8 Dicas para ser um bom empreendedor

Abrir um negócio é sempre um grande desafio. A cada 100 empresas abertas no Brasil, pouco mais de 75 sobrevivem ao primeiro ano, segundo o Sebrae. Porém, o que constitui a parte mais difícil da jornada, não é abrir o próprio negócio, e sim mantê-lo. O sucesso do seu empreendimento depende de muitos fatores como planejamento e uma mente aberta para lidar com problemas do dia. Mas alguns passos podem te ajudar nesse caminho sempre constante de ter o tão sonhado investimento próprio. Por isso, separamos para você 8 dicas para ser um bom empreendedor.

1. Compartilhe a sua ideia

Compartilhar sua ideia com outras pessoas pode economizar um bom tempo e muito dinheiro. Esqueça o medo de que alguém irá copiar o seu projeto e compartilhe o que pensa com outros empreendedores, principalmente com aqueles que já tiveram alguma experiência semelhante.

2. Tenha um planejamento

A falta de um planejamento é uma das principais causas do fechamento de uma empresa. O ideal é testar sempre novos formatos e não ter medo de mudar completamente a estratégia caso seja preciso. O canvas é um modelo bastante útil para elaborar seu plano de negócios. Vale a pena pesquisa-lo.

3. Conheça bem seus clientes

Quanto mais você conhecer o seu cliente, maior será a probabilidade de você ter sucesso. Além de se preocupar com informações como tamanho do seu público-alvo, é importante entender também o seu comportamento, seus hábitos e sua rotina. Dessa forma, é possível obter sucesso mais facilmente.

4. Tenha uma vida financeira organizada

A partir de agora, você deve prestar bastante atenção a sua vida financeira. O primeiro passo é organizar seu fluxo de caixa. Com planilhas simples, é possível controlar os valores que entram e saem. Alguns softwares de gestão auxiliam o controle financeiro, dessa forma você terá total controle da situação monetária e poderá planejar o crescimento saudável do negócio.

 5. Adote estratégias de comunicação

Estratégias de comunicação devem ser adotadas em qualquer negócio, seja ele de grande ou pequeno porte. Algumas medidas criativas podem ser adotadas sem grandes custos. Uma newsletter para o e-mail dos seus clientes, informando sobre novidades e promoções, é uma delas. Sem contar as redes sociais, que em pleno século 21, já não podem ser deixadas de lado.

6. Valorize sua equipe

Nenhum empresário alcança o sucesso sozinho, ele precisa de uma equipe que faça o negócio a prosperar. É importante que todos os funcionários envolvidos nas conquistas da empresa sejam reconhecidos, valorizados e estimulados a permanecerem na corporação.

7. Esteja em constante busca por aprimoramento

O empresário não pode parar no tempo. Não existem fórmulas prontas para o sucesso, mas é necessário estar em uma constante busca por informação. Acompanhe publicações sobre sua área de atuação e estudo sempre. Faça cursos e procure sempre o melhor caminho para se aprimorar.

8. Tenha paciência

É normal esperar resultados e lucros rápidos. No entanto, prosperidade, maturidade e experiência vêm com o tempo. Tenha paciência e nunca desista daquilo que você se dedicou e planejou por tanto tempo. As recompensas virão com o tempo.

Gostou das nossas dicas? A AIESEC pode te ajudar a otimizar e melhorar ainda mais o seu trabalho como empreendedor, fornecendo um banco de jovens talentos para você encontrar exatamente a mão de obra que procura. Conheça os programas de parceria da AIESEC e desenvolva ações para posicionar sua marca empregadora.

Autor(a)

Compartilhe