Buscar por profissionais de alta performance é um desafio para os gestores de recursos humanos das empresas, que precisam inovar e investigar novas alternativas para fazer o recrutamento.
As redes sociais, como o Facebook, o LinkedIn, o Instagram, entre outras, dentro desse contexto, têm se tornado excelentes plataformas para encontrar talentos e recrutar bons profissionais para a empresa
Mas, afinal, como recrutar profissionais de alta performance pelas redes sociais? Siga a leitura e confira as nossas dicas.
Identifique o perfil da vaga
Assim como ocorre quando você recruta pessoas nos ambientes off-line, é preciso que você também saiba identificar corretamente o perfil da vaga quando for buscar por pessoas na internet.
Pretende-se contratar uma pessoa que já trabalha na área buscada e que tem experiência para assumir um cargo de chefia? Ou, então, um estudante em início de carreira? Tudo isso precisa ser levado em consideração.
Saiba em que rede social procurar pelo profissional
É preciso que você entenda que as redes sociais são bastante segmentadas nos tempos atuais. O Facebook, por exemplo, embora seja a rede social mais utilizada no mundo, já não atrai tanto os jovens, sendo mais utilizada por pessoas acima dos 25 anos. Já o LinkedIn apresenta um perfil mais profissional e geralmente é ocupado por pessoas que já tem uma carreira em andamento e que buscam se posicionar bem no mercado.
Dentro desse contexto, se a sua empresa busca contratar estagiários em início de curso de graduação, por exemplo, pode não obter sucesso se utilizar o LinkedIn ou o Facebook, sendo preferível a busca em mídias mais utilizadas por esse público, como o Instagram e o Snapchat.
Investigue o perfil dos candidatos nas redes sociais
Para conhecer melhor o candidato a uma vaga na sua empresa, você pode investigar os perfis dele nas redes sociais. Essa é uma excelente técnica para conhecer melhor as pessoas, pois elas mesmas divulgam informações relevantes nas redes, que podem denotar o seu perfil profissional.
Procure identificar as páginas e perfis que os candidatos curtem ou seguem nas redes sociais, os tipos de fotos e textos que eles compartilham, a linguagem que utilizam ao fazer comentários, etc. Todas essas informações são importantes para escolher uma pessoa que tenha o perfil desejado para uma determinada vaga.
Confira o histórico profissional informado nas redes sociais
Algumas redes sociais, como o Facebook, disponibilizam um campo para que os usuários descrevam a sua formação e os locais de trabalho. É comum, ao visualizarmos um perfil, por exemplo, encontrarmos informações como “estudou na universidade X” ou “trabalha na empresa Y”.
Ter acesso a esse histórico pode ser importante para que você saiba se uma pessoa tem a formação e a experiência desejadas para ocupar uma vaga na sua empresa.
Vale lembrar que nem sempre as pessoas colocam informações verdadeiras ou completas nas redes sociais, sendo necessário, após essa investigação inicial, aprofundá-la de outras maneiras.
Conseguiu entender melhor as formas que você tem para recrutar profissionais de alta performance nas redes sociais? Que tal, então, seguir os nossos perfis nessas mídias e aprender mais? Nós estamos no Facebook e no LinkedIn. Nos vemos lá!