. E foi graças à conexão da AIESEC a universidades no globo todo que nos permitiu criar uma rede de jovens prontos para viver uma experiência de intercâmbio. Em seus países de origens, são recebidos pela AIESEC local, passam por uma avaliação baseada em comportamento e competência para aplicação das vagas. E dessa forma, qualquer empresa, em qualquer país em que a AIESEC é presente é passível de recrutar esse jovem.

Na posição de facilitadora, a AIESEC faz recrutamento internacional sim. Em uma plataforma que a rede que tem mais de 40 mil acessos por mês do mundo todo, permitimos que empresas se apresentem como empregadoras, disponibilizem suas vagas, recebam aplicações de candidatos internacionais. Aqui no Brasil, auxiliamos na triagem desses aplicantes, temos clareza de trâmites de imigração sob regime de estágio e equipes preparadas para recepcionar o candidato e o preparar para viver uma experiência de liderança.

A AIESEC recruta gente jovem pra fazer trabalho relevante dentro de empresa. Acompanha essa experiência para garantir que o desenvolvimento durante o intercâmbio seja consciente e que esse candidato tenha noções básicas de competências de liderança. A seleção de talentos internacionais para empresas foi uma escolha que veio com a rede de jovens ligados a universidades. E é através dela que a AIESEC vem impactando cada vez mais o segundo setor. Nos últimos 4 anos, o Brasil recebeu mais de 1000 estagiários internacionais através da AIESEC e a expectativa é que só entre julho de 2015 a junho de 2016 sejam feitos mais de 400 intercâmbios. E essa é só uma das formas que temos para continuar o desenvolvimento de liderança na juventude.

processo seletivo para jovens talentos

Autor(a)

Compartilhe